Tuesday, 31 July 2012

Mediterranean Students Forum


Dear Friends &Colleagues,

Kindly find attached the call for action of the 1stMediterranean Students Forum with important and vital recommendationsfor our region (grants, circulation, counselling, intercultural and mutualrespect, integration of higher education systems, recognition of diplomas anddegrees, promotion of joint master degrees, languages and skills, exchanges of informationand experiences, civil society participation, training and relation betweenuniversity and business environment…)

Cordiallyyours, abbas
--
Abbas Ibrahim Zahreddine



Agricultural Engineer AG, Master Environmental Education MEd, PhD Research Project

Participatory Governance and Sustainable Development
Universitat Autònoma de Barcelona (UAB)
EMAIL: abbas.ibrahim@e-campus.uab.cat 
Catalonia - Spain   Tel 00 34 636011331 (Direct-GSM)

Comunicado de Imprensa

Quelimane

Conselho Municipal da Cidade de Quelimane

Comunicado de Imprensa



TEMA:

Assunto: - 2º Acampamento Liberal de Moçambique - 04 a 06 de Agosto de 2012

- Conferência Africana de Estudantes e Jovens Profissionais (SYPALA) 2012 - 08 a 11 de Agosto

O Conselho Municipal de Quelimane, em parceria com várias organizações moçambicanas e estrangeiras de África, Estados Unidos da América e Europa vão organizar em comemoração do 70 aniversário da cidade de Quelimane, dois eventos de grandes dimensão para jovens estudantes e profissionais.



-De 04 a 06 de Agosto de 2012 a cidade de Quelimane irá acolher o 2º acampamento Liberal de Moçambique contando com a presença de dois professores dos Estados Unidos da América.

-De 08 a 11 de Agosto, a cidade irá acolher a Academia Liberal Africana de Estudantes e Jovens Profissionais 2012 (com sigla em Inglês – SYPALA).

O SYPALA é a maior conferência de estudantes liberais africanos, sendo esperados em Quelimane estudantes oriundos de países africanos, incluindo Moçambique, que far-se-á representar por jovens vindos de todas as províncias.

Nestas datas, Moçambique, Quelimane e a Universidade Católica serão a capital do debate e reflexão sobre a economia, a cidadania, a liberdade, a política e o desenvolvimento de África. O SYPALA 2012 vai decorrer sob o lema – África: Da Escravidão e Pobreza para a Liberdade e Desenvolvimento.
O SYPALA 2011 decorreu na Universidade Ahmadou Bello University, na Nigéria, sendo que este ano Quelimane e a Universidade Católica de Moçambique acolhem a conferência.

Podem se inscrever para os eventos todos os jovens estudantes ou profissionais, com idade compreendida entre 15 e 38 anos de idade.

·        Locais de inscrição:

No gabinete de Comunicação e Cooperação do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane (828221480 ou cmcqgp@gmail.com), Rádios da Cidade de Quelimane (Zambézia FM, Quelimane FM, Nova Rádio Paz e Rádio Moçambique) e Universidade Catolica - Faculdade de Ciencias Politicas, Quelimane. Para mais informações queira acessar o site de internet: www.sypala2012quelimane.blogspot.com.



Quelimane, Rumo aos Bons Sinais.

Criando os Intelectuais do amanhã!



Quelimane, ao 24 de Julho de 2012



O Presidente



________________________

Manuel de Araújo

Anglo American


Anglo American plc 20 Carlton House Terrace London SW1Y 5AN United Kingdom Tel: +44 (0)20 7968 8888 Fax: +44 (0)20 7968 8500 Registered office as above. Incorporated in England and Wales under the Companies Act 1985. Registered Number 3564138

COMUNICADO DE IMPRENSA

24 de Julho de 2012

Anglo American concorda em adquirir participação maioritária

no projecto de carvão metalúrgico de Revuboè, em Moçambique

A Anglo American plc anuncia que concordou em adquirir uma participação de 58,9% no projecto de carvão metalúrgico de Revuboè, em Moçambique, à empresa Talbot Estate pelo valor total de 540 milhões de dólares australianos (cerca de 555 milhões dólares norte-americanos). O projecto de Revuboè é uma parceria participada pela Nippon Steel Corporation (com uma participação de 33,3%) e pela Posco (com uma participação de 7,8%).

O projecto de Revuboè tem recursos relatados no JORC de 1,4 mil milhões de toneladas de coque e de carvão térmico e a reserva está adequada à mineração a céu aberto, com um potencial para apoiar a exportação em 6 a 9 milhões de toneladas por ano, funcionando no total das suas capacidades.

Cynthia Carroll, Presidente Executiva da Anglo American, disse: "A aquisição de uma participação maioritária em Revuboè corresponde ao nosso compromisso estratégico de fazer crescer o nosso negócio mundial de carvão metalúrgico, com fornecimentos aos nossos clientes a partir de cada uma das principais regiões de abastecimento de carvão metalúrgico localizadas na Austrália, Canadá e Moçambique. O Revuboè está situado na mais atraente bacia de carvão de Moçambique, localizada em Moatize, e possui um número considerável de opções para o desenvolvimento de infra-estruturas. Estamos ansiosos por começar a trabalhar com o Governo de Moçambique e com os nossos parceiros para progredir numa perspectiva animadora".

A transacção está sujeita a um certo número de condições e espera-se que a mesma venha a estar completada durante o terceiro trimestre de 2012. Media
Reino Unido
James Wyatt-Tilby
Tel: +44 (0)20 7968 8759
Emily Blyth
Tel: +44 (0)20 7968 8481
Media Investors
Reino Unido
Leng Lau
Tel: +44 (0)20 7968 8540
Caroline Crampton
Tel: +44 (0)20 7968 2192
África do Sul
Pranill Ramchander
Tel: +27 (0)11 638 2592
África do Sul
Nicholas Gordon
Tel: +27 (0)11 638 3262

Ferroviário de Quelimane voa aos quartos do final


Ao vencer o Chingale de Tete por 1-0 na Taça de Moçambique
Quelimane (DZ)-
Mais uma vez, neste domingo, o nome de Quelimane e Zambézia ficaram
gravados na história 
do futebol nacional. Não foi para menos é que o Ferroviário de Quelimane, representando a
província da Zambézia, com mais de quatro milhões de habitantes, venceu a formação de Chingale de Tete por 1-0, no jogo da Taça de Moçambique.
 
Muitos compatriotas não perderam a ocasião de irem a
relvado do Ferroviário para apoiarem a equipa de casa, que tanto se esperava que fizesse algo para colocar o nome da Zambézia noutros patamares. Foi isso que aconteceu e logo cedo, a equipa de casa, demonstrou ter vontade em querer vencer a partida e passar a outra fase.
E isso mesmo, com um meio campo a funcionar, a equipa de
José Lobo
tinha um nome a destacar. Camisola 10, Nelito a principal arma que os “locomotivas” possuem. Foi  Nelito que a passagem do minuto 40 a primeira parte, fez abanar as redes do Chingale de Tete, numa jogada de insistência em que a defesa da equipa forasteira, viu a bola a
passar incluindo até o guardaredes.
Estava feito o 1-0.
Na segunda parte da partida, o jogo caiu e o Ferroviário de Quelimane, ciente do resultado, buscou o anti-jogo, vulgo “cai-cai”. Esta forma de jogar, fez com o jogo perdesse ânimo e o guarda-redes
“locomotiva” foi aquele que mais anti-jogo protagonizou. Por diversas vezes caiu mesmo sem ter sido tocado, O árbitro não perdoou, advertiu-lhe com uma cartolina amarela. Mas aos 16 minutos, foi o

Magaba
do Chingale do Tete que
sem dom e nem piedade, com uma “cotovelada” agrediu o seu adversário. O árbitro não hesitou e logo saiu o “vermelho” do bolso. Mas mesmo assim, a equipa de

Mussá Osman
até acordou e jogou de igual para igual e numa destas jogadas, quase que chegava ao empate se não fosse a “infantilidade” dos seus atacantes.

Quando o jogo ia ao fim, mais uma borrada do jogador do Ferroviário de Quelimane (Rachide) que acaba de entrar, simula uma queda e fica a rebolar. Afinal, não havia nada. Recebeu uma cartolina amarela. O mesmo
Rachide, entra no rectângulo de jogo sem autorização da equipa de arbitragem, ai, tudo ficou em águas turvas. Mais uma amarelo e dai o vermelho. jogo já estava no fim e a vitória ficou para o Ferroviário de Quelimane, que passou a outra fase, quartos de final desta prova.

Trabalho aceitável da equipa de arbitragem vinda de Nampula.
(DZ)

Caiu Lourenço Catandica

Um ano e quatro meses depois de ser nomeado Comandante da PRM da Zambézia
Quelimane (DZ)- Lourenço Catandica
já não é Comandante da Polícia da República de Moçambique na província da Zambézia.
A decisão foi do ministro do
Interior Alberto Monjane que fez mexidas no seu quadro de pessoal, sobretudo na chefia
dos Comandos Provinciais.
Nestas mexidas, Catandica não escapou.
Até agora, não se conhecem as reais causas da “queda” de Catandica, mas a verdade é essa, já não tem autoridade para mandar a corporação nesta parcela do país.
Lourenço Catandica ficou apenas um ano e quatro meses, tempo tido como ínfimo para um
comandante, logo para uma província como a da Zambézia.
Catandica substituiu Manuel Zandamela, general da PRM que ficou na Zambézia e era tido
como homem afável no seio dos colegas e que sabia ouvir.
Os possíveis pecados de Catandica
Ora, se falamos que o mandato de Lourenço de Catandica foi de apenas um ano e quatro meses, há motivos para que levaram o ministro do Interior a tomar esta
medida. Nesta nossa incursão,
vamos apenas avançar hipóteses, pegando os murmúrios de alegria que pairam nas hostes policiais.
Quando Lourenço Catandica foi nomeado para guiar os destinos do Comando Provincial da PRM na Zambézia, não foi por acaso. Por várias vezes na ausência de Zandamela por motivos escolares, o ministério do Interior, no mandato de José Pacheco, sempre indicou
Catandica para substituir por algum tempo. Pelos vistos, já tinha alguma experiencia e era tido como um homem que conhece o ambiente. E não só, o MINT fez de tudo para que Catandica estivesse mais próximo da sua família, já que a sua esposa é Secretária
Permanente no Governo da Zambézia, então havia toda necessidade de estar próximo aos
seus parentes. Ora bem, pelos vistos a decisão até terá sido sabia.
Só que quando o homem chegou a Zambézia, mudou tudo. Primeiro porque ao invés de ir a casa da sua esposa, já que também a esposa de Zandamela não abandonava a
casa mesmo depois do marido ter sido transferido para Maputo, Catandica foi alojar-se no Hotel Flamingo. Dormia lá, comia e fazia de tudo, gastando rios de dinheiro que a polícia diz não ter.
Para casa onde se encontra a família, o então comandante só ia aos finais de semana, tipo um marinheiro que fica anos e anos ao largo do mar e que só sai para ver um pouco a família e depois regressa.
O tempo foi passando e os polícias foram reclamando que falta muita coisa na corporação. Até faltou energia em alguns casos, e noutros, a polícia veredou pelo roubo de energia, mas mesmo assim, Catandica continuou no hotel, tudo porque diziam que não
tem residência. E, quando o ministro do pelouro, visitou pela
primeira vez a província da Zambézia, a imprensa confrontou com esta situação de que o seu comandante vivia no hotel, mesmo sabendo-se que tem a família nesta cidade e este terá sido o motivo da sua transferência para Zambézia. Alberto Monjane teve imensas dificuldades para responder esta questão, naquele sol escaldante que se fazia
perante alguns dos seus membros presentes.
Gaguejou e tudo na tentativa de não lavar a roupa suja no meio da imprensa. Todos que o
acompanhavam, ficaram 
gelados com esta questão. E não, neste esmo dia, a imprensa questionou sobre o tal chefe das Operações de Mocuba que era tido como comandante distrital. Aqui, Alberto
Monjane teve que chamar Catandica e perguntar o porquê disso e como se chamava o tal
chefe das Operações. Foi um balde de água fria, porque o próprio Comandante Provincial
não conhecia o nome do seu elemento, logo da segunda cidade da província. Alias, foi isso que criou espanto, já que a informação que o ministro tinha era de que Mocuba já tinha um Comandante.
Mas nada, era tudo mentira.
O caso do carnaval
Quando em Fevereiro deste ano, o Conselho Municipal de Quelimane, decidiu realizar a festa do Carnaval na praça da Independência, também houve mão de Lourenço Catandica,
quando mandou lá uma alta segurança de agentes da Força de Intervenção Rápida (FIR),
devidamente armandos com colectes a prova de bala e prontos para atacar qualquer um da equipa do município que fosse para o local.
Alias, assistimos este episódio e reportamos na devida altura, sobretudo quando tentamos falar
com o Comandante sobre o assunto e ele remeteu-nos ao Governador Itai Meque, como até a FIR fosse força de Itai (talvez tenha motivos).

Isto tudo foi matéria de debate nos diversos seguimentos, incluindo até nas hostes policiais.

O polémico relatório eleitoral
Este também pode ter sido um motivo, já que a capa do relatório diz que o mesmo foi feito pelo Comando Provincial, mesmo com elementos pouco claros, então alguém deveria

se responsabilizar neste “polémico” relatório.

Ao nível interno
Aqui sim, o homem era tido como um autentico “leão”. Chegou, entrou no gabinete e prontos, só saia para casa, almoço, regressava para terminar o dia e prontos. Foi assim,

durante este período de um ano e quatro meses.

Os seus subordinados iam olhando as manobras e maneiras dele de ser e prontos, cada um foi fazendo a sua parte. Catandica não era afável e muito menos líder,
conforme murmuram os colegas. E com esta decisão do ministro, parece que já se respira de alívio no seio da corporação ao nível desta parcela do país.

Estes são apenas os prováveis motivos, na nossa óptica, podem ter havido os mais fortes que não tenhamos conhecimento.

E agora?

O ministro do Interior, já nomeou um novo Comandante para Zambézia
(conheça-o na próxima edição).

Conforme fontes ministeriais, o mesmo toma posse na próxima quinta-feira as 8horas no Comando das Forças de Protecção para Altas Individualidades (FIPAI).

De acordo ainda com as mesmas fontes, suspeita-se que Catandica seja nomeado para o

cargo de director nacional adjunto da Policia de Investigação Criminal.
(DZ)

Há munícipes que não querem abandonar os locais onde vão passar as valas de drenagem

Mesmo depois de terem sido pagos a indemnização adequada
Edil de Quelimane, Manuel de Araújo receia que isto retarde o trabalho e os americanos recolham os valores do projecto
Quelimane (DZ)-
Pelos vistos a empresa encarregue nas obras de reabilitação do sistema de drenagem para a cidade de Quelimane, não tem brincado em serviço. Nos
ultimos tempos, a CETA-SA, para além de recrutar muita mão-de-obra, também tem vindo a esticar-se a todo vapor para cumprir com os prazos estipulados no contrato para este projecto. Em quase todos bairros abrangidos já se notam máquinas a
roncarem, camiões e técnicos daquela empresa de um lado para o outro. As obras iniciaram mesmo, disso ninguém duvida. Sobre a
qualidade, poderemos ver no futuro, porque até agora aos olhos dos que não entendem nada desta área, tudo está correr bem.
Só que a preocupação paira em alguns munícipes, mesmo
com valores pagos resultantes das indemnizações, há munícipes que
ainda mantém as suas benfeitorias nos locais onde o traçado da vala
vai passar. Não é segredo dizer que as pessoas já receberam dinheiro e outros até já gastaram sem terem feito nada. Tudo porque pensavam que o projecto seria
mais um daqueles bocais, ou seja, que não teria pernas para andar. E hoje, quando vê as máquinas e trabalhadores vestidos de azul (equipamento da CETA), a preocupação é maior, mas infelizmente ainda se mantém nos locais.

Uns até fazem de contas que não vivem naquela zona quando vê
a equipa da CETA em movimento.

Abandonam as casas e inventam histórias de que os donos de casa não estão.

 O tempo vai passando e a preocupação também aumenta no seio de quem de direito.
Edil de Quelimane receoso
O Presidente do Conselho Municipal de Quelimane, Manuel de Araújo é um daqueles que anda com muitos receios neste processo.
Araújo disse na semana passada perante aos membros da Assembleia Municipal de
Quelimane (AMQ), que esta atitude de alguns munícipes em não quererem abandonar os locais onde as valas vão passar, poderá retardar o trabalho. De acordo ainda com o edil de Quelimane, para além de retardar o trabalho, também quando os donos do
dinheiro verem que os prazos não estão sendo cumpridos, poderão “É preciso que os
munícipes abandonem os locais, já que todos receberam dinheiro para reerguerem-se em outros sítios”
-apelou o edil Manuel de Araújo, na AMQ.

Num outro passo, a fonte disse ser importante que os membros da Assembleia Municipal trabalhem na sensibilização destes munícipes que não querem abandonar os locais onde as valas vão passar, porque conforme explicações do edil de Quelimane, este projecto vai
beneficiar os munícipes desta cidade que sempre choraram pelas condições de aneamento do meio obretudo no período chuvoso.

Recorde-se a projecto de aneamento do meio para a cidade e Quelimane é financiado pelo
governo americano com uma contra-parte do governo moçambicano
. (DZ)

Monday, 30 July 2012




Students and Young Professional African Liberty Academy (SYPALA) 2012



A Maior Conferência Africana de Estudantes e Jovens Profissionais Liberais






FORMULÁRIO DE CANDIDATURA




Mais de 60 Estudantes e Jovens Profissionais Liberais africanos estarão reunidos numa conferência na Universidade Católica de Moçambique, Delegação de Quelimane, de 08-11 de Agosto de 2012.



Por favor, preencha este formulário e envia ATÉ de 28 de Julho de 2012 para os seguintes e-mails: dealmeida.aulate@gmail.com ou para henriquesviola@gmail.com•





Informações sobre a inscrição

Nome:

Nome do meio:

Apelido:

Nome preferido:

Data de Nascimento:

Sexo:



Informação para contacto

E-mail:

O seu endereço permanente:

Rua:

Cidade:

Caixa / Postal:

País:

Telefone:

Telefone celular:







Informações Acadêmicas

Faculdade / Universidade:

Programa de Pós-Graduação:





Ensaio

Mencione 5 aspectos positivos que você acha que o seu governo possa fazer para as pequenas e médias empresas. (Ensaio não deve ser inferior ou superior a 100 palavras).







.



Concorda em aderir às regras African Liberty.org durante o seminário?

Se sim, digite seu nome:







Nota: Fomulários incompletos ou incorrectamenete preenchidos não serão avaliados.

Município de Quelimane


Conselho Municipal



Comunicado de Imprensa



O Conselho Municipal de Quelimane, em parceria com várias organizações moçambicanas e estrangeiras, de África, dos Estados Unidos da América e da Europa vão organizar em comemoração do mês do Município de Quelimane dois eventos de grande dimensão para jovens estudantes e profissionais. De 04 a 06 de Agosto de 2012 a cidade irá acolher o 2º acampamento Liberal de Moçambique contando com a presença de dois professores dos Estados Unidos da américa. De 08 a 11 de Agosto, a cidade irá acolher a Academia Liberal Africana de Estudantes e Jovens Profissionais 2012 (com sigla em Inglês – SYPALA). O SYPALA é a maior conferência de estudantes liberais africanos, sendo esperados em Quelimane cerca de 60 estudantes oriundos de vários países africanos, incluíndo Moçambique, que se fará representar por jovens vindos de todas as províncias do país.

O SYPALA 2011 decorreu na Nigéria, sendo que este ano Quelimane e a Universidade Católica de Moçambique acolhem a conferência.

Numa altura em que o mundo procura saídas para a crise financeira, económica e das dívidas soberanas, Quelimane vai reflectir sobre o passado, o presente eo futuro de África, com jovem estudantes e profissionais, junto de palestrantes oriundos dos Estados Unidos da América, da África do Sul, da Australia, do Gana, da Nigéria e de Moçambique.

Portanto, nestas datas, Moçambique, Quelimane e a Universidade Católica serão a capital do debate e reflexão sobre a economia, a cidadania, a liberdade, a política e o desenvolvimento de África.

Estimativas do Fundo Monetário Internacional apontam para África como o continente que mais cresce económicamente no mundo e Moçambique como um dos países que mais vai crescer em África até 2016, entretanto, este crescimento não tem sido capaz de criar muitos empregos e desenvolver o continente em geral e Moçambique em particular. Em Moçambique, dados do Instituto Nacional Estatísticas demonstram que a pobreza está a aumentar, sendo a Província da Zambézia a que mais tem sofrido pelo aumento da pobreza. Neste contexto, importa juntar juntar jovens estudantes, intelectuais e profissionais de África numa academia em Quelimane para juntos reflectirmos sobre o futuro de África.

O SYPALA 2012 vai decorrer sob o lema – África: Da Escravidão e Pobreza para a Liberdade e Desenvolvimento.

Podem se inscrever os para os eventos todos os jovens estudantes ou profissionais, com idades compreendidas entre os 15 e os 38 anos de idade. Para se inscrever, basta consultar o sitio de internet: www.sypala2012quelimane.blogspot.com ou entrar em contacto com o Secretariado do evento através dos seguintes contactos:

Quelimane:

Maputo: 826400149 (Aulate de Almeida) ou 827567896 (Henriques Viola)



Quelimane, Criando os Intelectuais do amanhã

Quelimane, aos 19 de Julho de 2012

O Presidente

________________________

Manuel de Araújo, Phd



A Maior Conferência Africana de Estudantes e Jovens Profissionais




Liberais

Local: Cidade de Quelimane


Universidade Católica de Moçambique



Data Limiter de Inscrições



 Parceiros e organizadores:


Ao vencer o Chingale de Tete por 1-0 na Taça de Moçambique Ferroviário de Quelimane voa aos quartos do final

Quelimane (DZ)- Mais uma vez, neste domingo, o nome de Quelimane e Zambézia ficaram gravados na história do futebol nacional. Não foi para menos é que o Ferroviário de Quelimane, representando a
província da Zambézia, com mais de quatro milhões de habitantes, venceu a formação de Chingale
de Tete por 1-0, no jogo da Taça de Moçambique.
Muitos compatriotas não perderam a ocasião de irem ao  relvado do Ferroviário para apoiarem a equipa de casa, que tanto se esperava que fizesse algo para colocar o nome da Zambézia noutros patamares. Foi isso que aconteceu e logo cedo, a equipa de casa, demonstrou ter vontade em querer vencer a partida e passar a
outra fase.
E isso mesmo, com um meio campo a funcionar, a equipa de José Lobo, tinha um nome a destacar. Camisola 10, Nelito a principal arma que os “locomotivas” possuem. Foi Nelito que a passagem do minuto 40 a primeira parte, fez abanar as redes do Chingale de Tete, numa jogada de insistência em que a defesa da
equipa forasteira, viu a bola a passar incluindo até o guardaredes.
Estava feito o 1-0.
Na segunda parte da partida, o jogo caiu e o Ferroviário de Quelimane, ciente do resultado, buscou o anti-jogo, vulgo “cai-cai”.
Esta forma de jogar, fez com o jogo perdesse ânimo e o guarda-redes “locomotiva” foi aquele que mais
anti-jogo protagonizou. Por diversas vezes caiu mesmo sem ter sido tocado, O árbitro não perdoou,
advertiu-lhe com uma cartolina amarela. Mas aos 16 minutos, foi o Magaba do Chingale do Tete que
sem dom e nem piedade, com uma “cotovelada” agrediu o seu adversário. O árbitro não hesitou e logo saiu o “vermelho” do bolso.
Mas mesmo assim, a equipa de Mussá Osman até acordou e jogou de igual para igual e numa destas
jogadas, quase que chegava ao empate se não fosse a “infantilidade” dos seus atacantes.
Quando o jogo ia ao fim, mais uma borrada do jogador do Ferroviário de Quelimane (Rachide)
que acaba de entrar, simula uma queda e fica a rebolar. Afinal, não havia nada. Recebeu uma cartolina
amarela. O mesmo Rachide, entra no rectângulo de jogo sem autorização da equipa de arbitragem, ai, tudo ficou em águas turvas. Mais uma amarelo e dai o vermelho.
O jogo já estava no fim e a vitória ficou para o Ferroviário de Quelimane, que passou a outra fase, quartos de final desta prova.
Trabalho aceitável da equipa de arbitragem vinda de Nampula. (DZ)

Friday, 20 July 2012

Miss Universidade Pedagogica Delegacao de Quelimane!

Moçambicana participa no final do concurso de beleza na Nigéria

Maputo (Canalmoz) – A jovem moçambicana, Nevia Pordina de Bragança, estudante de Ciências Politicas, na Universidade Pedagógica em Quelimane, viaja brevemente para a Nigéria, onde vai participar na fase final de um concurso internacional de beleza, denominado “Miss University”, que se realiza de 28 de Julho a 12 de Agosto corrente, no Estado de EDO.
Nevia Pordina de Bragança foi eleita como a universitária mais linda de Moçambique, em Novembro de 2011, em Maputo. Agora vai para a grande final do concurso ao nível do continente africano.

Este é o terceiro ano que o concurso se realiza. A actual detentora do título de universitária mais linda da África é uma gambiana. (Redacção)

Monday, 16 July 2012

Atamaaliwe Nabuya Yesu Cristo! / Seja Louvado Nosso senhor Jesus Cristo!

Intervencao efectuada no dia 15 de Julho de 2012 na Se Catedral de Quelimane por Ocasiao da Ordenacao Diaconal de Antonio Abilio Sousa Carlitos Da Josefa Mugawanha e Paulo Fabio Elias Alquissone.




Atamaaliwe Nabuya Yesu Cristo! / Seja Louvado Nosso senhor Jesus Cristo!

Sua Excia Reverendíssimo Dom Hilário Massinga, Bispo de Quelimane.

Reverendissimo Padre Meneses Vigário Geral de Diocese de Quelimane;

Reverendissimo Padre Lázaro Messias Diácono dos Padres Diocesanos e Pároco da Se Catedral;

Reverendissimo Reitor do Seminario Santo Agostinho

Reverendissiomo Representante dos Párocos e Padres Acompanhantes;

Reverendissima Madre das irmãs;

Estimados Seminaristas;

Prezados Acólitos

Irmãos e Irmãs cristãs



E para nos uma honra e privilegio termos participado hoje dia 15 de Julho de 2012 a celebracao de um evento impar na nossa Se Catedral e o nosso Municipio- A Missa de Ordenação Diaconal de

Os jovens: Antonio Abílio Sousa Carlitos da Josefa Mungawanha e Paulo Fabio Elias Alquissone.

Reverendíssimo Bispo

Irmãs e irmãos em Cristo



No meio de tanto sofrimento; no meio de tanta maldade; no meio de tanto crime; no meio de tanta corrupção; no meio de tanta pobreza quer material quer espiritual e refrescante para nos e enche-nos de renovada esperança assistirmos a entrega solene destes jovens a causa da paz; da justica do bem e de Deus!

Este gesto singelo faz-nos crer na força de Deus; na superioridade da Fe; da Justiça do bem e da paz.

Esta Missa de Ordenação Diagonal representa um passo importante na renovação e quica na consolidação da Fe e do bem no nosso município! Representa a Victoria do bem sobre o mal! E representa sem margem para duvidas a entrega sem limites nem pré-condições destes jovens, que souberam separar e deixar as ambições terrenas e materiais para escolherem aquele que e o bem maior; a maior entrega de todas as entregas- a Deus, a Humanidade, ao Bem, a Justiça, e a Santa Paz!



Reverendissimo Bispo nosso pastor mor na Santa Diocese de Quelimane.

Queridas Irmas e Irmaos em Cristo;





A entrega a uma causa por mais singela que seja não e tarefa fácil. A entrega a uma causa representa o sacrifício sublime não apenas de quem se entrega mas também daqueles que por conseqüência dessa entrega ficam privados da normal convivencia e do carinho do familiar que escolheu a Causa-Mor - os entes e queridos (as mães; os pais; as irmãs; os irmão; as tias os tios as primas e primos) !



Se por um lado a entrega significa essa dor; siginfica esse sacrifício por outro ela significa a festa da reunião e da junção a uma nova família a família de Deus a família da Humanidade do bem e da justica! E esta junção deve ser celebrada! E por isso que dizemos que Quelimane hoje esta em festa! Esta em festa porque seus filhos escolheram não o caminho da guerra mas sim o caminho da Paz! Não o caminho da Injustica mas sim o Caminho da Justica! Não o caminho da riqueza material mas sim o caminho da riqueza material não o caminho do poder temporal mas o caminho do Poder Eterno o Poder de Deus o Poder Celestial!



Reverendissimo Bispo

Irmas e Irmaos em Cristo



Os ventos de mudança que assolaram a nossa urbe inspiram-nos a continuarmos a nossa missão para a restauração da dignidade do nosso povo! Acreditamos nos que esta cerimônia faz parte e complementa o processo que iniciamos em Dezembro do ano passado pois nenhum povo pode restaurar a sua dignidade sem a restauração da sua dignidade espiritual! Alias esta e condição sine qua non para a restauração da dignidade material! Sem a primeira (dignidade espiritual) não e possível alcancar uma dignidade material que valha a pena! Riqueza sem alma sem Deus e uma riqueza indecorosa sem valores e qu não olha a meus para alcançar os seus fins! E quando não olhamos aos meus para alcançar os fins então estamos numa sociedade doente! Por isso para nos esta cerimônia esta carregada de um simbolismo particular pois rpresenta o renascer da esperança do nosso povo! O renascer da fe; o renascer do bem; o renascer da justica e da paz!



Estamos convictos Reverendisimo Bispo que da mesma forma que Deus o misericordioso tirou o povo de Israel da escravidão no Egipto Ele tirara o nosso povo do sofrimento e das pobrezas espiritual e material em que se encontra!



Para terminar permitam-nos endereçar os nossos parabéns a Vos; Reverendissimo Hilario Massinga Bispo de Quelimane; Ao Bispo Emerito Dom Bernardo; por terem conjuntamente sabido atrair; educar; manter; acarinhar as três ovelhas no caminho da paz; da justica e do bem!

Ao Vigario Geral desta Diocese Padre Meneses;

Ao Decano dos Missionarios Diocesanos Reverendissimo Padre Lazaro Messias.

Ao Reverendíssimo Reitor do Seminario Santo Agostinho;

E a Vos irmãs e irmãos em Cristo por esta bela; e lendária cerimônia que ficara indelevelmente marcada na historia deste Municipio!



Dinoutamaalelani abaalaga!



Manuel de Araujo

Presidente d Municipio de Quelimane

A Opiniao de Armando Cuna!

O clã Simango



Não concordo com Ericino Salema quando afirma que “o MDM parece ser mais

uma organização familiar. Não um projecto nacional… Tudo se resume ao clã

Simango. Tenho algumas dúvidas que se faça política com família”. Clã

porquê? Por estarem a militar na mesma organização Lutero e Daviz? Ou por

ambos terem funções de responsabilidade no partido?



Tomás Salomão-João Mário Salomão; Luísa Diogo-Vitória Dias Diogo; António

Sumbana-Fernando Sumbana são irmãos que foram Ministros de um mesmo governo

e nunca ouvi ninguém a rotular a Frelimo de ser clã dessas famílias.



Li com muita atenção a longa e interessante entrevista que Ericino Salema

concedeu ao jornal Canal de Moçambique do dia 04 de Julho de 2012.

Interessante sobretudo pela profundidade que ele dá às respostas a algumas

questões que lhe foram colocadas.



Tal como em qualquer boa entrevista, há respostas com as quais

imediatamente o leitor com elas se identifica.



Concordo plenamente com Ericino Salema quando observa para a necessidade de

o Chefe de Estado ser mais tolerante com a opinião diferente da dele. O

nosso Chefe de Estado não pode passar a vida a chamar nomes feios

(“tagarelas”, “distraídos”,etc.) a todos quantos não estejam de acordo com

ele.



Acima de tudo ele é homem sujeito, por isso mesmo, a que outros homens não

concordem com ele. Por razões várias. O facto de nem sempre eu estar de

acordo com ele não me converte num “tagarela” nem faz de mim uma pessoa

“distraída”.



Concordo com Ericino Salema quando afirma que “a actuação da esposa do

senhor Armando Guebuza, a primeira-dama, é um perigo para a democracia.

Temos uma primeira-dama que já apareceu em público, isso gravado pelas

próprias câmaras da TV, a dar ordens a Administradores Distritais, a

Governadores Provinciais sobre como devem agir num e noutro assunto”.



Concordo com estas e muitas outras partes da entrevista.



Ganho o dia sempre que leio pronunciamentos assim, principalmente de

pessoas jovens. É sempre para este estado de alma que me empurram, por

exemplo, as brilhantes intervenções de Salomão Moyana e de Tomás Viera

Mário no programa “Pontos de Vista”, da STV. A sua ousadia nessas

abordagens convence-me sempre de que não há nenhuma Pátria construída com

base em opiniões de pessoas medrosas e apenas preocupadas com o

politicamente correcto. A grande América chegou onde está hoje, respeitando

a diferença.



Já não concordo com Ericino Salema quando afirma que “o MDM parece ser mais

uma organização familiar.



Não um projecto nacional…



Tudo se resume ao clã Simango. Tenho algumas dúvidas que se faça política

com família”. Clã porquê?



Por estarem a militar na mesma organização Lutero e Daviz? Ou por ambos

terem funções de responsabilidade no partido? Tomás Salomão-João Mário

Salomão; Luísa Diogo-Vitória Dias Diogo; António Sumbana-Fernando Sumbana

são irmãos que foram Ministros de um mesmo governo e nunca ouvi ninguém a

rotular a Frelimo de ser clã dessas famílias.



É uma completa aberração Ericino Salema duvidar de que se faça política com

família.



Porque é que não? De onde é que ele foi tirar esta ideia? Só pode ser de

detractores do MDM. O mundo está cheio de famílias inteiras que se envolvem

em política sem nenhuns problemas decorrentes disso.



A América tem os Kennedys e, mais recentemente os Bushs. A Índia tem os

Gandis. Muito recentemente Portugal teve o Miguel e o Paulo Portas. Três

dos quatro filhos de Zulficar Ali Bhutto (Benazir Bhutto, Mir e Shaw

Nawaz), Primeiro-Ministro do Paquistão derrubado por um golpe de Estado

conduzido por Zia-ul-Haq e mais tarde enforcado, estiveram intensamente

envolvidos em política.



À política, existem pessoas que lá vão parar por opção. Na gestão dos

Estados, há crimes graves que se cometem sobre pessoas.



Desses crimes, muitas vezes há sobreviventes a quem se deve pedir

desculpas, pelo que aconteceu.



Os fortes, são magnânimos e têm a coragem de darem esse passo. Foi o que

fez o Papa João Paulo II quando pediu desculpas aos Judeus pelos crimes

cometidos há séculos atrás pela igreja católica. Teve a nobreza de assumir

esses erros e pedir desculpas aos sobreviventes das famílias afectadas.



E isso não fez dele uma pessoa pequena. Pelo contrário.



Zulficar Ali Bhutto morreu enforcado, às escondidas, por Zia ul-Haq seu

Chefe de Estado-Maior, depois do golpe de Estado. Esta situação não deu

escolha nem à viúva, nem aos filhos. O destino empurrou os três irmãos a

baterem-se por um Paquistão mais justo e a exigirem justiça pelo

assassinato do pai. Justiça e não vingança.



As pessoas que executaram (o termo correcto é assassinaram), às escondidas,

os pais de Lutero e de Daviz, nunca se mostraram arrependidas pelo que

fizeram. Apesar de na altura existirem tribunais, continuam a pensar que

fizeram bem em ter feito todas aquelas coisas na calada da noite e não se

sentem, por isso mesmo, obrigadas sequer a devolver os corpos dos

executados à família.



Canal de Moçambique – 11.07.2012

Friday, 13 July 2012

No ambito das celebracoes dos 70 Anos da Cidade de Quelimane o Municipio de Quelimane e o Language Liberty Institute dos EUA organizam de 4 a 6 de Agosto de 2012 o Segundo "Seminario sobre Liberdade"

Liberty Seminar Program – Quelimane, Mozambique - August 2012




Saturday 4 August

09:00 – 09:30 Welcome; “Why Freedom?” / Boas Vindas; " Porque a Liberdade e Importante?

09:30 – 11:00 Presentation 1 (Andy): History of Classical Liberal Thought/ Historia do Pensamento Classico Liberal

11:00 – 11:30 Break/ Intervalo

11:30 – 13:00 Presentation 2 (Glenn): Origin of Rights; Proper Role of Govt (Ayn Rand)/ A Origem dos Direitos: O Papel dos Governos (Ayn Rand)

13:00 – 14:30 Lunch- Almoco

14:30 – 15:30 Video (John Stossel): “Is There Anything Government Can’t Do?”/ Video (John Stossel): Havera Algo Que Os Governos Nao Possam Fazer?

15:30 – 15:45 Break-Intervalo

15:45 – 17:00 Guest speaker- Convidado Especial



Sunday 5 August/ Domingo 5 de Agosto 2012

09:00 – 10:30 Presentation 1 (Andy): Principles of Free Market Economics/ Primeira Apresentacao (Andy) Os Principios da Livre Economia de Mercado

10:30 – 11:00 Break/ Intervalo

11:00 – 12:30 Presentation 2 (Glenn): Ideas of Bastiat / Segunda Apresentacao (Glenn) As Ideias de Bastiat

12:30 – 14:00 Lunch/ Almoco

14:00 – 15:00 Video (John Stossel): “Greed” Video (John Stossel): Inveja?

15:00 – 15:15 Break/ Intervalo

15:15 – 16:30 Guest speaker - Convidado Especial



Monday 6 August/ Segunda feira 6 de Agosto

09:00 – 10:30 Movie: "The Call of the Entrepreneur" - ' A CHAMADA DO EMPREENDEDOR'

10:30 – 11:00 Break -Intervalo

11:00 – 12:30 Presentation 1 (Andy): Entrepreneurship-Empreendedorismo

12:30 – 14:00 Lunch/Almoco

14:00 – 15:30 Presentation 2 (Glenn): Ideas of Hayek/As ideias de Hayek

15:30 – 15:45 Break/Intervalo

15:45 – 16:45 Guest speaker - Convidado Especial

16:45 – 17:00 Closing remarks – What you can do next? / O passo a seguir

Monday, 9 July 2012

CETA está a atrasar as obras de drenagem em Quelimane

O edil Manuel de Araújo teme que o Millennium Challenge Account, que financiou as obras, retire o financiamento por incumprimento de prazos
Maputo (Canalmoz) – A empresa de construção civil, CETA, recentemente adquirida pelo grupo INSITEC, holding relacionado com o presidente da República, Armando Guebuza, está a ser acusada de atrasar com as obras de reabilitação/construção do sistema de drenagem na cidade de Quelimane. As obras são financiadas por fundos norte-americanos, através do Millennium Challenge Account.

A obra de reconstrução do sistema de drenagem desta cidade que quando chove quase toda fica um pântano, foi ganha pela CETA, este ano. Mas o edil da cidade diz que a empresa está a executar as obras com lentidão, temendo por isso que os americanos retirem o financiamento.

De acordo com Araújo, a CETA está a atrasar com as obras.

A preocupação do edil Manuel Araújo, do MDM, eleito em Dezembro do ano passado, é que os recursos disponibilizados pelo povo americano são recursos com uma data limite, e uma vez não for cumprida a data marcada, o município irá perder o financiamento.

“Verifica-se que a CETA não está a corresponder às expectativas do projecto em relação à velocidade das obras e nós estamos preocupados com este atraso porque vai nos fazer perder o financiamento”, disse o edil de Quelimane falando ao Canalmoz em Maputo.

Encontramos Quelimane destruído

Araújo, que concorreu pelo MDM e foi eleito edil desta cidade em eleições intercalares em Dezembro do ano passado por um mandato que deverá terminar com as eleições autárquicas regulares a terem lugar no próximo ano (2013), retirou o poder na capital da Zambézia ao partido Frelimo que sempre a dirigiu desde a independência nacional.

Na entrevista que concedeu ao Canalmoz recordou que no início da sua presidência em Quelimane, o conselho municipal não tinha sequer um homem para tapar buracos naquele município e segundo disse, foi necessário fazer um concurso público para pôr em pé as obras de drenagens.

“Criamos uma equipe interna do município de Quelimane, e neste momento a Av. Josina Machel até à Av. Julius Nherere já está literalmente sem buracos. Para isso contamos com o apoio generoso do Município da Beira, que mandou para Quelimane, pessoas com experiência e esperamos que até final de ano Quelimane tenha menos buracos”.

O Município da Beira é dirigido pelo presidente do MDM, engenheiro Daviz Simango.

Ainda segundo o professor Manuel Araújo, o sistema de drenagem em construção será o alicerce para acabar com a imundice de águas estagnadas na cidade de Quelimane.

Com o sistema de drenagem, a água suja que agora se acumula em espaços públicos na cidade, será escoada e não haverá condições para a reprodução dos mosquitos, que são causadores da malária.

“Se conseguimos resolver os problemas de drenagens isso tornar-se-á o primeiro passo na direcção certa”, sublinhou Manuel Araújo. (Arcénia Nhacuahe)

A Roma não foi feita em sete dias

Quem o diz é Manuel de Araújo






1º Semestre do edil de Quelimane em balanço. “A Roma não foi feita em sete dias. Por isso, nem nós podemos resolver todos os problemas de Quelimane em um semestre”, diz De Araújo, para quem tudo está dentro do planificado e o povo de Quelimane está a mudar desde a maneira de pensar, de lutar até à forma de viver.

O presidente do Município de Quelimane, Manuel de Araújo, diz que os primeiros seis meses à frente da edilidade foram dedicados à restruturação dum município que, segundo alega, estava completamente desnorteado. Numa breve entrevista sobre o balanço dos primeiros seis meses (Dezembro do ano passado a Julho deste ano) da sua governação, Manuel de Araújo diz haver mudanças visíveis em Quelimane, não só no desenvolvimento económico e social, mas até na maneira de “viver, lutar e pensar” dos munícipes.

Saneamento do meio

Falando de áreas específicas, o edil de Quelimane disse que “estamos extremamente preocupados com o projecto de drenagem, financiado pelo Millennium Challenge Account em cerca de 30 milhões e levado a cabo pela empresa Ceta Construções. A nosso ver, estamos atrasados, porque o financiamento do governo americano tem prazos e, se não forem cumpridos, Quelimane vai perder. A flexibilidade e a dinâmica das obras não estão a acontecer.”

De Araújo refere que estas obras são bastante importantes para acabar com os problemas crónicos de saneamento do meio em Quelimane. “São cerca de 11 quilómetros e é esta drenagem que se pretende venha acabar com o problema da reprodução de mosquitos e, consequentemente, a malária em Quelimane”, disse o edil.

outras infra-estruturas

Quanto a outro tipo de infra-estruturas, como é o caso das estradas, o presidente do Conselho Municipal de Quelimane (CMQ) refere que era necessário começar tudo do zero. “Quando chegámos, o município de Quelimane não tinha um homem sequer para o tapamento de buracos. Para se tapar um buraco, era necessário fazer-se um concurso público que leva mais ou menos três meses. Em caso de um concorrente reclamar, eram necessários mais três meses. Portanto, para se tapar um buraco, eram necessários seis meses”, disse De Araújo.

Para ultrapassar esse problema, segundo o edil de Quelimane, era necessário contratar homens que fossem parte dos trabalhadores do município. Só para exemplificar, o edil disse que, agora, a avenida Josina Machel está, literalmente, sem buracos. Esta semana, o município de Quelimane vai “atacar” a avenida Julius Nyerere e, depois, a 25 de Junho.





Fonte: Opaís

Tuesday, 3 July 2012

Ciclistas britânicos chegam a Maputo... pedalando

Ciclistas britânicos chegam a Maputo... pedalando

2012_07_03_001
Gareth Morris, Loretta White, Scott e Craig Pollard (Fundador da CycleAfrica) procuram elevar a consciência das pessoas em diversas sociedades sobre a problemática das crianças vivendo na rua e abordar formas efectivas de lidar com situações.

Maputo (Canalmoz) – Quatro ciclistas britânicos, que partiram de Londres em Agosto de 2011, com destino à cidade de Cabo, na Africa do Sul, já chegaram a Maputo e ontem foram recebidos pelo Alto-Comissário Britânico, Shaun Cleary, na capital de Moçambique.
A equipa, que também trabalha com algumas organizações de caridade, incluindo a “Street Child Africa”, visa sensibilizar as pessoas e sociedades sobre a questão da criança de rua e também obter fundos para ajudar as crianças de rua nos países por onde vão passando.
Até agora, o grupo já passou pela Europa, Médio Oriente, África do Norte e Austral, tendo entrado em Moçambique no dia 12 de Junho e chegado a Maputo na última quinta-feira, dia 28 de Junho.
A SOAS (Universidade de Londres) encetou uma parceria com a “Cycle Africa” para ajudar a aprofundar as suas relações com os seus antigos e actuais alunos, destacar a sua inigualável experiência académica regional e ainda dar conta à imprensa local dos detalhes da viagem por cerca de 25 países.
Graça Machel, também patrona da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), foi recentemente eleita Presidente de SOAS.
O fundador da “Cycle Africa”, Craig Pollard, é um antigo estudante da SOAS (Mestre em Estudos de Violência, Conflito e Desenvolvimento em 2007) e foi membro do corpo directivo (Ex-responsável do Departamento de Relações Alumni e Desenvolvimento).
O Alto-Comissário Britânico Shaun Cleary é actualmente estudante na SOAS, no Centro de Estudos de Finanças e Gestão de Estudos, através do programa de ensino à distância.
A instituição britânica de caridade, “Street Child Africa”, com sede fora de Londres, actualmente apoia 12 organizações em 8 países da Africa Sub-Sahariana. Os parceiros da “Street Child Africa” concentram-se a prevenir situações de crianças vivendo na rua e a reintegrá-las de novo nas suas famílias e comunidades. Estes parceiros garantem às crianças de rua apoio psicossocial, educação, formação vocacional e cuidados médicos.
A “Street Child Africa” também ambiciona facilitar a colaboração e coordenação de serviços, de modo a lidar com as necessidades imediatas de todas as crianças, mas também combater as causas que levam as crianças a viverem na rua. A directora de Programas no Exterior da Street Child Africa, Savina Geerinckx, é também uma ex-aluna da SOAS. (Redacção)

SYPALA 2012 QUELIMANE

Segunda-feira, 2 de Julho de 2012

SYPALA 2012 Inscrições abertas


SYPALA – Students and Young Professionals African Liberty Academy 2012


SYPALA – Students and Young Professionals African Liberty Academy 2012

O Movimento de Estudantes Liberais de Moçambique (MELIMO) e  a  Universidade Católica  de   Moçambique – Delegação de Quelimane – acolhem  de 08-11 de Agosto 2012 o maior evento de estudantes e jovens profissionais liberais do continente africano – SYPALA 2012.

Estarão presentes no Municipio de Quelimane mais de 60 estudantes e jovens profissionais de vários países africanos.

Esta página estará disponível para partilhar ideias sobre o SYPALA 2012. Sobre como os estudantes podem se inscrever, como participar, os temas que estarão em debate, entre outras informações pertinentes.

Inscreva-se já, baixando aqui o formulário de candidatura e envie-o para dealmeidaaulate@gmail.com ou henriquesviola@gmail.com



  
  

 

                                        MUNICÍPIO DE QUELIMANE

                                                          CONSELHO MUNICIPAL
                                                   
                                                       GABINETE DO PRESIDENTE

O Conselho  Municipal  da Cidade de Quelimane, vem seguindo com bastante atenção e apreensão, a manifestacao dos estudantes  secundários nesta urbe. As manifestacoes foram causadas pela ocorrencia de alegadas  fraudes académicas verificadas nos exames recentementes realizados. Porque nos preocupamos com o bem estar social dos nossos municipes, nao poderiamos estar indiferentes a um acontecimento  tristemente celebrizado por aqueles que teimam em não acompanhar os ventos da mudança para a criacao de uma cidade justa, transparente e de igual oportunidade para todos.

Por esta razão, o Conselho Municipal condena veementemente as fraudes detectadas nas provas realizadas  na semana passada, bem como a participação de todos os envolvidos no indecoroso processo, com particular realce para aqueles a quem  o povo confiou a nobre tarefa de dirigir o  sector da  educação.
Estes acontecimentos  são motivo bastante e suficientes para que exijamos a constituição imediata de uma  Comissão de Inquérito independente  para o apuramento da veracidade dos factos e o encaminhamento dos prevaricadores á barra da  justiça.  A impunidade e o primeiro passo no encorajamento a actos ilicitos.

Com respeito e dignidade fica a nossa solidadriedade aos estudantes que com muito esforço e dedicação prepararam-se para estas provas e é estendida aos professores, que com alto sentido de responsabilidade e brio profissional distanciaram-se destas atitudes que em nada dignificam  sua classe e muito menos a nossa edilidade. 

Quelimane, 2 de Julho de 2012.
                                                                       
                                                                         Quelimane Para Todos
                                                                               
                                                                               O Presidente

                 Manuel A.A.L. de Araújo
                 ( Professor Doutor)