Monday 16 July 2012

Atamaaliwe Nabuya Yesu Cristo! / Seja Louvado Nosso senhor Jesus Cristo!

Intervencao efectuada no dia 15 de Julho de 2012 na Se Catedral de Quelimane por Ocasiao da Ordenacao Diaconal de Antonio Abilio Sousa Carlitos Da Josefa Mugawanha e Paulo Fabio Elias Alquissone.




Atamaaliwe Nabuya Yesu Cristo! / Seja Louvado Nosso senhor Jesus Cristo!

Sua Excia Reverendíssimo Dom Hilário Massinga, Bispo de Quelimane.

Reverendissimo Padre Meneses Vigário Geral de Diocese de Quelimane;

Reverendissimo Padre Lázaro Messias Diácono dos Padres Diocesanos e Pároco da Se Catedral;

Reverendissimo Reitor do Seminario Santo Agostinho

Reverendissiomo Representante dos Párocos e Padres Acompanhantes;

Reverendissima Madre das irmãs;

Estimados Seminaristas;

Prezados Acólitos

Irmãos e Irmãs cristãs



E para nos uma honra e privilegio termos participado hoje dia 15 de Julho de 2012 a celebracao de um evento impar na nossa Se Catedral e o nosso Municipio- A Missa de Ordenação Diaconal de

Os jovens: Antonio Abílio Sousa Carlitos da Josefa Mungawanha e Paulo Fabio Elias Alquissone.

Reverendíssimo Bispo

Irmãs e irmãos em Cristo



No meio de tanto sofrimento; no meio de tanta maldade; no meio de tanto crime; no meio de tanta corrupção; no meio de tanta pobreza quer material quer espiritual e refrescante para nos e enche-nos de renovada esperança assistirmos a entrega solene destes jovens a causa da paz; da justica do bem e de Deus!

Este gesto singelo faz-nos crer na força de Deus; na superioridade da Fe; da Justiça do bem e da paz.

Esta Missa de Ordenação Diagonal representa um passo importante na renovação e quica na consolidação da Fe e do bem no nosso município! Representa a Victoria do bem sobre o mal! E representa sem margem para duvidas a entrega sem limites nem pré-condições destes jovens, que souberam separar e deixar as ambições terrenas e materiais para escolherem aquele que e o bem maior; a maior entrega de todas as entregas- a Deus, a Humanidade, ao Bem, a Justiça, e a Santa Paz!



Reverendissimo Bispo nosso pastor mor na Santa Diocese de Quelimane.

Queridas Irmas e Irmaos em Cristo;





A entrega a uma causa por mais singela que seja não e tarefa fácil. A entrega a uma causa representa o sacrifício sublime não apenas de quem se entrega mas também daqueles que por conseqüência dessa entrega ficam privados da normal convivencia e do carinho do familiar que escolheu a Causa-Mor - os entes e queridos (as mães; os pais; as irmãs; os irmão; as tias os tios as primas e primos) !



Se por um lado a entrega significa essa dor; siginfica esse sacrifício por outro ela significa a festa da reunião e da junção a uma nova família a família de Deus a família da Humanidade do bem e da justica! E esta junção deve ser celebrada! E por isso que dizemos que Quelimane hoje esta em festa! Esta em festa porque seus filhos escolheram não o caminho da guerra mas sim o caminho da Paz! Não o caminho da Injustica mas sim o Caminho da Justica! Não o caminho da riqueza material mas sim o caminho da riqueza material não o caminho do poder temporal mas o caminho do Poder Eterno o Poder de Deus o Poder Celestial!



Reverendissimo Bispo

Irmas e Irmaos em Cristo



Os ventos de mudança que assolaram a nossa urbe inspiram-nos a continuarmos a nossa missão para a restauração da dignidade do nosso povo! Acreditamos nos que esta cerimônia faz parte e complementa o processo que iniciamos em Dezembro do ano passado pois nenhum povo pode restaurar a sua dignidade sem a restauração da sua dignidade espiritual! Alias esta e condição sine qua non para a restauração da dignidade material! Sem a primeira (dignidade espiritual) não e possível alcancar uma dignidade material que valha a pena! Riqueza sem alma sem Deus e uma riqueza indecorosa sem valores e qu não olha a meus para alcançar os seus fins! E quando não olhamos aos meus para alcançar os fins então estamos numa sociedade doente! Por isso para nos esta cerimônia esta carregada de um simbolismo particular pois rpresenta o renascer da esperança do nosso povo! O renascer da fe; o renascer do bem; o renascer da justica e da paz!



Estamos convictos Reverendisimo Bispo que da mesma forma que Deus o misericordioso tirou o povo de Israel da escravidão no Egipto Ele tirara o nosso povo do sofrimento e das pobrezas espiritual e material em que se encontra!



Para terminar permitam-nos endereçar os nossos parabéns a Vos; Reverendissimo Hilario Massinga Bispo de Quelimane; Ao Bispo Emerito Dom Bernardo; por terem conjuntamente sabido atrair; educar; manter; acarinhar as três ovelhas no caminho da paz; da justica e do bem!

Ao Vigario Geral desta Diocese Padre Meneses;

Ao Decano dos Missionarios Diocesanos Reverendissimo Padre Lazaro Messias.

Ao Reverendíssimo Reitor do Seminario Santo Agostinho;

E a Vos irmãs e irmãos em Cristo por esta bela; e lendária cerimônia que ficara indelevelmente marcada na historia deste Municipio!



Dinoutamaalelani abaalaga!



Manuel de Araujo

Presidente d Municipio de Quelimane

No comments: