Tuesday 3 July 2012

Ciclistas britânicos chegam a Maputo... pedalando

Ciclistas britânicos chegam a Maputo... pedalando

2012_07_03_001
Gareth Morris, Loretta White, Scott e Craig Pollard (Fundador da CycleAfrica) procuram elevar a consciência das pessoas em diversas sociedades sobre a problemática das crianças vivendo na rua e abordar formas efectivas de lidar com situações.

Maputo (Canalmoz) – Quatro ciclistas britânicos, que partiram de Londres em Agosto de 2011, com destino à cidade de Cabo, na Africa do Sul, já chegaram a Maputo e ontem foram recebidos pelo Alto-Comissário Britânico, Shaun Cleary, na capital de Moçambique.
A equipa, que também trabalha com algumas organizações de caridade, incluindo a “Street Child Africa”, visa sensibilizar as pessoas e sociedades sobre a questão da criança de rua e também obter fundos para ajudar as crianças de rua nos países por onde vão passando.
Até agora, o grupo já passou pela Europa, Médio Oriente, África do Norte e Austral, tendo entrado em Moçambique no dia 12 de Junho e chegado a Maputo na última quinta-feira, dia 28 de Junho.
A SOAS (Universidade de Londres) encetou uma parceria com a “Cycle Africa” para ajudar a aprofundar as suas relações com os seus antigos e actuais alunos, destacar a sua inigualável experiência académica regional e ainda dar conta à imprensa local dos detalhes da viagem por cerca de 25 países.
Graça Machel, também patrona da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), foi recentemente eleita Presidente de SOAS.
O fundador da “Cycle Africa”, Craig Pollard, é um antigo estudante da SOAS (Mestre em Estudos de Violência, Conflito e Desenvolvimento em 2007) e foi membro do corpo directivo (Ex-responsável do Departamento de Relações Alumni e Desenvolvimento).
O Alto-Comissário Britânico Shaun Cleary é actualmente estudante na SOAS, no Centro de Estudos de Finanças e Gestão de Estudos, através do programa de ensino à distância.
A instituição britânica de caridade, “Street Child Africa”, com sede fora de Londres, actualmente apoia 12 organizações em 8 países da Africa Sub-Sahariana. Os parceiros da “Street Child Africa” concentram-se a prevenir situações de crianças vivendo na rua e a reintegrá-las de novo nas suas famílias e comunidades. Estes parceiros garantem às crianças de rua apoio psicossocial, educação, formação vocacional e cuidados médicos.
A “Street Child Africa” também ambiciona facilitar a colaboração e coordenação de serviços, de modo a lidar com as necessidades imediatas de todas as crianças, mas também combater as causas que levam as crianças a viverem na rua. A directora de Programas no Exterior da Street Child Africa, Savina Geerinckx, é também uma ex-aluna da SOAS. (Redacção)

No comments: