Thursday 29 September 2011

Africa, Mocambique, Zambezia e Quelimane de Luto! Tombou o Embondeiro Zambeziano!

Foi com muita dor e consternacao que recebemos cerca das 09.20 do dia 28de Setembro a noticia do falecimento do General Bonifacio Gruveta Massamba! Neste momento de luto, dor e consternacao nao encontro palavras! A familia enlutada vao os nossos pesames! Mae, Edmundo, John (Malik), estamos convosco! Perdemos um pai! ...Somos orfaos! Obrigado por terem partilhado connosco vosso pai!

Tuesday 20 September 2011

A Opiniao de Noe Nhantumbo


EMPRESARIADO MOÇAMBICANO À BOLEIA DO PARTIDO NO PODER?
A realidade aponta para isso…

Quem não se coloca ao lado do partido no poder em Moçambique não tem oportunidade alguma de triunfar como empresário. A menos que seja um génio excepcional ou inventor de alguma coisa extraordinária, altamente desejada pelo mercado.
Quem quiser verificar a lista dos empresários que acompanham o PR nas suas visitas ao estrangeiro pode concluir que quase cem porcentos deles estão vinculados ao partido no poder como membros e contribuintes de peso. Sem boleia do partidão nada feito é o que se diz nos bastidores ou a voz baixa.
A situação atingiu níveis tais que se torna difícil senão impossível fazer qualquer coisa sem interferência ou auxílio de alguém membro da Frelimo.  
Muito do que se diz sobre deficiências em matéria de gestão como razão para a falência de muitos moçambicanos que se lançam nas lides empresariais não corresponde à verdade ou pelo menos não possui a dimensão que se quer atribuir ao fenómeno.
Falham aqueles que não têm apoio continuado da banca. Falham aqueles que não têm acesso a créditos politizados. Falham aqueles que não conseguem vender em virtude de serem conhecidos como membros de partidos da oposição. Falham aqueles que não pagam quotas nem apoiam as campanhas eleitorais do partido no poder. Falham aqueles que não aceitam ser sócios de membros do partido no poder. Falham aqueles a quem o fisco “aperta os calos”.
Não há empresários de sucesso sem a mão oportuna do partido e de seus membros proeminentes.
A percepção generalizada é que para se ter sucesso em qualquer actividade empresarial de algum vulto é preciso convidar para membro alguém da nomenclatura pois assim passa-se a ter contratos de fornecimento ou de obras garantidos a partir dos esquemas montados no governo.
Não é segredo no país que assim é que se constroem mansões e se adquirem carros de luxo. A riqueza ostentada por muitos moçambicanos é fruto exactamente de negociatas que tem como base relações empresariais e políticas ilícitas. Está claro que quem tem primazia em fornecer bens ao Estado e ainda por cima recebe adiantado valores sem ter concluído obras adjudicadas não tem problemas de tesouraria. Uma simples análise dos sistemas de procurement governamental e das empresas públicas revela que existe todo um sistema corrupto montado para garantir que as empresas pertencentes a certas figuras afectas ao partido no poder ganhem sempre concursos e que façam fornecimentos mesmo sem concursos públicos como preconizam os regulamentos.
Ao assegurar o domínio de sectores importantes como a banca através de seus membros e antigos governantes o partido no poder garantiu controlo sobre um sector chave para alavancar os empresários e aspirantes a empresários. Sabe-se mesmo que alguns créditos só eram ou são concedidos depois de uma consulta prévia a alguns membros da Frelimo especialmente designados para o efeito.
Há moçambicanos que se dizem membros do partido Frelimo só para garantir emprego e créditos para instalar negócios. Os fundos destinados a iniciativas locais e outros que por vezes aparecem nos distritos, as linhas de crédito na posse de bancos quase que sem excepção caem sempre nas mãos de membros ou supostos membros do partido Frelimo. Qualquer pesquisa vai confirmar que esta afirmação corresponde à verdade.
Os partidos políticos poucas vezes tratam deste assunto e isto revela uma infantilidade terrível por parte de quem se diz político. Sem dossiers económicos conhecidos e dominados não se pode fazer política séria. Os resultados eleitorais vão de encontro com a satisfação ou não dos cidadãos eleitores do ponto de vista económico, social, cultural e político. Mas a barriga das pessoas é que conta na hora da verdade. Os empresários pertencentes ao partido Frelimo podem influir no voto de seus empregados e isto é uma realidade.
Todo o movimento de instalação de células do partido Frelimo em empresas públicas e privadas, nas repartições do estado visa controlar os cidadãos e garantir o seu voto de maneira velada mas real.
É preciso que os partidos políticos acordem para a realidade deste país que sofre de subdesenvolvimento porque a liderança governamental e seu partido não conseguem equacionar e executar projectos de desenvolvimento que incluam moçambicanos com outras cores partidárias.
De pouco ou nada vale os partidos políticos passarem o tempo a queixarem de exclusão se nada fazem para contrariar este procedimento por parte do governo central, banca e demais instituições de crédito.
É preciso um combate cerrado, permanente de denúncia de práticas contrárias a democracia económica no país…

Noe Nhantumbo  

Quelimane Erga_te et ambula (Texto escrito em 2010)

Dedico este artigo as minhas amigas Eugenia Chaimite e Angelina Mendes Lima que se foram sem dizer ADEUS!

Sem cor nem alegria! Sem bandeiras nem festa que mereca tal nome,a antiga Cidade de Quelimane, que em tempos gloriosos fora considerada como sendo a quarta do pais, mais conhecida como a capital do coco, do cha, da mukapata, da galinha a zambeziana e do camarao, celebrou os seus 68 anos sem luz nem gloria! Uma urbe seduzida e abandonada! O jantar no Benfica nao passou de uma cerimonia de luto, que mais se assemelhava ao almoco de um funeral com corpo presente! Esquecida e humilhada pelos seus filhos e por aqueles que receberam o mandato constitucional de a tirar do abismo, Quelimane jaze nas margens do rio dos Bons Sinais, sonolenta, malariada e sem brilho! A historia desta cidade nao passa da de muitas cidades em decadencia programada! Programada sim, porque nao se explica que se despromova uma cidade com a pujanca da de Quelimane, a categoria de Vila! Hoje Quelimane ja nao vende a vitalidade que a fez ser baptizada de 'Pequeno Brazil'! As ruas foram desdentadas, o alcatrao retirado sem nenhuma anestesia, sendo colocado em seu lugar saibro! Saibro esse que nao resite nem a chuva nem ao calor! Quando chove, transforma-se em matope, fazendo com que carros ligeiros enterrem em pleno coracao da urbe! Quando nao chove e o que se ve! Poeira por todos os cantos, transformando as casas em autenticos edificios avermelhados, dando uma imagem que nao nos faz recordar o diabo! Quelimane hoje, nao tem estradas! Essas despediram-se e em seu lugar surgiram autenticas piscinas municipais!

Enquanto que o resto do pais beneficia do fluxo de turistas, Quelimane em particular e a Zambezia no geral continuam sem plano nem sonhos de turismo! Quando milhares de dolares sao investindos em outras regioes do pais por quem de direito, a 'Perola dos Bons Sinais' se reservam meros 600.000 meticais! E possivel? Sem investimentos que tirem do sono em que a induziram, a Lagoa Azul antigo-combatetizada, dorme um sono mais do que profundo!! As Aguas Quentes de Nhafuba, do Chire, de Muzo na Maganja da Costa continuam seu sono milenar, sem eira nem beira! As lagoas de Raraga, as lindas praias de Olinda, Musseliwa, Pebane, clamam por uma mao empreendedora! A Reserva do Gile, ja nao dorme, ronca! Uma autentica anestesia de economia politica! Os Portos de Macuse, Pebane, e Chinde aguardam o carvao de Moatize adiado! A estrada Quelimane-Zalala continua fina, esburracada, humilhada, sofrida, um autentico fio dental! Os 35 quilometros que separam a ex-urbe a esta outrora estancia turistica de referencia, sao feitos em nada mais e nada menos que hora e meia, em carro proprio! Maquival adormece em pleno dia! Os terrenos ao lado da estrada Quelimane-Zalala jazem esquecidas! O unico ruido visivel neste trajecto e das serracoes que substituiram os coqueiros! Ah sim os armazens de madeira dos chineses! Visitar Zalala no meio de semana nao lembra o diabo! Filas infindas de gente mal-nutrida, gente sem esperanca a espera do peixe que os super barcos dos donos do poder expelem! Do mar o peixe nao surge com vida! Surge congelado! Os pescadores ja nao pescam, foram transformados em mendigos de peixe congelado!
Porque te anestesiam? Que mal lhes fizeste se ate 'votaste para eles' nas ultimas eleicoes?


Porque se programou a despromocao da minha urbe? Porque se desurbaniza a minha ex-cidade? Porque humilham a minha urbe ao ponto de lhe terem partido a alma? Querem que nos curvemos ou como diz Jorge Rebelo, que curvemos nossas almas perante o poderio pujante dos detentores do poder? ja nao nos basta 'termos votado' nos detentores do poder? Querem pisar, curvar, destrocar nossos espiritos e almas?

Nao patrao, isso nao! Nao nos pisarao! Nao curvaremos nossas almas e muito menos nossos espiritos! Nem que nos retirem a carne toda e apenas restem ossos!! Nem que desdentem nossa cidade! Nem que pintem de saibro nossas almas! Nossas casas, nossas mulheres belas que nem sereias no alto mar! Nossos espiritos, nossa alma, nosso orgulho Zambeziano nao se curva, nao se humilha, porque somos fruto de muita miscegenacao! De uma miscegeacao milenar de povos de todo o mundo africanos, arabes, europeus, indios! Somos o resultado da sintese do melhor que a humanidade produziu!

Quelimane, nao te vergas! Erga-te et ambula! Nos acreditamos em ti e te devolveremos teu brilho secular!
Manuel de Araujo

Quelimane Erga-te et ambula! (Texto escrito em Agosto de 2010)

Dedico este artigo as minhas amigas Eugenia Chaimite e Angelina Mendes Lima que se foram sem dizer ADEUS!

Sem cor nem alegria! Sem bandeiras nem festa que mereca tal nome,a antiga Cidade de Quelimane, que em tempos gloriosos fora considerada como sendo a quarta do pais, mais conhecida como a capital do coco, do cha, da mukapata, da galinha a zambeziana e do camarao, celebrou os seus 68 anos sem luz nem gloria! Uma urbe seduzida e abandonada! O jantar no Benfica nao passou de uma cerimonia de luto, que mais se assemelhava ao almoco de um funeral com corpo presente! Esquecida e humilhada pelos seus filhos e por aqueles que receberam o mandato constitucional de a tirar do abismo, Quelimane jaze nas margens do rio dos Bons Sinais, sonolenta, malariada e sem brilho! A historia desta cidade nao passa da de muitas cidades em decadencia programada! Programada sim, porque nao se explica que se despromova uma cidade com a pujanca da de Quelimane, a categoria de Vila! Hoje Quelimane ja nao vende a vitalidade que a fez ser baptizada de 'Pequeno Brazil'! As ruas foram desdentadas, o alcatrao retirado sem nenhuma anestesia, sendo colocado em seu lugar saibro! Saibro esse que nao resite nem a chuva nem ao calor! Quando chove, transforma-se em matope, fazendo com que carros ligeiros enterrem em pleno coracao da urbe! Quando nao chove e o que se ve! Poeira por todos os cantos, transformando as casas em autenticos edificios avermelhados, dando uma imagem que nao nos faz recordar o diabo! Quelimane hoje, nao tem estradas! Essas despediram-se e em seu lugar surgiram autenticas piscinas municipais!

Enquanto que o resto do pais beneficia do fluxo de turistas, Quelimane em particular e a Zambezia no geral continuam sem plano nem sonhos de turismo! quando milhares de dolares sao investindos em outras regioes do pais por quem de direito, a perola dos bons sinais se reservam meros 600.000 meticais! E possivel? Sem investimentos que tirem do sono em que a induziram, a Lagoa Azul antigo-combatetizada, dorme um sono mais do que profundo!! As aguas quentes de Nhafuba, do Chire, da Maganja da Costa continuam seu sono milenar, sem eira nem beira! As lagoas de Raraga, as lindas prais de Olinda, Musseliwa, Pebane, clamam por uma mao empreendedora! A Reserva do Gile, ja nao dorme, ronca! Uma autentica anestesia de economia politica! A estrada Quelimane-Zalala continua fina, esburracada, humilhada, sofrida, um autentico fio dental! Os 35 quilometros que separam a ex-urbe a esta outrora estancia turistica de referencia, sao feitos em nada mais e nada menos que hora e meia, em carro proprio! Maquival adormece em pleno dia! Os terrenos ao lado da estrada Quelimane-Zalala jazem esquecidas! O unico ruido visivel neste trajecto e das serracoes que substituiram os coqueiros! Ah sim os armazens de madeira dos chineses! Visitar Zalala no meio de semana nao lembra o diabo! Filas infindas de gente mal-nutrida, gente sem esperanca a espera do peixe que os super barcos dos donos do poder expelem! Do mar o peixe nao surge com vida! Surge congelado! os pescadores ja nao pescam, foram transformados em mendigos de peixe congelado!
Porque te anesteziam? Que mal lhes fizeste se ate 'votaste para eles' nas ultimas eleicoes?


Porque se programou a despromocao da minha urbe? Porque se desurbaniza a minha ex-cidade? Porque humilham a minha urbe ao ponto de lhe terem partido a alma? Querem que nos curvemos ou como diz Jorge Rebelo, que curvemos nossas almas perante o poderio pujante dos detentores do poder? ja nao nos basta 'termos votado' nos detentores do poder? Querem pisar, curvar, destrocar nossos espiritos e almas?

Nao patrao, isso nao! Nao nos pisarao! Nao curvaremos nossas almas e muito menos nossos espiritos! Nem que nos retirem a carne toda e apenas restem ossos!! Nem que desdentem nossa cidade! Nem que pintem de saibro nossas almas! Nossas casas, nossas mulheres belas que nem sereias no alto mar! Nossos espiritos, nossa alma, nosso orgulho Zambeziano nao se curva, nao se humilha, porque somos fruto de muita miscegenacao! De uma miscegeacao milenar de povos de todo o mundo africanos, arabes, europeus, indios! Somos o resultado da sintese do melhor que a humanidade produziu!

Quelimane, nao te vergas! Erga-te et ambula! Nos acreditamos em ti e te devolveremos teu brilho secular!

Monday 19 September 2011

Resumo de notícias, 19 de Setembro de 2011


POLITICA
Moçambique encerrou “no seu melhor” os X Jogos Africanos
O Chefe de Estado de Moçambique, Armando Guebuza, no passado Domingo, no encerramento dos X Jogos Africanos que "quando o convívio é tão intenso e quando a amizade requer mais tempo para se consolidar provoca saudades antecipadas e renova-se a vontade de nos reencontrarmos".
Falando perante 45 mil espectadores, que lotaram o estádio de Zimpeto, o mesmo que foi palco da cerimónia de abertura, agradeceu a confiança depositada dm Moçambique para organizar o evento em menos de dois anos, devido à desistência da Zâmbia.
Moçambique conseguiu amealhar um total de 12 medalhas nesta edição dos jogos, ocupando a 24ªposição. (http://www.radiomocambique.com/rm/noticias/anmviewer.asp?a=10313&z=100).

Sindicatos pela paz e contra a violência
Os sindicatos filiados na Organização dos Trabalhadores de Moçambique-Central Sindical (OTM-CS) marcharam sábado em protesto contra todos os discursos belicistas e de incitamento à violência que contrariam o desejo do povo moçambicano de viver em paz.
Sob o lema “Somos Pela Paz, Amor ao Próximo, Pela Vida, Trabalho Digno e Justiça Social”, os diversos membros da organização sindical marcharam a partir da Praça dos Trabalhadores, percorrendo várias artérias da urbe indo desaguar na Praça da Paz.
Segundo o Secretário-Geral da OTM-CS, Alexandre Munguambe, com a assinatura do Acordo Geral de Paz (AGP) que pôs termos aos 16 anos de desestabilização, em Outubro de 1992, a sociedade moçambicana sentiu um grande alívio e muita alegria.

Eleições intercalares: Evitar fraudes não cabe apenas à Comissão Nacional de Eleições
O Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CN), João Leopoldo da Costa, instou a todos os actores do processo político moçambicano e à sociedade civil a tudo fazerem para evitar fraudes nas eleições intercalares de 7 de Dezembro próximo nas autarquias de Pemba, em Cabo Delgado, Cuamba, no Niassa, e Quelimane, na Zambézia.  
Esta posição foi defendida, semana passada, em Maputo, numa entrevista colectiva a vários órgãos de comunicação social,  à margem do encontro entre o órgão eleitoral e os partidos políticos visando prestar esclarecimentos à volta dos processos de inscrição e apresentação de candidaturas para as intercalares.

Segurança de Dhlakama impede manifestantes de chegarem à sua residência
Centenas de manifestantes convocados pelos conselhos Islâmico e Cristão de Moçambique tentaram este sábado sem êxito entregar uma mensagem a favor da paz a Afonso Dhlakama, presidente da RENAMO, na sua residência em Nampula, norte de Moçambique.
Os manifestantes foram impedidos de circular na Rua das Flores pela guarda pessoal do líder do maior partido da oposição em Moçambique, quando tentavam entregar uma mensagem "a dissuadir" Dhlakama do "seu discurso belicista" e da intenção de aquartelar os antigos combatentes da RENAMO. (http://www.radiomocambique.com/rm/noticias/anmviewer.asp?a=10306&z=100).

Presidente da Republica em Nova Iorque
O Presidente da República, Armando Guebuza, participa a partir de amanhã até  sexta-feira, em Nova Iorque, na reunião de alto nível da Assemblia Geral das Nações Unidas  de 2011. 
Para esta sessão das Nações Unidas, estão agendadas entre outras, quatro reuniões de alto nível que vão abordar temas tais como doenças não transmissíveis, desertificação, segurança nuclear e luta contra o racismo em celebração do 10º aniversário da Declaração e plano de Acção de Durban. (http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1306237).

ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO
Governo de Moçambique está a efectuar zonamento agrícola do país
De acordo com o vice-Ministro da Agricultura, António Limbau, um programa de zonamento agrícola que visa identificar com precisão as zonas com potencial agrícola permitindo um melhor planeamento da utilização da terra está a ser realizado em Moçambique.
O programa esta sendo levado a cabo pelo Ministério da Agricultura e deverá ficar concluído em 2012, com o objectivo de localizar e quantificar as terras aráveis para a exploração sustentável na perspectiva do aumento dos níveis de produção e de produtividade. (http://www.macauhub.com.mo/pt/2011/09/19/governo-de-mocambique-esta-a-efectuar-zonamento-agricola-do-pais/).

China vira atenções para países emergentes
Segundo presidente da Comissão Executiva do Mozabanco INAETE Merali, pelo facto de a China ter ultrapassado a crise económica e financeira internacional e na sequência das profundas mudanças na estrutura económica e financeira daquele país as nações emergentes constituem, mormente, grande enfoque na cooperação mundial com os países emergentes.
Merali, que integrou a delegação da recente comitiva presidencial à China, descreve os contornos desta cooperação, no seu ponto de vista, entanto que gestor sénior de uma iniciativa empresarial cuja estrutura accionista e o Banco Espírito Santo (25 porcento), Geocapitais (24 porcento), Moçambique Capitais (51 porcento). (http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1306283).

DIREITOS HUMANOS E LEGALIDADE
Polícia da República de Moçambique viola Direitos Humanos
Segundo o relatório da Liga Moçambicana dos Direitos Humanos divulgado na última sexta-feira, em Maputo, a polícia moçambicana continua a praticar graves violações dos direitos humanos.
Maioritariamente, são violações contra requerentes de asilo e refugiados de diferentes nacionalidades que diariamente são detidos em diversas fronteiras nacionais a tentar entrar no nosso país ilegalmente fugindo das crises políticas e sociais nos seus respectivos países de origem, com particular destaque para os somalis e etíopes que são considerados como sendo a maioria de refugiados em Moçambique. (http://www.canalmoz.co.mz/hoje/20328-prm-viola-direitos-humanos.html).

Venda de terreno no cemitério divide população e autoridades locais
Está instalada polémica na cidade de Chimoio em volta da venda de parte do terreno do cemitério do Bairro 7 de Setembro. As autoridades municipais locais decidiram vender parte do terreno do cemitério para a construção de barracas e outros estabelecimentos comerciais, mas a medida está a encontrar oposição da população que tem naquele espaço um lugar sagrado onde repousam restos mortais dos seus antepassados.
O líder comunitário do bairro 7 de Setembro, Francisco Muchine, é o principal acusado pela população. Acusam-no de ter vendido terreno do cemitério para cidadãos estrangeiros que pretendem instalar estabelecimentos comerciais no local. (http://www.canalmoz.co.mz/hoje/20336-venda-de-terreno-no-cemiterio-divide-populacao-e-autoridades-locais.html).

Três cidadãos da mesma família morrem envenenados
Um cidadão de nome Dino Naissone, de 32 anos, residente em Nhassacara, distrito de Báruè, a norte da província de Manica, está acusado de ter envenenado nove membros de uma mesma família, tendo três deles, perdido a vida. Os restantes seis encontram-se hospitalizados.
De acordo com o porta-voz do comando provincial da Policia da Republica de Moçambique em Manica, Belmiro Mutandiua, Naissone usou biscoitos envenenados para intoxicar toda a família, desconhecendo-se até agora as reais razões que o levaram a agir de tal forma, mas adiantou ainda que o referido cidadão encontra-se sob custódia policial. (http://www.canalmoz.co.mz/hoje/20337-tres-cidadaos-da-mesma-familia-morrem-envenenados.html).


________________________________________________________________
Constâncio Nguja: Tradução / Translation; Etelvino Jose Armando: Edição / Edition; Matthew Pooley: voluntario/volunteer
Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais
Av. Romão Fernandes Farinha, 1279, R/C - Caixa Postal 1092, Tel. N.º + 25821404905
Maputo-Moçambique

News Summary, September 19 2011



POLITICS
Mozambique ends 10th All-Africa Games “at its best"
Mozambique’s Head of State, Armando Guebuza, said at the closing ceremony forthe 10th All-Africa Games on Sunday that "when interaction is so intense and when friendship requires more time to develop,we start to miss each other before we have even left and we begin to hope to meet again."
Speaking before 45,000 spectators who packed the Zimpeto stadium, where the opening ceremony also took place, he gave thanks to those who trusted Mozambique to host the event with less than two years’ preparation due to Zambia’s cancellation.
Mozambique has managed to amass a total of 12 medals in this edition of the games, lying in 24th position in the tables. (http://www.radiomocambique.com/rm/noticias/ anmviewer.asp? a = 10313 & z = 100).

Unions for peace and against violence
On Saturday, unions affiliated to the Organização dos Trabalhadores de Moçambique-Central Sindical (OTM-CS) marched in protest against war-mongering speeches and incitement to violence, which go against the Mozambican people’s will to live in peace.
Under the motto "We Are For Peace, Loving One Another, For Life, Decent Work and Social Justice", the various union members marched from the Praça dos Trabalhadores through several streets towards the Praça da Paz.
According to the Secretary-General of the OTM-CS, Alexandre Munguambe, with the signing of the Rome General Peace Accords that ended 16 years of destability in October 1992, Mozambican society felt great relief and joy.
Midterm elections: Prevention of fraud is not solely responsibility of the National Elections Commission
The President of the National Electoral Commission (CNE), Joao Leopoldo da Costa, urged all those involved in the Mozambican political process and  civil society to do their utmost to prevent fraud in the December 7th midterm elections in the municipalities if Pemba, in Cabo Delgado, Cuamba, in Niassa, and Quelimane, in Zambézia.
This position was defended last week in Maputo, in a news conference to various media, outside the meeting of the electoral body and the political parties aiming to provide information about the registration procedures and proposals for the interim.

Dhlakama’s security prevents protesters from reaching his home
Hundreds of demonstrators called by the Islamic Council of Mozambique and Christian tried unsuccessfully on Saturday to deliver a message in favor of peace Dhlakama, President of RENAMO, at his home in Nampula, northern Mozambique.
The protesters were prevented from walking in the Rua das Flores by bodyguards of Dhlakama, leader of the largest opposition party in Mozambique, while trying to deliver a message "to deter" Dhlakama's "bellicose speech" and to enlist old RENAMO soldiers.
(http://www.radiomocambique.com/rm/noticias/anmviewer.asp?a=10306&z=100).

President of the Republic in New York
From tomorrow until Friday, the President of the Republic, Armando Guebuza, will take part in the 2011 meeting of the UN General Assembly in New York.
Scheduled for this session of the United Nations are, among other things, four high-level meetings that will address issues such as non-communicable diseases, desertification, nuclear safety and combating racism in celebration of the 10th anniversary of the Durban Action Plan. (http://www.jornalnoticias .co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1306237).
 
ECONOMY AND DEVELOPMENT
Government of Mozambique to zone land for agriculture
According to Vice Minister of AgricultureAnthony Limbau, an agricultural zoning program which aims to accurately identify areas with agricultural potential, allowing better planning of land use, is to be carried out in Mozambique.
The program is being carried out by the Ministry of Agriculture and should be completed in 2012 with the aim of locating and quantifying arable land for sustainable use, leading to increased levels of production and productivity.  (http://www.macauhub.com.mo/pt/2011/09/19/governo-de-mocambique-esta-a-efectuar-zonamento-agricola-do-pais/).

China turns spotlight on emerging nations
According to the President of the Executive Board for Mozabanco, Inaete Merali, the fact that China has overcome the international economic and financial crisis - and the resulting profound changes in the country’s economic and financial structure  - means that global cooperation with emerging economies has now become a focus point.
Merali, who joined the delegation of the recent presidential entourage to China, describes the details of this cooperation, although he is a senior manager of an enterprise joint-owned by Banco Espirito Santo ( 25 percent), Geocapitais (24 percent), Mozambique Capital (51 percent). (http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1306283).

HUMAN RIGHTS AND LEGAL AFFAIRS
Police of the Republic of Mozambique violates Human Rights
According to the report of the Mozambican Human Rights League released last Friday in Maputo, the Mozambican police continues to commit serious violations of human rights.
Mostly, they are violations against asylum seekers and refugees of different nationalities who are held each day as they try to enter the country illegally in order to fleepolitical and social crises in their countries of origin, in particular Somalis and Ethiopians who are considered to be the largest refugee groups in Mozambique. (http://www.canalmoz.co.mz/hoje/20328-prm-viola-direitos-humanos.html).

Sale of land at cemetery dividing the population and local authorities
Controversy has developed in the city of Chimoio around the sale of part of the 7 de Setembro district’s cemetery grounds. TLocal municipal authorities decided to sell part of the cemetery grounds for the construction of stalls and shops, but the measure is opposed by people who consider the space a sacred place where the remains of their ancestors lie.
Francisco Muchine, community leader for 7 de Setembro, is the main figure accused by the population. They accuse him of having sold land to the cemetery for foreign citizens who wish to open shops in the area. (http://www.canalmoz.co.mz/hoje/20336-venda-de-terreno-no-cemiterio-divide-populacao-e-autoridades-locais.html).

Three members of same family die of poisoning
A man of 32, Dino Naissone, of Nhassacara, Barue district, Manica province, is accused of having poisoned nine members of the same family, three of whom lost their lives. The remaining six are in hospital.
According to the spokesman for the provincial command of the Police of the Republic of Mozambique in Manica, Belmiro Mutandiua, Naissone used poisoned biscuits to poison the family. At this point, Naissone’s motives are unknown, but he is being held in police custody. (http://www.canalmoz.co.mz/hoje/20337-tres-cidadaos-da-mesma-familia-morrem-envenenados.html).




________________________________________________________________
Constâncio Nguja: Tradução / Translation; Etelvino Jose Armando: Edição / Edition; Matthew Pooley: voluntario/volunteer
Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais
Av. Romão Fernandes Farinha, 1279, R/C - Caixa Postal 1092, Tel. N.º + 25821404905
Maputo-Moçambique

Party Conferences in UK

Dear Friend, 
We are delighted to announce the details of the Kurdistan Regional Government's (KRG) fringe meetings at the Labour and Conservative party Conferences in the coming weeks.
The two meetings promise dynamic debate about a model that Kurdistan offers for the Middle East region in the search for democracy and reflect on the recent revision of the far-reaching implications of Britain ’s intervention in Iraq in the face of the Arab Spring.
The panellists at the two conferences include:
Stephen Twigg MP, Shadow FCO Minister
Nicholas Soames MP, President of the Conservative Middle East Council
David Gardner, International Affairs Editor at the Financial Times
John McTernan, journalist and former director of political operations for Tony Blair
and Bayan Sami Abdul Rahman, the KRG High Representative to the UK
Please note:
All our fringe meetings take place inside the secure zones of the conferences and are therefore open only to those who carry the necessary passes from the conference organisers.
Conservative Party Conference – Manchester
The Arab Spring: Could Iraqi Kurdistan be a model for the Middle East ?
Monday 3rd October 2011, Derby Suite, Midland Hotel (secure zone)
 12.30 – 2pm
Lunchtime fringe meeting with refreshments
Hosted by
All-Party Parliamentary Group on the Kurdistan Region in Iraq and the Kurdistan Regional Government UK Representation
Speakers:
Chaired by The Rt Hon Nicholas Soames MP, President, Conservative Middle East Council
David Gardner, International Affairs Editor, Financial Times
Nadhim Zahawi MP, Co-Chair, APPG on Kurdistan Region in Iraq
Robert Halfon MP, Vice Chair, APPG on Kurdistan Region in Iraq
Bayan Sami Abdul Rahman, Kurdistan Regional Government High Representative

Labour Party Conference – Liverpool
The Arab Spring: Is Kurdistan a model for the Middle East ?
Wednesday 28th September 2011, ACC Liverpool – BT Convention Centre,
Exhibition Meeting Room 1
12.30 – 2pm
Lunchtime fringe meeting with refreshments
Hosted by
All-Party Parliamentary Group on the Kurdistan Region in Iraq , Labour Friends of Iraq and the Kurdistan Regional Government UK Representation
Speakers:
Stephen Twigg MP, Shadow Minister for Foreign and Commonwealth Office
Dave Anderson MP, APPG Secretary, President of Labour Friends of Iraq
John McTernan, journalist, former director of political operations for Tony Blair
Bayan Sami Abdul Rahman, Kurdistan Region High Representative to the UK
Chaired by Gary Kent, Director Labour Friends of Iraq

We look forward to seeing you in Liverpool and Manchester . We will be attending the Liberal Democrat Party conference in Birmingham from Monday 19th to Wednesday 21st September.

For general information on the party conferences, please see:
- http://www.labour.org.uk/annual_conference_2011
If you require further information, please reply to this email (uk@krg.org) or contact our office on 020 7170 4300.
Regards,
Katarina Vojtovicova
Kurdistan Regional Government
UK Representation

Thursday 15 September 2011

Fight Against Corruption and Corrupt Leaders

India Against Corruption (IAC) is a citizen's movement to demand strong anti-corruption laws. Lokpal bills were introduced several times since 1968

The senior corrupt officers tried to harass him so that my husband would give up his fight against corruption

Fight Against Corruption


The Federal Government on Monday reiterated its position that there shall be no sacred cows in the fight against corruption in the country. Corrupt Leaders | Corruption Fight

The GOVNET Anti-Corruption Task Team brings together DAC members to support policy ... Supporting the fight against corruption in developing countries

The fight against corruption will not be won by policies and procedures but by many individuals uniting in the common goal

The debate over a new anti-corruption law in India highlights political dysfunction in New Delhi and distracts from the larger issue of an urgent

Thursday 8 September 2011

Dança tradicional em vias de extinção em Lugela


  
Texto: António de Almeida
Foto: António de Almeida


Se por um lado a globalização trouxe algo de bom, por outro está a desmoronar o mosaico cultural em várias partes do globo terrestre e principalmente na África que se tornou num continente de experiencias modernas e Moçambique faz parte de uma África experimental.
A província da Zambézia já foi um grande bastião da cultura moçambicana, onde todo o mundo vinha colher dela a cultura de um povo, mas hoje, nem se quer sobra um museu que possa dignificar a província da Zambézia. Essa abordagem faz parte de um resultado de uma entrevista feita no distrito de Lugela, no posto administrativo de Namagoa, onde nos tempos se praticava uma dança tradicional muito concorrida e denominada Essequere, segundo um ancião da comunidade e pastor da Igreja do 7º dia, Gonçalves Bernardo Suate.


A dança é praticada por um grupo misto, composto por homens e mulheres, onde fazem uma roda humana e as pessoas dançam no meio da roda, onde entram aos pares para a devida representação.
A dança tem como objectivo, animar festas familiares como casamentos e outros rituais, bem como serve para invocar os espíritos dos antepassados nas cerimónias tradicionais, mas nunca foi usada para os rituais de iniciação.
Entretanto, esta dança está em vias de extinção por não estar a ser praticada, tudo porque os mais velhos acreditam que os jovens de hoje preferem danças bem mais modernas em detrimento da dança essequere. Um outro ponto que leva a dança a não ser praticada, é a falta de instrumentos harmónicos que contribuem para que seja criado o ritmo para que as pessoas se movimentem dançando. 
Neste caso, algumas pessoas no posto administrativo de Namagoa, reconhecem que muitas das vezes não é a falta de instrumentos, mas as pessoas ficam estacionárias em busca de ajuda para aquisição de instrumentos que elas próprias podem fabricar para que tal ritual não se extinga. Para outras, o governo não tem politicas culturais localizadas capazes de desenvolver o mosaico cultural.
Esta abordagem foi feita a partir do princípio que tais instrumentos são muita das vezes compostos por um almofariz, paus, e a indumentária não tem tanto rigor e pode-se usar roupas quaisquer.
Entretanto, Gonçalves Bernardo Suate, ancião entrevistado pela nossa reportagem, reconhece que neste momento, só o posto administrativo de Namagoa pratica tal dança, mas sem muita frequência, o que pode estar na origem da extinção da referida dança tradicional.
A província da Zambézia tem vindo a registar um forte crescimento de músicos locais, que deveriam explorar mais os ritmos tradicionais para enquadrarem as suas líricas e contribuir para a evolução dos ritmos tradicionais como uma identidade.
O que acontece é que não se sabe ao certo quais os ritmos musicais tocados pelos músicos da nova geração.
Todavia, procuramos conversar com alguns jovens da nossa província, sobre essa falta de investigação, ao que responderam que faltam de meios para se fazer uma pesquisa aprofundada, para que se adquira profundo conhecimento sobre os ritmos tradicionais. Os jovens acreditam que não é tão fácil assim tocar com perfeição ritmos tradicionais, se o que se pretende é valorizar a identidade dos zambezianos.
Para os músicos, não existe nenhum apoio por parte das autoridades culturais, como forma de impulsionar as investigações rítmicas. Para os entrevistados, eles nem se quer acreditam que o sector da cultura esteja a fazer algo que possa contribuir para o enriquecimento do mosaico cultural na Zambézia.

O que diz o sector da cultura?

Fontes que declinaram ser identificadas da casa da cultura da Zambézia, entendem que os argumentos dos jovens músicos são feitos sem cabimento e que eles deveriam ser mais proactivos nos seus objectivos, procurarem mostrar que de facto tem vontade de fazer pesquisa dos ritmos tradicionais e desenharem um bom projeto das referidas pesquisas.
Contudo, reconhecem que o sector da cultura na Zambézia anda desprovido de numerários o que muitas das vezes faz com que a cultura vergue sem atingir as metas de desenvolvimento pretendidas.
Sobre este episódio, muitas das vezes o que se tem notado, são os jovens músicos a procurarem sua sorte, compondo músicas e canções sem que as autoridades que deviam ser competentes apoiassem aos músicos.


Opinião de algumas individualidades


Algumas pessoas por nós abordadas, reconhecem que os ritmos tradicionais na Zambézia estão mesmo a extinguir-se não só por falta da prática, mas também por falta de valorização.
Elas acham que o que está na origem de tudo isso é a falta de promoção de eventos culturais na província e recordam que noutros tempos, podia-se ver danças tradicionais aos domingos no bairro Brandão, mas hoje não se vê mais tais divertimentos.
Os nossos entrevistados foram unânimes em afirmar que a juventude hoje, pouco se preocupa em saber quais são os nossos valores socioculturais e acabam perdidos se direcção nenhuma para seguir.
Para essas pessoas, ainda não existem músicos, mas sim curiosos que pretendem emergir no mundo da música sem antes fazerem um estudo adequado dos ritmos tradicionais.

Quais os ritmos tocados pelos nossos músicos?

Não se sabe ao certo quais são os ritmos tocados pelos músicos.
O que se tem ouvido são ritmos distorcidos, sem nenhuma composição musical, canções completamente pejorativas e muitas das vezes insultuosas que ferem sensibilidade de muitas pessoas que escutam tais músicas e canções.
 Se por um lado está a vontade de compor, por outro está a vontade de lançar ao público, para ser conhecido, mesmo que o produto não esteja finalizado, os músicos actuais pouco se importam com a qualidade da coisa.
 Esta abordagem foi feita por Teodoro Mais Tempo, musico nascido em Quelimane e actualmente a residir na cidade de Maputo, onde tem produzido para muitos cantores da actualidade.
Para Mais Tempo, nem mesmo os que ele produz, têm pressa de ter um mercado e pouco se preocupam com a qualidade. Isso sob o ponto de vista do músico, é um desnorteio total por parte de quem se diz músico.
Mais Tempo diz ainda que para fazer música de qualidade, é necessário ter em mente que hoje a música já não é simplesmente cultura, mas é também ciência e deve contudo, ser estudada de forma mais contundente e só assim é que se pode de facto herdar ritmos ricos que a nossa terra tem como identidade.