Monday 19 September 2011

Resumo de notícias, 19 de Setembro de 2011


POLITICA
Moçambique encerrou “no seu melhor” os X Jogos Africanos
O Chefe de Estado de Moçambique, Armando Guebuza, no passado Domingo, no encerramento dos X Jogos Africanos que "quando o convívio é tão intenso e quando a amizade requer mais tempo para se consolidar provoca saudades antecipadas e renova-se a vontade de nos reencontrarmos".
Falando perante 45 mil espectadores, que lotaram o estádio de Zimpeto, o mesmo que foi palco da cerimónia de abertura, agradeceu a confiança depositada dm Moçambique para organizar o evento em menos de dois anos, devido à desistência da Zâmbia.
Moçambique conseguiu amealhar um total de 12 medalhas nesta edição dos jogos, ocupando a 24ªposição. (http://www.radiomocambique.com/rm/noticias/anmviewer.asp?a=10313&z=100).

Sindicatos pela paz e contra a violência
Os sindicatos filiados na Organização dos Trabalhadores de Moçambique-Central Sindical (OTM-CS) marcharam sábado em protesto contra todos os discursos belicistas e de incitamento à violência que contrariam o desejo do povo moçambicano de viver em paz.
Sob o lema “Somos Pela Paz, Amor ao Próximo, Pela Vida, Trabalho Digno e Justiça Social”, os diversos membros da organização sindical marcharam a partir da Praça dos Trabalhadores, percorrendo várias artérias da urbe indo desaguar na Praça da Paz.
Segundo o Secretário-Geral da OTM-CS, Alexandre Munguambe, com a assinatura do Acordo Geral de Paz (AGP) que pôs termos aos 16 anos de desestabilização, em Outubro de 1992, a sociedade moçambicana sentiu um grande alívio e muita alegria.

Eleições intercalares: Evitar fraudes não cabe apenas à Comissão Nacional de Eleições
O Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CN), João Leopoldo da Costa, instou a todos os actores do processo político moçambicano e à sociedade civil a tudo fazerem para evitar fraudes nas eleições intercalares de 7 de Dezembro próximo nas autarquias de Pemba, em Cabo Delgado, Cuamba, no Niassa, e Quelimane, na Zambézia.  
Esta posição foi defendida, semana passada, em Maputo, numa entrevista colectiva a vários órgãos de comunicação social,  à margem do encontro entre o órgão eleitoral e os partidos políticos visando prestar esclarecimentos à volta dos processos de inscrição e apresentação de candidaturas para as intercalares.

Segurança de Dhlakama impede manifestantes de chegarem à sua residência
Centenas de manifestantes convocados pelos conselhos Islâmico e Cristão de Moçambique tentaram este sábado sem êxito entregar uma mensagem a favor da paz a Afonso Dhlakama, presidente da RENAMO, na sua residência em Nampula, norte de Moçambique.
Os manifestantes foram impedidos de circular na Rua das Flores pela guarda pessoal do líder do maior partido da oposição em Moçambique, quando tentavam entregar uma mensagem "a dissuadir" Dhlakama do "seu discurso belicista" e da intenção de aquartelar os antigos combatentes da RENAMO. (http://www.radiomocambique.com/rm/noticias/anmviewer.asp?a=10306&z=100).

Presidente da Republica em Nova Iorque
O Presidente da República, Armando Guebuza, participa a partir de amanhã até  sexta-feira, em Nova Iorque, na reunião de alto nível da Assemblia Geral das Nações Unidas  de 2011. 
Para esta sessão das Nações Unidas, estão agendadas entre outras, quatro reuniões de alto nível que vão abordar temas tais como doenças não transmissíveis, desertificação, segurança nuclear e luta contra o racismo em celebração do 10º aniversário da Declaração e plano de Acção de Durban. (http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1306237).

ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO
Governo de Moçambique está a efectuar zonamento agrícola do país
De acordo com o vice-Ministro da Agricultura, António Limbau, um programa de zonamento agrícola que visa identificar com precisão as zonas com potencial agrícola permitindo um melhor planeamento da utilização da terra está a ser realizado em Moçambique.
O programa esta sendo levado a cabo pelo Ministério da Agricultura e deverá ficar concluído em 2012, com o objectivo de localizar e quantificar as terras aráveis para a exploração sustentável na perspectiva do aumento dos níveis de produção e de produtividade. (http://www.macauhub.com.mo/pt/2011/09/19/governo-de-mocambique-esta-a-efectuar-zonamento-agricola-do-pais/).

China vira atenções para países emergentes
Segundo presidente da Comissão Executiva do Mozabanco INAETE Merali, pelo facto de a China ter ultrapassado a crise económica e financeira internacional e na sequência das profundas mudanças na estrutura económica e financeira daquele país as nações emergentes constituem, mormente, grande enfoque na cooperação mundial com os países emergentes.
Merali, que integrou a delegação da recente comitiva presidencial à China, descreve os contornos desta cooperação, no seu ponto de vista, entanto que gestor sénior de uma iniciativa empresarial cuja estrutura accionista e o Banco Espírito Santo (25 porcento), Geocapitais (24 porcento), Moçambique Capitais (51 porcento). (http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1306283).

DIREITOS HUMANOS E LEGALIDADE
Polícia da República de Moçambique viola Direitos Humanos
Segundo o relatório da Liga Moçambicana dos Direitos Humanos divulgado na última sexta-feira, em Maputo, a polícia moçambicana continua a praticar graves violações dos direitos humanos.
Maioritariamente, são violações contra requerentes de asilo e refugiados de diferentes nacionalidades que diariamente são detidos em diversas fronteiras nacionais a tentar entrar no nosso país ilegalmente fugindo das crises políticas e sociais nos seus respectivos países de origem, com particular destaque para os somalis e etíopes que são considerados como sendo a maioria de refugiados em Moçambique. (http://www.canalmoz.co.mz/hoje/20328-prm-viola-direitos-humanos.html).

Venda de terreno no cemitério divide população e autoridades locais
Está instalada polémica na cidade de Chimoio em volta da venda de parte do terreno do cemitério do Bairro 7 de Setembro. As autoridades municipais locais decidiram vender parte do terreno do cemitério para a construção de barracas e outros estabelecimentos comerciais, mas a medida está a encontrar oposição da população que tem naquele espaço um lugar sagrado onde repousam restos mortais dos seus antepassados.
O líder comunitário do bairro 7 de Setembro, Francisco Muchine, é o principal acusado pela população. Acusam-no de ter vendido terreno do cemitério para cidadãos estrangeiros que pretendem instalar estabelecimentos comerciais no local. (http://www.canalmoz.co.mz/hoje/20336-venda-de-terreno-no-cemiterio-divide-populacao-e-autoridades-locais.html).

Três cidadãos da mesma família morrem envenenados
Um cidadão de nome Dino Naissone, de 32 anos, residente em Nhassacara, distrito de Báruè, a norte da província de Manica, está acusado de ter envenenado nove membros de uma mesma família, tendo três deles, perdido a vida. Os restantes seis encontram-se hospitalizados.
De acordo com o porta-voz do comando provincial da Policia da Republica de Moçambique em Manica, Belmiro Mutandiua, Naissone usou biscoitos envenenados para intoxicar toda a família, desconhecendo-se até agora as reais razões que o levaram a agir de tal forma, mas adiantou ainda que o referido cidadão encontra-se sob custódia policial. (http://www.canalmoz.co.mz/hoje/20337-tres-cidadaos-da-mesma-familia-morrem-envenenados.html).


________________________________________________________________
Constâncio Nguja: Tradução / Translation; Etelvino Jose Armando: Edição / Edition; Matthew Pooley: voluntario/volunteer
Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais
Av. Romão Fernandes Farinha, 1279, R/C - Caixa Postal 1092, Tel. N.º + 25821404905
Maputo-Moçambique

No comments: