Tuesday 20 September 2011

Quelimane Erga_te et ambula (Texto escrito em 2010)

Dedico este artigo as minhas amigas Eugenia Chaimite e Angelina Mendes Lima que se foram sem dizer ADEUS!

Sem cor nem alegria! Sem bandeiras nem festa que mereca tal nome,a antiga Cidade de Quelimane, que em tempos gloriosos fora considerada como sendo a quarta do pais, mais conhecida como a capital do coco, do cha, da mukapata, da galinha a zambeziana e do camarao, celebrou os seus 68 anos sem luz nem gloria! Uma urbe seduzida e abandonada! O jantar no Benfica nao passou de uma cerimonia de luto, que mais se assemelhava ao almoco de um funeral com corpo presente! Esquecida e humilhada pelos seus filhos e por aqueles que receberam o mandato constitucional de a tirar do abismo, Quelimane jaze nas margens do rio dos Bons Sinais, sonolenta, malariada e sem brilho! A historia desta cidade nao passa da de muitas cidades em decadencia programada! Programada sim, porque nao se explica que se despromova uma cidade com a pujanca da de Quelimane, a categoria de Vila! Hoje Quelimane ja nao vende a vitalidade que a fez ser baptizada de 'Pequeno Brazil'! As ruas foram desdentadas, o alcatrao retirado sem nenhuma anestesia, sendo colocado em seu lugar saibro! Saibro esse que nao resite nem a chuva nem ao calor! Quando chove, transforma-se em matope, fazendo com que carros ligeiros enterrem em pleno coracao da urbe! Quando nao chove e o que se ve! Poeira por todos os cantos, transformando as casas em autenticos edificios avermelhados, dando uma imagem que nao nos faz recordar o diabo! Quelimane hoje, nao tem estradas! Essas despediram-se e em seu lugar surgiram autenticas piscinas municipais!

Enquanto que o resto do pais beneficia do fluxo de turistas, Quelimane em particular e a Zambezia no geral continuam sem plano nem sonhos de turismo! Quando milhares de dolares sao investindos em outras regioes do pais por quem de direito, a 'Perola dos Bons Sinais' se reservam meros 600.000 meticais! E possivel? Sem investimentos que tirem do sono em que a induziram, a Lagoa Azul antigo-combatetizada, dorme um sono mais do que profundo!! As Aguas Quentes de Nhafuba, do Chire, de Muzo na Maganja da Costa continuam seu sono milenar, sem eira nem beira! As lagoas de Raraga, as lindas praias de Olinda, Musseliwa, Pebane, clamam por uma mao empreendedora! A Reserva do Gile, ja nao dorme, ronca! Uma autentica anestesia de economia politica! Os Portos de Macuse, Pebane, e Chinde aguardam o carvao de Moatize adiado! A estrada Quelimane-Zalala continua fina, esburracada, humilhada, sofrida, um autentico fio dental! Os 35 quilometros que separam a ex-urbe a esta outrora estancia turistica de referencia, sao feitos em nada mais e nada menos que hora e meia, em carro proprio! Maquival adormece em pleno dia! Os terrenos ao lado da estrada Quelimane-Zalala jazem esquecidas! O unico ruido visivel neste trajecto e das serracoes que substituiram os coqueiros! Ah sim os armazens de madeira dos chineses! Visitar Zalala no meio de semana nao lembra o diabo! Filas infindas de gente mal-nutrida, gente sem esperanca a espera do peixe que os super barcos dos donos do poder expelem! Do mar o peixe nao surge com vida! Surge congelado! Os pescadores ja nao pescam, foram transformados em mendigos de peixe congelado!
Porque te anestesiam? Que mal lhes fizeste se ate 'votaste para eles' nas ultimas eleicoes?


Porque se programou a despromocao da minha urbe? Porque se desurbaniza a minha ex-cidade? Porque humilham a minha urbe ao ponto de lhe terem partido a alma? Querem que nos curvemos ou como diz Jorge Rebelo, que curvemos nossas almas perante o poderio pujante dos detentores do poder? ja nao nos basta 'termos votado' nos detentores do poder? Querem pisar, curvar, destrocar nossos espiritos e almas?

Nao patrao, isso nao! Nao nos pisarao! Nao curvaremos nossas almas e muito menos nossos espiritos! Nem que nos retirem a carne toda e apenas restem ossos!! Nem que desdentem nossa cidade! Nem que pintem de saibro nossas almas! Nossas casas, nossas mulheres belas que nem sereias no alto mar! Nossos espiritos, nossa alma, nosso orgulho Zambeziano nao se curva, nao se humilha, porque somos fruto de muita miscegenacao! De uma miscegeacao milenar de povos de todo o mundo africanos, arabes, europeus, indios! Somos o resultado da sintese do melhor que a humanidade produziu!

Quelimane, nao te vergas! Erga-te et ambula! Nos acreditamos em ti e te devolveremos teu brilho secular!
Manuel de Araujo

1 comment:

Ailton João said...

Depois de ler, a vontade de chorar não me faltou! Mas pergunto a mim mesmo como filho desta terra Humilde, porque chorar? senao erguer a cabeça, ignorar essa humilhação dos mais poderosos e pautar pelo desenvolvimento prospero desta cidade? Melhores dias virão, tarde k seja Quelimane será liberta deste monopólio, deste roubo infinito das suas riquezas e trará de novo aquele soriso largo e lindo k faz tempo k desapareceu dos nossos rosto! Aquele abraço Mano Araujo...