Friday 18 May 2012

Crescimento inclusivo: Nórdicos transmitem experiências ao país






OS PAÍSES nórdicos pretendem contribuir para o crescimento inclusivo de Moçambique através da transmissão e partilha e das suas experiências na elaboração de políticas e programas de desenvolvimento.



Maputo, Terça-Feira, 15 de Maio de 2012:: Notícias

Para tal tem lugar, próxima semana, na capital do país, uma conferência conjunta entre Moçambique e os cinco países nórdicos, a Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia.



Pretende-se com este encontro criar plataformas e redes de intercâmbio e colaboração para a promoção de um crescimento inclusivo que garanta a protecção e justiça social cada vez mais abrangentes.



A conferência vai centrar se em três temas principais, nomeadamente a criação de emprego e transformação económica, a prestação de contas e transparência e ainda a tributação e a construção do Estado, segundo disse a Embaixadora da Noruega, em Maputo, Tove Bruvik Westberg.



Westberg, que falava ontem numa conferência de imprensa para anunciar o evento, explicou que o encontro não vai trazer soluções para o problema do crescimento de Moçambique, mas sim apresentar ideias sobre como pode ser alcançado este feito.



“Pretendemos criar uma plataforma para discutir sobre como Moçambique pode continuar a crescer de forma inclusiva, onde a distribuição de recursos seja de forma semelhante e todos possam participar na tomada de decisão”, afirmou.



Explicou ainda que o encontro vai ser em forma de debates antecedidos por apresentações que serão feitas por especialistas, dos países nórdicos, em matérias de desenvolvimento.



Vão tomar parte na conferência pouco mais de 200 pessoas, entre representantes do Governo, dos países nórdicos, académicos, dos grandes investidores no país, das organizações da Sociedade Civil que vão falar sobre a transformação económica e Social de Moçambique.



Também presente na conferência de imprensa, o Embaixador da Dinamarca, Modens Pederson, disse que a escolha de Moçambique para a realização desta conferência é por ser um dos parceiros mais antigos cujo Governo e as Organizações da Sociedade Civil gozam da confiança dos Nórdicos.



Pederson afirmou ainda que a ideia é apoiar na criação de políticas de crescimento nas áreas de Educação, Saúde, Economia e demais sectores tomando em consideração a ideia de maior inclusão.



O encontro vai decorrer sob o lema “Crescimento inclusivo: oportunidades para Moçambique compartilhando experiências nórdicas”.

No comments: