Friday 18 May 2012

MENSAGEM ALUSIVA AO DIA DOS MUSEUS

MUNICÍPIO DE QUELIMANE


CONSELHO MUNICIPAL

PRESIDENTE



Mensagem do Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane,

por Ocasião do Dia Mundial dos Museus



Em nome dos Munícipes, do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane e em meu nome pessoal saúdo efusivamente o Mundo inteiro e a Organização das Nações Unidas, em particular, pela passagem da grandiosa e memorável data, que é o Dia Mundial dos Museus.

O Dia dos Museus para nós Quelimanenses, para os Moçambicanos e para o Mundo, em geral, reflecte a nobre intenção de o Homem tornar perpétuas as maravilhosas inspirações e lembranças dos seus resguardos. A preservação de imensos espaços naturais, artísticos e de ciência, constitui uma autêntica aposta do Homem no estabelecimento público de colecções de objectos e coisas várias que eternizam os seus feitos.

Os museus da História Natural, da Moeda, da Revolução e outros estabelecidos em Moçambique ilustram apenas enlace do País aos esforços das Nações Unidas para a colecção de coisas da ciência, das artes, das várias tecnologias e da cultura.

Quelimane está na senda daquelas iniciativas e propõe-se a se lançar no percurso do resgate das lembranças que julgamos ciência que iluminará as nossas mentes e a nossa cidade, na esfera mundial dos museus. Temos aqui bem próximo e nas entranhas da nossa urbe, a Catedral Velha, símbolo majestoso da presença portuguesa, na qual repousam distintos filhos do Povo Português e alguns fidalgos da então Coroa Portuguesa.

Porque não lançar a imagem daquele Monumento, para a possibilidade de se tornar o nosso museu, um Museu da História Nacional Política e Social, considerando-o Património Material e Cultural Nacional, a exemplo da Timbila, do Nyau e da Ilha de Moçambique, declarados património oral, imaterial e cultural da humanidade, pela UNESCO.

Os Munícipes, o Conselho Municipal da Cidade de Quelimane e o seu Presidente acolhem com grande satisfação o lema Museus no Mundo em Mudança, Desafios e Perspectivas e felicitam ao Mundo inteiro pela passagem de mais este aniversário consagrado aos Museus de todo o Mundo.



Quelimane celebra ete ano os seus 70 anos e nao tem nem sequer um museu! Assumamos o desafio de construir um Museu, ue seja da bicicleta ou do coco! Do cha ou do sisal, acucar, algodao ou de recursos naturais!

Ambarane Povo Moçambicano!

Ambarane Cidade de Quelimane!

Ambarane todo o Mundo!

Longa e Eterna Vida aos Museus.



Quelimane, aos 18 de Maio de 2012.-

O PRESIDENTE,



MANUEL A. A. L. DE ARAÚJO

/Professor Doutor/

No comments: