Monday 14 November 2011

Centro de Estudos Mocambicanos e Internacionais


Comunicado

Prezados parceiros e amigos do CEMO,


Há pouco mais de 3 anos iniciamos com o desafio de criar e consolidar o Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais (CEMO), como intuíto de abrir um novo espaço de criação, publicação, sistematização, partilha e debate aberto de ideias. Um espaço onde poderíamos livremente exercer a nossa cidadania e contribuir para o desenvolvimento económico, social, político e intelectual de Moçambique.

Foram 3 anos de intenso trabalho, com dificuldades e vitórias, com avanços e retrocessos. Mas hoje, 3 anos depois, o saldo é certamente positivo, parte essencial dos objectivos estão sendo alcançados. O CEMO é hoje uma referência no debate público e aberto de ideias, promovemos novos e jovens académicos. E a minha vida pessoal foi marcada e tem sido marcada de forma indelével por este jovem centro.

Entretanto, neste momento, na minha vida pessoal, novos desafios se colocam pela frente. Como já é do conhecimento público, fui convidado para concorrer à Presidência do Município de Quelimane, a cidade que me viu nascer. Depois da necessária reflexão eis que abracei prontamente o desafio. Sendo a candidatura de âmbito partidário, pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM), e porque o CEMO é uma instituição apartidária, a minha permanência no cargo de Presidente do CEMO pode configurar uma situação acentuada de conflito de interesses.

Assim, porque noto a necessidade de perservar o bom nome e os interesses das duas instituições, tendo consultado e informado devidamente o Conselho de Direcção e a Mesa da Assembleia Geral, ambas  do CEMO, venho por este meio informar à sociedade moçambicana, desde a sociedade política à académica, às organizações de sociedade civil, aos orgãos de comunicação social, ao corpo diplomático e principalmente aos parceiros e amigos do CEMO, a minha renúncia do cargo de Presidente do CEMO, devendo o Conselho de Direcção e a Assembleia Geral em breve pronunciar-se sobre a futura Direcção do CEMO.

A título pessoal, continuarei a prestar o meu apoio incondicional aos órgãos do CEMO, na minha qualidade de membro fundador do CEMO.

Aproveito o ensejo para mais uma vez agradecer à todos os que sempre se dignaram em apoiar o CEMO desde a sua fundação. O Vosso apoio é crucial, não só para o CEMO mas para o desenvolvimento integral de Moçambique em todas as vertentes.

Com os melhores cumprimentos.

Maputo, aos 04 de Novembro de 2011

Manuel de Araújo

1 comment:

Anonymous said...

bom exemplo a seguir por todos mocambicanos de valor acrescentado.parabens