Monday 14 November 2011

RAS: Malema suspenso no ANC e expulso da liderança da liga juvenil


Ouvir com webReader
Julius_Malema_RASO COMITÉ disciplinar do ANC anunciou ontem a suspensão por cinco anos do presidente da Liga da Juventude do partido sul-africano, Julius Malema, e a demissão do cargo com efeito imediato, noticiou ontem a agência Lusa, citando o órgão.
Maputo, Sexta-Feira, 11 de Novembro de 2011:: Notícias
Segundo a agência, a decisão, cuja leitura demorou mais de uma hora e meia, dissecou em pormenor o conjunto de acusações instituídas contra Malema e outros seis dirigentes da Liga da Juventude do ANC. O comité considerou Malema culpado de atentar contra o bom nome e a reputação da organização, bem como de actos de indisciplina interna, tais como interromper reuniões da liderança nacional e causar embaraços à política externa do Governo, designadamente quando ameaçou enviar “reforços” para afastar do poder o “Governo do Botswana.
Segundo a decisão, lida pelo presidente do comité disciplinar, Dereck Hannekom, a acusação de atentar contra a reputação e o bom nome do ANC determinou o afastamento de Malema da liderança da juventude e a suspensão do partido por cinco anos.
Decisivo também foi a condenação de Malema em 2010 por criticar publicamente o Presidente Jacob Zuma. A infracção foi sancionada com uma pena suspensa, que seria automaticamente imposta se o arguido reincidisse num prazo de dois anos.
Ausente da leitura da sentença, o líder da Liga da Juventude do ANC pode apelar junto das estruturas competentes do partido, mas para a maioria dos analistas sul-africanos a carreira política de Julius Malema no partido no poder está, na prática, terminada.
De acordo com a Lusa, Malema está actualmente sob investigação da direção geral de contribuições e impostos (SARS) e da unidade policial especializada “The Hawks” por vários crimes, designadamente por aceitar milhões de randes de empresários aos quais terá alegadamente ajudado a ganhar concursos públicos e por alegada fuga ao fisco.

No comments: