Tuesday 18 October 2011

Hoje em Mbuzni: Guebuza e Zuma na homenagem a Samora

OS PRESIDENTES de Moçambique, Armando Emílio Guebuza e da África do Sul, Jacob Zuma, juntam-se hoje aos milhares de moçambicanos e sul africanos que se deslocam às colinas de Mbuzini, em homenagem a Samora Machel, primeiro Presidente de Moçambique independente.



Maputo, Segunda-Feira, 17 de Outubro de 2011:: Notícias

Esta exaltação assinala a passagem dos 25 anos do acidente aéreo de Mbuzini, no qual pereceu Samora Machel, vindo de Mbala, na Zâmbia, em mais uma missão de busca da paz para Moçambique, para a região continental e para o mundo. Com Samora morreram também 33 membros da sua comitiva.

A homenagem ao fundador do Estado moçambicano consistirá na entoação dos hinos nacionais de Moçambique e da África do Sul, seguida da deposição de flores pelos dois estadistas, pela Graça Machel, viúva de Samora Machel, governador da província sul africana de Mpumalanga, familiares dos mártires de Mbuzini, sobreviventes da tragédia de Mbuzini, ministros da Cultura de Moçambique e das Artes e Cultura da África do Sul e outras individualidades.



A seguir serão exibidas várias actividades culturais, antes da leitura dos nomes das vitimas de Mbuzini e das intervenções, primeiro, do ministro sul africano de Artes e Cultura, do representante da família Machel, do Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, do Presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza e por fim do governador de Mpumalanga.



Tratando-se de um evento de dimensão internacional e que envolve um elevado número de participantes e convidados, Moçambique e a África do Sul aprovaram procedimentos migratórios para facilitar a entrada em território sul africano e permitir o acesso ao memoria de Mbuzini. Com efeito, foram definidos dois pontos de entrada em território sul africano. Fronteira de Ressano Garcia para os portadores de passaporte e a entrada de Macuácua, distrito da Namaacha, para os que não dispõem daquele documento.



O ponto mais sublime da passagem dos 25 anos da morte de Samora Machel será marcado por três momentos: o primeiro é o que se realiza hoje em Mbuzini, o segundo é a realização amanha, no Centro Internacional de Conferencias Joaquim Chissano, de um colóquio internacional sobre a vida e obra do Marechal Samora Machel, acto que contará com a presença do Presidente da República, Armando Guebuza, de Chefes de Estados amigos, antigos estadistas, proeminentes figuras ligadas à luta armada de libertação nacional e do continente africano, no seu conjunto, académicos entre outros convidados nacionais e estrangeiros. Já na quinta-feira, dia 19, em plena Praça da Independência, será inaugurado o monumento histórico erguido em memória de Samora. Trata-se de uma estátua de bronze, fabricada na Coreia do Norte, possuindo 12 metros de altura e aproximadamente 12 toneladas de peso. Para esta cerimónia, pelo menos quatro Chefes de Estado e de Governo confirmaram até ontem a sua presença. Trata-se dos presidentes Robert Mugabe, do Zimbabwe, Bingo Wamutarika, do Malawi; Jakaya Kikweti, da Tanzânia e Ian Seretse Kama, do Botswana. A Presidente do Brasil, Dilma Rousself, estará igualmente presente.



•Salomão Muiambo

No comments: