Tuesday 18 October 2011

Coqueiros replantados na Marginal secam por falta de água



O projecto de reposição de coqueiros ao longo da Avenida da Marginal, na cidade do Maputo, poderá estar comprometido, simplesmente porque o Conselho Municipal não dispõe de meios suficientes para a rega das plantas.

Maputo, Segunda-Feira, 17 de Outubro de 2011:: Notícias



O replantio dos coqueiros foi feito pelos trabalhadores do Banco Barclays a 5 de Junho último, por ocasião do Dia Mundial do Ambiente, que se assinala nesta data.

Na ocasião, ficou o compromisso de que as plantas seriam regadas pelo Município, numa complementaridade à iniciativa daquela instituição bancária de replantar os coqueiros que ao longo dos anos cederam à selecção natural e à acção humana.



Porém, de lá a esta parte as plantas não recebem água regularmente, e como resultado muitas delas já secaram e as poucas que ainda resistem poderão ter o mesmo destino.



António Simão, director de Obras e Publicidade a nível do município do Maputo, que responde também pelos jardins e parques, disse ontem ao nosso Jornal que actualmente a edilidade conta apenas com um tractor para rebocar o tanque de água para a rega das plantas, o que dificulta a irrigação de forma sistemática daqueles coqueiros.



Em média, segundo a fonte, uma árvore daquelas precisa, na fase inicial, de 20 litros de água por dia e não tendo-a regularmente devido à falta de meios fica condenada a secar.



Entretanto, criticou a forma como alguns projectos de plantio de árvores são executados na capital, destacando que em muitas das iniciativas as instituições privadas limitam-se em lançar as plantas à terra sem averiguar se a edilidade tem ou não meios para a rega.



O director disse que para além das avarias do único tractor de rega, a sua instituição se debate agora com o roubo de torneiras nos jardins ou praças com sistema de rega próprio, o que embaraça sobremaneira as actividades.



Cada uma das 50 mudas plantadas na marginal custou 2500 meticais disponibilizados por igual número de trabalhadores do Barclays que querem voltar a ver coqueiros nos lugares que já não existiam na marginal.

No comments: