Declaração da Embaixada
dos E.U.A.
Em
resposta a artigos recentes da imprensa sobre a designação pelo Departamento de
Tesouro dos E.U.A. de Mohamed Bachir como um Barão de Drogas, incluindo
informações errôneas sobre o processo, a Embaixada dos E.U.A. gostaria de
reiterar que o Sr. Bachir é um traficante de drogas significativo. O Sr. Bachir
permanece na lista de indivíduos e instituições proibidas de interacção com o
sistema financeiro dos E.U.A. Vários pontos relacionados com o caso justificam
um esclarecimento:
1.
A
Designação de Barão de Drogas tem dois níveis: o nível mais alto, a que o
Sr. Bachir pertence, é reservado para indivíduos e instituiçoes com envolvimento
significativo no tráfico de narcóticos. O segundo nível, com um número maior de
designados, inclui indivíduos e organizações que fornecem, facilitam, recebem
instruções de, ou recebem benefícios significativos de um Barão de Drogas do
Nível 1. Indivíduos do Segundo Nível podem ser retirados após confirmação que
ligações com indivíduos do Nível 1 foram cortados. Durante os dez anos da
existência da lei, os únicos indivíduos retirados de qualquer uma das listas
pertenceram ao Nível 2, depois de terem cortado as ligações com o traficante.
Nenhuma designação do Nível 1 foi alguma vez feita de forma errônea.
Existe uma enorme distinção entre indivíduos do Nivel 1 e do Nível 2.
2.
O
processo para apelar a uma designação do Departamento do Tesouro é claro e
aberto a qualquer pessoa em qualquer uma das listas. Entendemos que o Sr.
Bachir começou com o processo de apelação, e esperamos que ele forneça as
informação solicitada sobre as suas actividades comerciais. Em muitos casos,
designados do Nível 1 não fornecem a informação solicitada porque isso poderia
revelar a verdadeira natureza dos seus negócios. O processo de apelação é o
único mecanismo reconhecido para um Barão de Drogas ser retirado da
lista.
3.
Registamos o apuramento de violações aduaneiras, cambiais e de leis
fiscais, que frequentemente são considerados fortes indicadores de contrabando e
outras actividades ilegais, feitas pela Procuradoria Geral da República. Não
foi surpresa para nós que estas violações tenham sido descobertas, e esperamos
que mais investigações possam apurar o que essas acções ilícitas
escondiam.
4.
Os
Estados Unidos e outras nações estão preocupadas com o
crescente problema de Moçambique de tráfico de drogas. Relatórios e apreensões
recentes destacam a necessidade de tomar esta questão a sério e dedicar recursos
suficientes, e vontade política para acabar com esta prática perniciosa que
ameaça a estabilidade duramente conquistada aqui em Moçambique.
5.
Por uma
questão de política, o governo dos E.U.A. não partilha informação que leva a uma
designação com qualquer governo estrangeiro, e a nossa postura relacionado com o
Sr. Bachir não é exclusiva a Moçambique. Essa política, porém, não deve ser
confundida com falta de informação para fazer uma designação. Temos plena
confiança nos fundamentos para a designação do Sr. Bashir, examinados por sete
agências do governo dos E.U.A.
6.
Cooperamos com Moçambique, numa variedade de áreas, incluindo segurança
marítima, defesa, tráfico de pessoas, saúde e outras iniciativas que fortalecem
a nossa parceria para lidar não só com o tráfico de drogas, mas também outros
desafios transnacionais. Os Estados Unidos valorizam a nossa relação
construtiva e positiva com o governo de Moçambique. Esta designação foi dirigida
a um indivíduo envolvido em actividades corruptas, não a um governo ou
povo.
Maputo, 8 de Setembro de 2011.
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Lido
Zicomo
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