Wednesday, 20 July 2011

A Opiniao de Smokee Riba

O meu Pais em crescimento ou aparentando crescimento?
Por: Smokee Riba
Confesso que ando bastante melancólico com a situação da vivencia dos jovens, que são motores inquestionáveis para desenvolvimento do Pais. Devido a não utilização dos motores (jovens), levou-me a rabiscar alguns pontos para reflexão e quiçá para influenciar os fazedores de politicas e estratégia.
Imagine uma casa feita de caniço e com algumas paredes rebocadas de argila e com tecto de capim, janela com vidro importados da China, porta de alumínio importado em Taiwan. Dentro da casa tem um televisor LCD de 30 polegares, uma cama importada da Malásia, computador Chinês (teclado com caráter chinês). A cozinha feita de capim que esta no quintal tem um fogão da Índia, pratos e talheres de Lisboa deixado pelo Patrão do pai depois da independência. O proprietário da casa tem um blackberry, um carro Dubai Mark II, é funcionário de uma ONG internacional, antes foi do estado contudo pediu férias sem vencimento. Sem rastos de duvidas, há um crescimento na casa e mudanças de vida. Antes, tinha somente os pratos deixados pelo patrão do Pai.
A principal questão é analisar se investimento feito na casa é correto? Chamariam isso da luta contra a pobreza? Todos irão concordar comigo que não. Portando esta é a realidade do nosso Pais.
O Pai deve investir em coisas básicas que por si só impulsionara o crescimento e desenvolvimento econômico. Participei num seminário que o orador disse que foi mal formado e convidou a todos participantes a imaginar os estudantes dos seus estudantes e qual seria o futuro desses? Convido a pensar em todas possíveis respostas. Em relação ao proprietário da casa deveria construir uma casa condigna de alvenaria e não apetrechar a casa de capim, que um dia todo investimento pode desaparecer com simples vendaval. Esse é tipo de investimento que o Pais esta passar. O aumento de carro esta sendo indicador de crescimento e desenvolvimento. Poixa! Isto é indicador de esbanjamento.
Por outro lado, estamos assistir expansão da cidade, sem infra-estruturas básicas tais como estradas, reservas para zona verde (estamos a destruir tudo que é arvore, nem pensamos na nova geração), campo de futebol, mercado, hospital, etc. Os jovens que deveriam assegurar a barra estão aguardando pelos deuses conceder-lhes mecanismos e oportunidades. Os juveniles caíram no abismo do slogan “Curte a vida mano ela é curta”, por isso, nota-se em Moçambique um jovem que dorme na cama made in Malásia dentro de um quarto com paredes verdeadas devido à filtração de água que sai da casa de balho do vizinho, correndo risco de contrair infecções pulmonares.
Jovem com carro de Luxo se alimentado porcamente e toma Green ou black whisky mas nem leite tem para tomar, ignorando totalmente a sua saúde. Por outras palavras nem se preocupa com a saúde para conduzir o luxuoso carro. Se os que deviam dar o rumo estão sem rumo e os jovens? Os jovens ficaram sem senso de poupança e investimento.
Para resolução de muitos problemas que o Pais enfrenta é necessário apostar na educação de qualidade e criar oportunidade para os jovens. Se não mudarem de atitude, assistirão a extinção de jovens na nossa pátria amada. Qual foi o segredo dos Ásia Tiger? Botsuana?

No comments: