Wednesday 20 July 2011

A Opinião de Smokee Riba at sriba@hotmail.com

Governantes Camaleões: Não podem ser assim.
Por: Smokee Riba sriba@hotmail.com
Estava eu deitado na minha cama, apareceu na minha mente à imagem de um camaleão. Levou-me a reviver a minha infância; naquele tempo eu tinha muito medo do camaleão. Os meus amiguinhos quando gritavam “olha o camaleão” eu “zarpava” sem direcção. O recuo na minha infância criou-me curiosidade de perceber o animal camaleão. Sem demoras, pressionei o “On” do meu desk top, e decide navegar na “net”. Descrever um camaleão é complexo, acredito que os biólogos poderão concordar comigo, que nada sei sobre a biologia.
Segundo uma pequena pesquisa que fiz via google; os camaleões são animais diurnos, sem período de maior actividade na manhã, e no final do entardecer. Os camaleões não são caçadores activos e ficam horas imóves, esperando que uma presa passe por eles. Os camaleões vivem suas vidas solitariamente, e são bastante agressivos tendo uma caracteristica impar: mudar de cores de acordo com as condicoes e circunstancias no terreno. A mudança de cor tem um papel fundamental na comunicação, e durante lutas entre camaleões: as cores indicam se o oponente esta assustado ou furioso. Acidentalmente, a mudança de cor pode ajudar na camuflagem do animal. Se estiver entre folhas verdes, ficam verdes, se for amarelo, idem. Os camaleões deslocam-se lentamente. Alguns membros do nosso governo não diferem dos camaleões. Os camaleões conseguem obter grandes resultados, com a sua lentidão. O fracasso deve culpar o homem que destrói o seu meio ambiente. Deixo essa matéria com os cientistas da área. Alguns dirigentes, quando ha uma medida fracassada, culpam o povo de não contribuir com esforços e trabalho, chamando-os de marginais e dementes da pobreza. As decisões tomadas por governantes são de camuflagem, somente para esconderem-se duma situação quando se apercebem de que o povo está furioso ou para mostrar que estao fazendo alguma coisa para resolver o problema do povo. Por exemplo verificamos zig-zagues ou ping-pongs da Cesta básica. Que vergonha seus ministros. Por mim estão todos demitidos. O que dizem é verdade, o nosso governo não tem rumo. Senhor camarada Presidente Guebuza, o povo esta com fome, dizem. (Os jovens) estão a espera do fim do seu mandato! Por mais que tenhas boas intenções para seu povo, o seu governo estão cheio de camaleões. A sua equipa esta cheia de inúteis, beija mãos, lambe-botas, sabotadores e fala-fala.
A presa não conhece a cor exacta do camaleão, do mesmo modo que o povo não conhece a cor exacta do governo. Os nossos dirigentes comportam-se como inquilinos duma casa de aluguer. Quem nunca ouviu dizer, que não se deve investir na casa de aluguer, porque o proprietário aumentara a renda ou apresentara imensas razões para ter a casa de volta? Portanto, os inquilinos nunca fazem investimentos sérios na casa de aluguer, se o fazem é só para garantir um pequeno conforto: pintam as paredes internas, colocam algumas janelas partidas, um tangue da água (que no dia da sua saída levara consigo). Camaradas não podem ser assim. Porque comportarem-se como se estivessem num pais de aluguer, cujo dono tarde ou cedo voltará a terra?. Ate podem ter razão, muitas das decisoes dependem de certa forma de doadores, e os camaradas ficam imoveis, a espera da musica e comando dos doadres. Dançar 'country music', não é fácil, quando passou a vida a dançar makwaela, mapico, chiganda, etc, mas parce que somos camaleos que sao animais propicios para mudar de cor. As eleições vem ai, irão passar um pincel aos olhos do povo?
O meu velho amigo contou-me que, os portugueses, não admitiam que os 'pretos' estudassem para se sentirem inferiores eternamente de modo a que continuassem a ver o branco como superior. Semelhante e não diferentes dos nossos governantes que expandem a educação, mas sem qualidade, para que o povo fique distraído e eles aumentem seu capital financeiro, adquirido das contribuições dos impostos, tornando-se superiores e divinos. Capital financeiro da poder, e ou nao e? A neocolonizacao de 'preto para preto' não tem rosto e e difícil combater. Uma estratégia maligna, mas o povo esta de olho.
Os filhos dos governantea, como provou a entrevista do Ponguane ao ministro da educacao estudam na melhores escolas privadas do pais, ou enta no exterior, enquanto o povo esta por baixo das arvores, sem carteiras, não sabendo escrever nem falar um pouco de português.
Estamos a assistir ao roubo de terras das populações, e a venda de terras, ignorando totalmente a lei e o preceiyuado na Constituicao da Republica. O estado/indivíduos (exemplo Dona Olga e família) estão a distribuir parcelas de terras em Malotane para os jovens poderem construir. Excelentes meus camaradas, mas aconselho a colocarem infra-estruturas básicas, ou reservar espaços para hospitais, campo de futebol, escola, banco, etc. para os filhos do povo!
Os jovens já não são caçadores activos, mas agem como camaleoes! Preferem ficar horas /dias imoveis esperando uma oportunidade, tornando-se agressivos contra outros jovens ou entre si. Pela sobrevivência ficam dias a programarem uma grande burla/ lambiagem. Os dirigentes, por sua vez, usam o sucesso de um jovem e apontam dedos aos que não tem tal 'sucesso' acusando-os de nada fazerem e de possuírem mentes pobres. Seus camaradas não podem ser assim, até dizem que vocês antigos combatentes tem direito a ficar ricos, claro, incluindo vossos filhos, cunhados e vossa rede de corruptos, não esquecendo as cunhadas, amantes e sogras que tornaram-se grandes latifundiárias. Camaradas libertaram o pais dos colonos brancos e tornaram-se colonos pretos. Afinal Nkavandame, o 'burgues' era reaccionario, visionario ou revolucionario?? Quem estava errado, ele ou voces? Da mesma forma que tiraram o colono branco, o povo cansado de tanta fome, humilhação nacionalizara vossos bens, como vocês fizeram com os colonos brancos portugueses. As mansões que estão a construir, os bens que estão a adquirir em detrimento do bem estar do povo serao nacionalizados. Os colonos portugueses, fascistas, burgueses, capitalistas, que os camaradas expulsaram, alguns regressaram a Portugal, outro pararam na África do Sul, Zimbabwe, etc. Quando o povo nacionalizar os vossos bens, onde irão parar seus camaradas?. Serão expulsos da vossa própria terra? Tomem cuidado camaradas, quando o povo tomar poder, estara fora do controle para a sua resolução.
Camaradas! Os níveis de desemprego sao assustadores! Moçambique tem 60% de desempregados enquanto que a Andora tem 0%, o Brazil 8.7%, Macau 3.5%. Nem preciso recorrer aos dados estatísticos. O índice de prostituição nas ruas de Maputo e consumo de álcool, roubos, crimes. Ate posso estar errado com apresentação desses fatores, mas também são alguns indicadores. Os dirigentes, em vez de ficarem com camaleões, inmoves a desenhar estratégias das estratégias, porque não adquirir algumas formula desses países para resolver os problemas do povo. O povo esta cansado de palavreado, aconselho a erradicar como fizeram com o slogan: Decisão tomada, decisão cumprida. A pobreza, é combatida com trabalho, e não com discurso fantoches. E preciso promover riqueza para o povo.
Camaradas não podem ser assim. Lutaram pela justiça, igualdade, e agora vocês estão tornando-se camaleão de verdade! Ladrões do povo.
Agora virou moda justificarem os fracassos com os problemas da conjuntura estrutura e econômicos ou crise econômica. O que tem haver incompetências com conjuntura ou crise econômica? Nem quero imaginar quando a mama Maria da Luz gasta com as suas visitas paralelas do seu esposo Armando Guebuza e donde esse dinheiro sai. Será que essas visitas paralelas servem de preparação para substituir o presidente da republica já que o seu mandato terminara daqui a 2 anos. Assim como a esposas de alguns presidentes se tornaram presidente da republica. E boa iniciativa, há muito trabalho de casa por se fazer. Prefiro nem tratar aqui, sobre a possibilidade do atirador da primeira balinha ao colono português entrar na ponta vermelha.
Ao vosso mando os polícias, não diferente do camaleão agressivo que espera uma presa passar, agridem os filhos do povo. Por exemplo, os trabalhadores da G4S que reivindicam os seus direitos ou seus salários e ajuste de salários magros. Não acreditam o que o povo é capaz para fazer uma viragem radical?
O objetivo fundamentalmente deste escrito é contribuir para o bem-estar da nossa nação, que o seu estado é sempre considerado de bom, com um crescimento econômico estável, mas segundo alguns economistas da praça “na realidade, não há desenvolvimento econômico”, porque “o crescimento que tem ocorrido no país deve-se as ajudas externas e a investimentos estrangeiros em capitais de vulto, que criam poucos postos de trabalho e contribui de forma insignificante para a poupança publica” e agricultura considerada a base do desenvolvimento ainda é praticada em pequenas escala por sector familiar, uma agricultura de subsistência e dependente das chuvas e, sobretudo, a “crescente riqueza do país tem beneficiado sobremaneira uma pequena elite”. O índice da criminalidade tem a crescer apesar de haver grandes esforços de alguns que realmente querem terminar com a criminalidade, mas tudo multiplica-se por zero por envolvimento de alguns agentes criminosos no seio da nossa polícia. Sobre estas questões prefiro não falar, mas quiçá numa outra oportunidade, porque são questões bastante delicadas que prefiro deixar para pessoas com “pilares no lugar” (com argumento de base e cientifico).
Não imaginem os danos psicológicos causados na caça do emprego na capital do Pais. Vários jovens do Rovuma ao Maputo emigram para a capital do Pais de forma a adquirir uma oportunidade que é difícil na sua na cidade, distrito, localidade. O sucesso do filho do vizinho, encoraja todos jovens do bairro a seguir o mesmo rumo-cidade de Maputo. Por isso Maputo esta cheio. Aqui vem contradizer o discurso político que é “jovens nos distritos”. Quem disse que o filho de pobreza não pode sonhar trabalhar no Banco Central e viver no predio de 33 andares? Contudo, os jovens querem estar nas suas províncias, (distrito ou cidade) mas as oportunidades disponível são de certa forma limitadas. O nepotismo, faz-se sentir por todas vertentes no que concerne a oportunidade de emprego para a camada juvenil ou ainda aos recém graduados internamente ou externamente, provocando fuga de cérebro de jovens Moçambicanos. Realmente é preciso ter muita coragem e amar a pátria para deixar uma só oportunidade de estar na diáspora. Por lado, os jovens regressam e arregaçam as mangas para erradicarem a pobreza absoluta em prol da geração vindoura. Não acreditam o que o povo é capaz para fazer uma viragem radical?
Os nossos dirigentes tiveram coragem de dizer nas câmaras, que Maputo não tem problemas de transporte, baseando-se no numero de carros que aumentam nas cidades Moçambicanas. Um deles teve uma boa iniciativa de promover bicicletas, para resolver problemas de transporte. Senhor ministro tem idéia o que é sair de Boane, Goba de bicicleta e chegar ao local de trabalho e ter que limpar a casa e cozinhar para os patrões? Que tal senhor ministério sair de bicicleta para seu serviço todos os dias? Que tal teus filhos pegarem machibombo para escola? Nem machibombo aceitariam muito menos chapa 100 e bicicleta. Somente para clarificar caro senhor ministro, devido a fraca capacidade de transporte urbanos muitos jovens estão amarrados com a banca, porque fizeram empréstimo para adquirirem um dubai. Muito deles já não tem um lar feliz, um sono tranqüilo. Já pode imaginar os porquês. Caros Jovens é melhor serem racionais e investirem em coisas concretas. Não compre carro porque o vizinho ou colega comprou um carro, isso se chama pobreza mental, nesse caso, eles têm razão de insultar mentes pobres.
Os ministérios estão compostos por perigosos, doutores incompetentes, passa-tempo, cunhadas, primos dos chefes, pessoas que se refugiam para garantir a reforma. Excelência presidente da Republica é preciso ganhar coragem e fazer uma reforma total no aparelho de estado e equipar com pessoas competentes e no devido lugar.
Agricultura é base de desenvolvimento, mas experiências nos últimos anos mostram que ainda não existe uma política clara capaz de criar um boom nesse sector. Apesar, de o atual ministro ser da área, mas nos parece que perdeu rumo devido ao tempo que passou a lidar com criminosos e acrescido pela sua arrogância. Nos anos 90, a província de Manica o sector da agricultura floresceu, com o modelo de governarão do ex governador Nhanca “boom foi facilitado pelo governador e sua equipa, que fizeram grandes esforços para reduzir as barreiras para os investimentos. Senhor ministro aproveita algumas boas praticas para o beneficio do povo, em vez de estrangular famílias inocentes. Não acreditam o que o povo é capaz para fazer uma viragem radical? No próximo mandato queremos cavalos-competentes, velozes! Que tal o próximo presidente ter um perfil do Obama? Ou Que tal se fosse Graça Machel? Eneias Comiche? Desculpa-me simpatizantes da MDM, Davis Simango ja mostrou que só compete para limpeza das dunas de chiveve e ser gestor da família, para não falar de Djakama que perdeu totalmente o rumo, tornando-se caranguejo (anda para frente-atras, esquerda e direita), o simbine e jegue voa e voa pelas artérias do Maputo);
Tchao até a proxima

No comments: