Saturday 28 May 2011

CARTA ABERTA AO PCA DA LAM

Exmo Senhor Presidente do Conselho de Administracao da LAM,

Permita-me que use este meio para congratula-lo pela recente nomeacao para o prestigiado cargo de PCA da nossa companhia de bandeira! E certamente momento de orgulho, saber que a nossa companhia nacional passara a ter um PCA a tempo parcial (part-time), apesar dos inumeros problemas que enfrenta! Nada temos contra a sua vida privada, pelo contrario estimulamos aqueles que simultaneamente para alem de docentes em varias universidades, conseguem ser ao mesmo tempo deputados, presidentes de comissoes especialidas, PCAs de empresas publicas e privadas, membros de comites e conselhos locais, regionais, partidarias, nacionais e outras! Um exemplo vivo de empreendedorismo e auto-estima!

Exmo Senhor,

Nao duvidamos da sua competencia, mas como utentes da nossa companhia de bandeira estamos preocupados com os recentes desenvolvimentos na empresa, que apesar de nao terem sido por si criados, acabam afectando a minha vida pessoal, a de membros de nossas familias, a nossos amigos, e no final do dia a todos os utentes que nao por vontade propria, mas por falta de alternativa vem-se forcados a usar os servicos da companhia que V. Excia dirige!

Diziamos nos que nao duvidamos da Vossa competencia, mas preocupam-nos os gravosos atrasos que se tem verificado na empresa e nos surpreende que no acto de celebracao da passagem de mais um aniversario se tenha lancado nos media informacoes que nao me parecem corresponder, na totalidade, a atual imagem que temos da empresa que superintende. Refiro-me aos persistentes atrasos, um dos quais de mais de 14 horas num dos voos no percurso Quelimane-Maputo, so para citar um.

Exmo senhor PCA,

Escrevo-lhe para lhe dizer que estou cansado de chegar a casa as 03, 04, 05 e ate 06 horas da manha! Escrevo em desespero de causa, porque nao vejo da parte da vossa empresa, nem vontade, nem preocupacao e muito manos respeito pelas constantes transtornos porque os utentes passam!

Excia, ao longo dos ultimos 15-21 dias, fomos vitimas privilegiadas da empresa que dirige! Fizemos mais de 10 voos e sem pestanejar lhe asseguro que nenhum saiu a horas, com a excepcao de um que saiu quase a horas, provavelmente porque a bordo estavam os Ministros da Planificacao e Desenvolvimento, da Industria e Comercio e da Cultura, para alem do Vice das Obras Publicas e Habitacao que se dirigiam a Cidade de Quelimane, no ambito da visita famigerada Presidencia Aberta! Tirando esse, Exmo Senhor, todos os outros voos registaram atrasos gravissimos. Nao me venha dizer que foi azar meu!
Pois acho que seis ou dez voos em menos de 21 dias, e uma amostra consideravel estatisticamente falando!

Exmo Senhor, Nao sei se sina da familia ou nao, mas para que nao lhe venham dizer que inventei, contarei singelamente alguns episodios ocorridos, comigo, com membros da minha familia e alguns amigos. Meu irmao que viaja regularmente a cidade da Beira em missao de servico, foi vitima de varios atrasos, tendo algumas vezes chegado a casa depois das tres da manha. Outros membros da minha familia, incluindo meu pai, com mais de 70 anos, foram obrigados a fazer voos que chegaram ao destino cerca das 04.00 da manha, fazendo com que so podesse estar em casa volta das 05.00 da manha, com prejuizos para membros da familia no local da partida do voo, os proprios viajantes e a equipa receptora!!
Outros amigos, reportaram situacoes escandalosas de super atrasos! Mas apesar destes factos, nao vimos nenhuma nota explicativa, nenhum pedido de desculpas formal para alem do habitual 'atrasamos por motivos operacionais´, mesmo quando nos chegam informacoes segundo as quais, numa das vezes uma das 'razoes operacionais' foi o atraso de uma hospideira, por motivos de beleza cabeleireira!

E com este backgroung Exmo Senhor, que custa a acreditar nas estatisticas que nos apresentam, afirmando que o indice de pontualidade no primeiro trimestre foi de mais de 90%! Reconheco que o periodo em apreco diverge daquele que menciono, nao resisti a tentacao de enviar-lhe esta missiva, na esperanca de que seus colaboradores mais proximos, nao estejam a ´atirar-lhe areia para seus olhos´, pintando um quadro roseo da empresa qe dirige, quando nos os utentes que, em principio, deveriamos ter sempre razao, nao temos razao nenhuma, para estarmos felizes com o desempenho da Vossa-nossa empresa.

Caso duvide da nossa intencao, agradeciamos que visitasse a blogsfera, especialmente a facebookosfera para aperceber-se do estado de espirito dos utentes da empresa que dirige!

Exmo Senhor,

Sabemos que a Uniao Europeia baniu a nossa companhia de bandeira de voar no seu espaco aereo - um golpe duro a nossa auto-estima!. Nao teria sido uma ocasiao impar para V. Exia se pronunciar explicando aos seus utentes, o que tera acontecido para que nos colocassem na lista da vergonha de Africa? Nao teria sido uma ocasiao impar para pedir a nossa colaboracao no intuito de juntos resgatarmos a imagem da nossa companhia aerea mor?

E ja agora, acha que o monopolio e salutar para a saude da nossa companhia de bandeira?

Sem outro assunto de momento subscrevo-me,

Manuel de Araujo

1 comment:

Val said...

Assino em baixo. E a comida então? Uma vez viajei duas semanas (dias seguidos) a hora do almoço e só serviram massa (fusilli/parafuso) com atum, bem insosso. E até hoje continuam a servir. Dá a impressão de que antes de servir, lavam bem com agua pra não ficar nenhum sabor. Isso não é certo.

Val