Sunday 29 May 2011

Zambézia vai ter fábrica de montagem de viaturas da marca TATA

Empresários de nacionalidade indiana pretendem instalar uma fábrica de montagem de viaturas da marca Tata, segundo garantiu o ministro da indústria e comércio, Armando Inroga.

Inroga disse ainda que neste momento decorrem negociações em estado muito avançado com respectivos empresários.

Acrescenta que o Governo tem estado a fazer uma reavaliação do potencial para reaproveitar as instalações da indústria têxtil de Mocuba, construída no período pós-independência.

Este projecto tem como objectivo tornar o sonho do primeiro presidente de Moçambique Independente, Samora Machel, que era o de criar a maior indústria do ramo, a nível da África Austral, no nosso país.

De acordo com os dados preliminares da avaliação do “gigante” adormecido em Mocuba, já feito, é possível instalar a referida indústria de montagem de automóveis, tendo em conta que há condições de acesso de energia e água.

As negociações, no sentido de se colocar a fábrica de montagem de viaturas na Zambézia, foram feitas recentemente na viagem que o Chefe do Estado moçambicano, Armando Guebuza, fez a Índia, onde manteve conversações com os empresários da empresa TATA no sentido de avaliarem o potencial das instalações de uma unidade de montagem de viaturas da marca TATA em Moçambique.

“Obviamente que ainda vai ser avaliada a capacidade da infra-estrutura em poder acolher este tipo de unidade industrial, e igualmente vai ser avaliado o tipo de carro, que já está em Moçambique com o ministério da Indústria e comércio para avaliação, para se adequar com as condições do nosso país, e se tudo der certo, será potencialmente uma das indústrias a ser instalada em Mocuba”, disse o ministro, acrescentado que também estão a ser discutidos outros tipos de projectos que poderão ser instalados no espaço da referida infra-estrutura, que outrora pretendeu ser o parque da indústria têxtil de Mocuba.

Questionado sobre a data em que a indústria começará a operar, Armando Inroga disse que há várias fases que deverão ser obedecidas, desde o interessado que já foi identificado, até ao tipo de modelo de viatura, e a TATA já enviou o modelo NANO que neste momento está a ser avaliado pelo ministério da Indústria e comércio.

Depois vai decorrer o período de avaliação da eficácia do tipo de transporte se servirá ou não para Moçambique, e igualmente se é compatível com as nossas estradas ou não, entre outras.

Fonte: RM

1 comment:

Zefanias said...

Mas ya. O sistema quando quer, quer mesmo. Mas Inroga sabe que isso nao vai ser possivel aqui na Zambezia. Mas como foi mandado para falar, que fazer.