Wednesday 6 April 2011

A Opiniao de Falume Chabane: Parabéns Zambézia

A província da Zambézia pode se rigozijar por ter jovens como o António Zefanias que dia-a-dia lutam para tornar aquela região mapeada no panorama mediático nacional e internacional. Parabéns Zambézia pela ocasião ímpar, o vosso jornal completou mil edições. Mil edições em qualquer parte do mundo representa uma obra, quanto mais na Zambézia onde são sobejamente conhecidas as dificuldades por que passam os jovens coordenados por António Zefanias para assegurarem a continuidade da existência do jornal. Pessoalmente acredito no futuro promissor do Diário da Zambézia, sobretudo enquanto persistir a boa vontade do Manuel de Araújo, que não encontro de momento adjectivos para atribuir a sua nobreza nesse tipo de engajamento. O “manuelito” “puto” bastante inteligente e acarrinhado na terra que o viu nascer e não só considere-o patrono do DZ, embora em momento algum tenha registo dessa reivindicação. Foi o Manuel que me apresentou em Quelimane o António Zefanias e me propos ajudar os jovens zambezianos para estabelecer o DZ.E eu disse ok. O Araújo e outros ficaram no Refeba e me ausentei com o Zefanias para elaborar o desenho do jornal e ajudar a compor a edição que sairia no dia seguinte. Por isso me sinto parte do jornal e agradeço a oportunidade que me foi dada para assim o merecer. Obrigado Manuel de Araújo, obrigado António Zefanias, por terem confiado em mim aquela missão. Resta apelar aos demais zambezianos para se juntarem a esta causa. Basta de consumir o que é dos outros. Apostem no DZ, assinem o DZ, anunciem no DZ, invistam no DZ, afinal só voces e mais ninguém devem assegurar a continuidade do Diário da Zambézia. O DZ não é de António Zefanias, do Manuel do Araújo muito menos de Falume Chabane, é sim de todos zambezianos. Se não fizerem isso vos digo a admiração que o “mundo” tem pelo vosso orgulho cairá, não convencereis mais quando deixarem cair o vosso próprio jornal, a vossa voz. Ao Hélder Muteia, um dos grandes embaixadores da zambézia, tome nota disso. Termino reiterando parabéns a todos zambezianos, o vosso jornal atingiu mil edições.(X) Falume Chabane

No comments: