Tuesday 15 March 2011

13 moçambicanos recuperados na Índia já operavam como piratas

Desconhece-se o paradeiro dos outros moçambicanos, espanhóis e indonésios que estavam no pesqueiro da PESCAMAR quando foram sequestrados a 20 milhas do Bazaruto, a 27 de Dezembro de 2010, por piratas somalis.

Maputo (Canalmoz) - A embarcação ao serviço da PESCAMAR, “Vega-5”, sequestrada a 27 de Dezembro de 2011, na província de Sofala, foi resgatada no mar arábico, a 600 milhas náuticas a oeste da costa da Índia. A bordo, encontravam-se 74 pessoas, dentre as quais 13 moçambicanos tripulantes da embarcação. Os compatriotas eram forçados a actuar como piratas. No dia do sequestro, no “Vega-5”, estavam 24 cidadãos, dos quais 19 moçambicanos, três indonésios e dois espanhóis. Neste momento, não se sabe ao certo quais os que foram encontrados na embarcação pela Marinha de Guerra da Índia, que dirigiu a operação de captura do “VEGA 5”.

O ministro das Pescas, Victor Borges, disse ontem em Maputo, em conferência de Imprensa que tudo começou quando uma embarcação denominada “MV Vancouver Bridge”, que navegava no mar arábico, enviou um alerta a uma base da marinha indiana referindo que a mesma estava sob um ataque de piratas que se faziam transportar num barco denominado “VEGA 5”.
“A marinha da Índia confirmou a libertação do pesqueiro ‘VEGA-5’, de bandeira moçambicana. Mas ainda, parte dos 24 tripulantes, entre eles dois espanhóis e alguns moçambicanos, continua desaparecida”, disse Borges, citando as autoridades indianas.

Segundo explicou o governante moçambicano, uma avioneta militar seguiu em socorro da embarcação “MV Vancouver Bridge” e quando os piratas se aperceberam da perseguição, empreenderam a fuga, mas, sem sucesso. Acabaram capturados.

“Da Marinha de Guerra da Índia, soubemos que o “VEGA-5” está a ser escoltado para o Porto de Mombai com os 13 tripulantes resgatados e os 61 piratas a bordo do navio da marinha Indiana”, disse o ministro das Pescas moçambicano.

Onze tripulantes em parte incerta

Num outro desenvolvimento, Victor Borges disse que ainda escasseiam informações sobre os restantes onze tripulantes do grupo de 24 que seguia no “VEGA-5”, no momento do sequestro a 20 milhas do Arquipélago do Bazaruto, a 27 de Dezembro de 2010.
“Decorrem diligências junto da embaixada de Moçambique na Índia e com as autoridades relevantes daquele país, para a identificação dos tripulantes do “VEGA-5”. “Quando atracar no Porto de Mombai encetaremos posteriormente diligências para o seu repatriamento”, disse Borges afirmando que com a chegada do primeiro grupo será possível saber onde é que estão os outros membros da tripulação.

O ministro das Pescas disse também que a nível do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, estão a ser feitos esforços no sentido de destacar uma comitiva da Embaixada de Moçambique na Índia, para o Porto de Mombai, a fim de receber os moçambicanos e com eles trocarem as primeiras impressões.
“Coordenamos acções para que os tripulantes sejam repatriados”, disse afastando a hipótese de existir um futuro resgate que envolva troca por valores monetários.

Troca de tiros

Segundo a informação da embaixada moçambicana na Índia, não há detalhes sobre os resultados do tiroteio havido entre os piratas e a marinha indiana. Nem é conhecido o estado de saúde dos resgatados.
Sobre o futuro dos tripulantes moçambicanos depois de repatriamento, o ministro disse: “Neste momento estamos preocupados em resgatar os nossos compatriotas, o resto veremos quando eles chegarem”.
O Bureau Marítimo Internacional (IMB) refere que os piratas da Somália detiveram, até 27 de Dezembro de 2010, 31 embarcações de diversas de vários países e mantêm reféns cerca de 700 pessoas.

O que noticiou a Voz da América

Entretanto sobre o mesmo assunto a Voz da América disse que foram fuzileiros da marinha de guerra indiana que resgataram um barco de pesca moçambicano.
A emissora confirma que o barco estava ser usado como plataforma para outros ataques piratas e 61pessoas foram encontradas pelos fuzileiros a bordo, sendo 13 moçambicanos.
A VOA disse também que a ministra dos Negócios Estrangeiros espanhola afirmou ontem que estão bem os dois tripulantes espanhóis que estavam no ‘VEGA 5’ quando foi sequestrado em Moçambique a 27 de Dezembro de 2010, mas a ministra não especificou se os espanhóis se encontram entre os tripulantes resgatados na Índia.
A ministra espanhola disse que o governo espanhol tenciona continuar a usar de toda a discrição neste caso
Após o seu sequestro por piratas o navio foi levado para a Somália e tudo indica que estava agora ser usado pelos piratas como plataforma para ataques a outros navios, confirmou a Voz da América que ainda disse que “os fuzileiros indianos capturaram também diverso armamento a bordo” do ‘VEGA 5’. (Cláudio Saúte)

No comments: