Thursday 6 January 2011

Muratho wa Zambezi: Novo Ano, Calcas (Saias) Novas! Queremos a nossa praia de volta!

Estamos em 2010! Um novo ano que sem duvidas nos traz novos desafios! E porque desafios sao desafios precisamos de novas formas e estrategias para enfrenta-los e quica, Calcas Novas (saias)!

Passei o revillion, como dizem os meus amigos parisienses na Praia de Zalala, na Cidade de Quelimane. Minto. A Praia de Zalala ha muito que nao faz parte da Cidade de Quelimane. A nossa praia foi-nos roubada e para meu espanto nao ouvi ninguem migir! Nem sequer um unico assobio malandro para reclamar um roubo feito a luz do dia! Um roubo que na idade media teria originado guerras sangrentas entre condados do tipo portucalensis e o Reino da ...

Deixemo-nos de europeices. Dizia eu que a Praia de Zalala foi sorrateiramente roubada da Cidade de Quelimane e anexada ao distrito de Nicoadala. Se a memoria nao me trai, e ja que estou exilado nestas paragens sem o meu acervo bibliografico para aferir os dados como mandam as regras, parece ter sido uma tramulha engendrada por dois amigos meus. O Gamito, na altura Ministro da Administracao Estatal e o Chomera, na altura Governador da Zambezia, que depois quem sabe se nao foi gracas a este roubo ao povo quelimanensis, foi promovido primeiro a ministro da administracao estatal e agora e o numero dois da nossa casa do povo! A estes dois amigos hoje com assento parlamentar peco-lhes singelamente um favor! Devolvam-nos a nossa praia!


Para ser mais preciso, passei o revellion em Supinho, a cerca de 10 kms da famosa praia de Zalala. Convidei alguns amigos, amigos de verdade, escolhidos a dedo para uma noite de reflexao sobre o ano que transitava e porque nao sobre o ano que inicia!

Como nao deixaria de ser, falamos da economia, da politica, dos wikileaks, da cultura, da comunicacao, da juventude, do papel da juventude, dos intelectuais, das mulheres, do governo, das ONG's enfim, uma verdadeira radiografia daquilo que foram os ultimos 365 dias. E a proposito do wikileaks foi para mim superbo, comentar o caso wikileaks para a BBC a partir de Supinho, colocando sem margem de duvidas Supinho na rota da globalizacao!

E como sempre faco no inicio do ano, assumo dentre varios, dois desafios. E desta vez, para desgraca dos que nao gostam dos meus artigos e claro a correspondente alegria dos que adoram minha violencia verbal (ou como diz o meu amigo Papacheco (A minha falta de higiene verbal) decidi voltar a escrever, com todas as consequencias que isso representa, so que desta vez, esse compromisso nao vem so.


A segunda decisao tem a ver, e ja vejo o amigo leitor com agua na boca, com a minha situacao de 'exilado'. Em 1989, terminada a 12a classe, sai desta pacata cidade, de calcoes ganga e uma mala de madeira, com destino a Maputo.

Lembro-me das lagrimas da minha avo, Victoria, vendo seu primeiro neto escapulir-se do seu controlo umbilical e caminhar so pelo mundo fora! Para ela era a repeticao de uma historia tragicomica que acontecera nos anos 1973, quando seu unico filho varao, Paulo Mario Alculete, depois de se ter escapulido do seminario despediu0se da casa maternal primeiro com destino a Tete alegadamente para trabalhar na 'Casa Angonia' mas cujo destino final seria Nachingweia onde se juntaria aos combatentes da libertacao nacional. Filho esse que so voltaria a ver 2 vezes nos anos subsequentes!

Mas isso e outra estoria que um dia contaremos. Dizia eu que sai de calcoes de ganga, mala de madeira e uma alcofa (cesto feito de palha) com destino a Maputo, porque como dizia a Vovo Mulher, com orgulho subtil 'ja nao havia mais escola na provincia para o meu neto'!

Portanto, sai com a missao bem clara: Estudar. E apesar dessa missao ter durado mais de 20 anos, com o termino de varios graus academicos em Mocambique, no Zimbabwe e no Reino Unido da Gra-Bretanha e Irlanda do Norte, acho logico que volte a casa, depois de ter cumprido com a missao que me levou a abandonar a minha cidade e poder dizer ajoelhar na campa 'Vovo Victoria' e dizer: Vovo, Missao cumprida, ja nao ha mais escola no mundo para o teu neto'!

Pelo que caros leitores a segunda decisao foi fixar a minha residencia oficial na Zambezia!

Voltar a escrever e assumir a Zambezia como minha residencia primaria na placa giratoria que e o mundo globalizado sao duas missoes a que me proponho.

Com isso resolvo dois problemas (que sao os dois meus maiores prazeres) com um so tiro. Escrever e voltar a casa!

Nos dias de hoje a pergunta mais dificil que enfrentava tinha a ver com a minha residencia oficial.

Sempre que me perguntavam, onde e que residia, ficava cabisbaixo nao sabendo ao certo se resido em Supinho, em Quelimane, em Maputo, em Norwich, em Londres ou em Washington. O que acontece e que passo uma temporada em cada um desses locais, por razoes profissionais, academicas e porque nao, algumas ludicas, tendo consequentemente alguns direitos e porque nao deveres como pagar taxas e os impostos devidos em cada um desses locais. Dai que me considere cidadao do mundo ou se quiserem cidadao globalizado!.

Dai que ate 31 de Dezembro de 2010 considerava o planeta terra, como a minha residencia oficial. Mas isso criava problemas para alguns dos meus compatriotas que nao entendiam como era possivel tomar o pequeno almoco em Zalala/Supinho, almocar em Quelimane, jantar no Maputo, e tomar o pequeno almoco em Londres!

Mas depois de muita reflexao e para facilitar a vida aos meus amigos e concidadaos,depois de alguns ensaios meio falhados, decidi que a partir de 1 de Janeiro 2011, passo a ser residente e municipe exclusivo da cidade que me viu nascer, a ex-Cidade de Quelimane, com domicilio na Avenida da Liberdade Numero 288, usando a Caixa Postal 228 e os numeros 829862000, 824990350 e 8453323397. Email alculete@yahoo.com ou alculete@yahoo.com

Portanto meus senhores e minhas senhores, ja nao valem as desculpas segundo as quais nao me convidaram para A ou B porque nao sabiam onde resido! Esse problema esta tecnicamente resolvido! (Estou a ver algumas festas dos meus alunos algures! Nao me entendam mal, continuarei com os meus compromissos academicos e quica a leccionar seja em Quelimane, Maputo, Norwich, Londres e pelo mundo fora! Afinal de contas estamos ou nao num mundo globalizado?!

E como mandam as regras de boas maneiras, fiz questao de informar as autoridades competentes desde A Sua Excia o Regulo, passando pelo Chefe de 10 casas, do Quarteirao, do Secretario do Bairro, Chefe do Circulo, da Localidade, do Posto Administrativo, do Conselho Municipal e quica do number one provincial!

Como dizem os meus amigos la nas terras de sua majestade, portanto estamos quites!

Para ja, aceito convites para as 'Quintas a Noite no Africa', as 'Sextadas no Sheik e no Havana ou Coconuts', desde que devidamente acompanhados dos respectivos bilhetes de passagem, merecidamente disponibilizados baratamente pela nossa Late And Maybe (LAM)!

E mais nao disse!

Estao pois todos convidados a um mergulho nas calidas aguas da Praia de Zalala/Supinho!

Manuel de Araujo

2 comments:

dino.foi@gmail.com said...

Voce pah!! hahahahaha. Bem tomada a decisao.

Anonymous said...

Tomamos conhecimento, senhor.
Sergio Braz