Friday 26 March 2010

Frelimo analisa eleições e programa do Governo


ESCOLA Central da Frelimo, na cidade da Matola, província do Maputo, acolhe hoje a IV Sessão Extraordinária do Comité Central destinada a fazer o balanço da participação do partido nas eleições gerais – presidenciais e legislativas – e das assembleias provinciais de 28 de Outubro de 2009 e análise da proposta do programa quinquenal do Governo. Maputo, Sexta-Feira, 26 de Março de 2010:: Notícias

Trata-se, segundo o secretário do Comité Central para a Mobilização e Propaganda, Edson Macuácua, de um mini-congresso da formação política no poder, a ser dirigido pelo presidente do partido, Armando Emílio Guebuza, e ao qual vão tomar parte cerca de mil “camaradas”, entre os membros do órgão e convidados. Destacam-se entre os convidados os membros do Governo, vice-ministros, deputados da Assembleia da República, membros das brigadas centrais destacadas às províncias, membros do Secretariado do Comité Central, governadores provinciais, colaboradores do Secretariado do Comité Central, entre outros quadros.

Edson Macuácua afirmou que a IV Sessão Extraordinária do Comité Central vai marcar o fim do exercício participativo de análise do processo eleitoral iniciado pelos diversos órgãos do partido. Disse que existem desafios a superar nos próximos pleitos eleitorais, tendo em conta a necessidade de o partido aprimorar cada vez mais a sua eficiência e eficácia.

Para o secretário do Comité Central para a Mobilização e Propaganda, o processo eleitoral de 2009 foi histórico, pois o Partido Frelimo e o seu candidato presidencial, Armando Guebuza, venceram as eleições de 28 de Outubro com maioria qualificada. Reafirmou que para a formação política no poder vencer as eleições não é um fim, mas sim o início e o meio da renovação da legitimidade democrática para que a Frelimo lidere a luta contra a pobreza.

O partido no poder considera que a vitória alcançada nas eleições presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais traduz de forma inequívoca o elevado nível de confiança que o povo deposita na Frelimo.

O programa quinquenal do Governo, segundo Edson Macuácua, concretiza a visão e a missão do partido Frelimo no presente mandato. O programa deve traduzir os cinco pilares do compromisso do partido apresentados no manifesto eleitoral, nomeadamente o reforço da unidade nacional, da paz e da democracia, o combate à pobreza e a promoção da cultura de trabalho, a promoção da boa governação e da cultura de prestação de contas, a consolidação da soberania nacional e o reforço da cooperação internacional.

Espera-se que os membros do Comité Central dêem importantes contribuições e subsídios para que o programa quinquenal do Governo seja um instrumento que materializa as promessas eleitorais do partido no poder.

No comments: