Thursday 18 February 2010

Na cidade da Matola

Desconhecidos raptam dois menores e exigem 115 mil meticais para resgate

Maputo (Canalmoz) – Quando o “negócio” de raptos parecia estar a desaparecer, depois de no ano passado ter atingido o pico, eis que novas notícias sobre raptos de crianças voltam a circular no País. Durante a semana passada falou-se de rapto de uma criança na cidade de Nampula, e ontem a Polícia da República de Moçambique, na província de Maputo, informa que duas crianças da mesma família, tinham sido raptadas por desconhecidos, e só foram libertadas após o pagamento de 115 mil meticais, valor exigidos pelos raptores de resgate.
Esta situação pode alarmar os pais e encarregados de educação, neste momento de reinício do ano lectivo, dado que a maioria dos raptos acontece nas escolas, ou nas suas imediações.
De acordo com Simiana Fondo, oficial da imprensa do Comando da PRM na Província de Maputo, o caso deu-se no dia 12 do corrente mês mês, no município da Matola, concretamente em Malhampsene, quando as duas crianças voltando da escola foram surpreendidas pelos indivíduos que as levaram e contactaram de seguida os familiares das mesmas para pedir o resgate, no valor referido.
A fonte policial não quis revelar a identidade das menores raptadas, nem da respectiva família, no entanto, explicou que o valor foi pago pelos pais, e o acto de entrega foi da responsabilidade destes, sem envolver a Polícia.
O acto do pagamento do resgate deu-se na paragem terminal de transportes semi-colectivos de Malhampsene, segundo a Polícia.
“A Polícia foi informada sobre o rapto”, mas diz que “os pais dos menores preferiram pagar o resgate”.
Segundo a Policia, a corporação prossegue com a investigação para neutralizar os raptores. Entretanto diz acreditar que os indivíduos que raptaram os menores, fazem parte da família das vítimas.

Agudização da criminalidade no Distrito de Marracuene
Ainda na província de Maputo, concretamente no distrito de Marracuene, houve outro rapto mas sem as mesmas consequências. Desta vez tratou-se, segundo a Policia, de uma senhora, que sofreu um assalto na sua residência, onde se encontrava a dormir com seu marido. Foi levada pelos meliantes, à força. Mais tarde a libertarem longe da sua residência.
Ainda de acordo com Simiana Fondo, indivíduos desconhecidos, estavam munidos de armas de fogo do tipo pistola, tendo roubado uma viatura de marca KIA, com a chapa de inscrição MMH 30-47, dois telefones celulares, e amarrado o proprietário da casa. Acto continuo raptaram a senhora.
Falando das ocorrências criminais da última semana, ainda no distrito de Marracuene, a fonte policial refere que outro grupo de malfeitores munido de armas de fogo do tipo pistola, fazendo-se transportar numa viatura cuja matrícula não foi apurada, interceptou uma outra viatura que seguia em direcção a Maputo, vindo da Beira, e assaltaram os seus ocupantes, tendo roubado 1 computador portátil, três telemóveis, 7 quilos de ouro, e 355 mil meticais em dinheiro.
Falando à nossa reportagem, a fonte do comando provincial da PRM disse que as vítimas deste assalto são indivíduos de proveniência duvidosa, que depois da ocorrência submeteram queixa junto do Comando Distrital da PRM de Marracuene e inverteram a marcha da sua viagem, voltando para Beira.
A fonte disse ainda que a Policia acredita que trata-se de um único complot de indivíduos, entre assaltantes e vítimas, em que todos estariam numa acção de conspiração, sendo todos eles malfeitores. No entanto, a Polícia não conseguiu neutralizar nem os assaltantes, nem os assaltados, para seguir as pistas que consubstanciem as suas suspeitas.

(António Frades)