Thursday 18 February 2010

EDM esclarece o que mudou quanto a taxas para a agricultura




Maputo (Canalmoz) – A partir de 1 de Março do ano em curso, os clientes da empresa Electricidade de Moçambique (EDM) que usam energia eléctrica em sistemas de irrigação para produção de alimentos, passarão a beneficiar de redução na taxa de potência de acordo com o uso real que façam da potência instalada. Tal medida já foi anunciado na última terça-feira pelo porta-voz do Conselho de Ministros e foi ontem reconfirmada pela EDM.
Trata-se de uma medida política que visa reactivar os regadios nacionais e operacionalizar a implementação da chamada Revolução Verde. Como foi referido pretende-se com ela estimular a produção e reduzir os efeitos da seca.
José Buque, director comercial da EDM, explica que actualmente entre os seus clientes que usam sistemas de rega há os que da potência contratada não usam nem sequer um terço. “Agora os produtores terão apenas de pagar a energia consumida e não na base da potência contratada”, frizou.
José Buque explica igualmente que para fazer face a essa redução o Governo incumbiu a EDM de substituir os Postos de Transformação (PTs) sobredimensionados, até no início da campanha agrícola de 2011/12. “Deverão ser montados PTs que tenham um uso adequado às reais necessidades de consumo da energia eléctrica pelos beneficiários de sistemas de irrigação destinados à produção de comida”, disse José Buque.
José Buque explicou que com a redução da taxa de potência haverá incentivos para que os agricultores passem a usar electrobombas. “Haverá também redução de custos de produção, redução de dependência do mercado externo e crescimento do mercado agrário”.
A decisão de redução de tarifas de energia eléctrica para os agricultores foi tomada na 4ª sessão Ordinária do Conselho de Ministros.

(Emildo Sambo)