Tuesday 26 January 2010

A Opiniao de Aliamisse Mundulai sobre a destruicao do Cine Teatro Aguia!

Eu gostaria de comentar sobre a foto da destruicao do cinema Aguia em Quelimane. Ela illustra nao so o estagio de abandono que tem se submetido as infraestructuras sociais, economicas do pais, mas em particular da provincia da Zambezia. De facto o estado de decandencia da infrastructura na Zambezia e muito alarmante. Um vista rapida ao patrimonio imobiliario de Quelimane parece sugerir que na altura da independencia nos ganhamos a liberdade politica mas os colonos levaram consigo ate os pintores que antes pintavam as suas casas e patrimonio imobiliario publico. As casas estam a cair, lentamente. As estradas estao esburacadas de tal maneira que o Presidente do Municipio ja declarou, de uma forma pungente e laconica, e ditactorial, que o cidadao de Quelimane nao merece ter um servico de transporte publico, vai ter que andar de bicicleta! Ele, um homem so, sem consultar ninguem, ja decidiu o que os volta de 600,000 cidadaos de Quelimane devem andar de bicicleta. No lugar de preparar uma peticao para o governo provincial e central e por os outros cidadaos de Quelimane a assinar a reclamar a manutencao imediata da estradas da cidade ele prefer ditar a todos cidadaos de Quelimane um modo de vida. No lugar do patrimonio construido no tempo colonial, segundo estetica e padroes de arquitectura de niveis mundiais, esta a construir alpendres e instalacoes de padroes muito baixos, de construcao precaria, e chamam escolas, universidades, hospitais, clinicas, quando na verdade so sao alpendres. Isto nao so mostra que existe pouca preocupacao e visao na lideranca do pais e da provincia em promover a manutencao da infraestructura social e economica para o desenvolvimento da provincia. Eu nao como se pode falar de desenvolvimento sem falar da construcao de infrastructuras sociais e economicas, e nao se pode falar de construcao de infraestructuras sociais e economicas sem falar da sua preservacao e manutencao continua.

Nao so a destruciao do cinema Aguia traz um dom de piedade para quem viu o cinema Aguia como um simbolo social e cultural de Quelimane, mas exemplifica o estado de abandono em que estao submetidas agumas infrastructuras sociais e economicas em Quelimane, na Zambezia e em Mocambique. Eu a poucos meses atras vi, por exemplo, uma outra foto de Quelimane muito triste. A foto mostrava pessoas a removerem a linha de ferrea ou de comboio de Quelimane para supostamente ser vendida como sucata de metal na China ou India! Ora, a linha ferrea e propriedade dos Caminhos de Ferro de Mocambique. E deficil perceber como, mais de 17 anos do fim da Guerra os Caminhos de Ferro de Mocambique nao fizeram nada para rehabilitar a Linha ferrea de Quelimane e nao estao a fazer nada para evitarem a destruicao completa da linha ferrea. Isto significa que os dirigentes dos Caminhos de ferro de Mocambique nao comecaram a pensar com por a funcionar esta linha ferrea, que apesar de ser insignificante em termos de distancia que cobre, e muito significante em termos economicos para a provincia da Zambezia. A linha liga directa ou indirectamente a capital provincial com uma grande parte dos distritos do interior da Zambezia, muito ricos em productos agricolas e mineiros (Nicoadala, Namacurra, Mocuba, Gile, Namarroi, Lugela, Gurue, Alto Molocue e Milange) e podia servir de ponto de ligacao com o Malawi e a provincia de Nampula. Deste modo, a linha ferrea de Quelimane tem uma importancia economica consideravel. Mas tambem significa que os dirigentes da provincia nao tem feito nehuma pressao politica para que a linha ferrea de Quelimane seja rehabilitada e entre em pleno funcionamento para o escoamento de productos agricolas e de passageiros.

Mas a destruciao nao para so no Cinema Aguia, na estacao de comboio e na linha ferrea, mas olhem ao vosso redor. Onde esta a FAI, por exemplo? Antes a FAI era um centro de entretenimento em Quelimane, com casas que tinhas suas propias esculturas esculpidas a recado. Hoje onde esta?

Dai que a destrucicao do cinema Aguia nao esta isolada da destruicao que se tem submetiod ao pais, que tem sido feita por politicas de governancao mediocres, por dirigentes sem visao politica e economica, por dirigentes que nao tem conhecimentos suficientes de gestao, mas estao a gerir enormes provincias ou o pais todo! Enquanto isto o cidadao Mocambicano esta calado e a ficar cada vez mais pobre.

Eu tenho visto os discursos nojentos e cheios de mentiras dos politicos Mocambicanos! Eu nao sei como um dirigente num pais como Mocambique pode ficar a cantar "combate a pobreza" em cada discurso politico que faz, sem vergonha! Como se vai combater a pobreza em Mocambique, com discursos politiocos? Que programas sociais, economicos e legais se estabeleceram com vista a colmatar estas incidencias de pobreza? E como um Presidente do pais mais pobre do mundo pensa que vai eleiminar a pobreza, quando a pobreza ate existe mesmo nos paises mais desenvolvidos do mundo como o Canada, os Estados Unidos da America, a Inglaterra, a Franca e a Alemanha, onde existe volta de 10% a 20% pr cento de pobreza no seio da populacao, apesar que estatiscamente os paises serem considerados ricos? Como eliminar a pobreza num pais em que 75% dos cidadaos sao analfabetos ou semi analfabetos, e o indice de desemprego esta a cima de 50% em Maputo e 85% no resto do pais? Como se elimina a pobreza num pais que depende em 65% por cento de contribuicoes estrangeiras para o seu orcamento do governo, o que significa que o governo do pais depende de outros paises do estrangeiro para funcionar?

Mas e neste pais que o Presidente, em violacao flagrante da Lei do Orcamento do Estado, ordenou a transferencia de dinheiro do errario publico para sustentar projectos economicos privados e de providencia duvidosa, nos distritos. E neste pais em que os distritos carecem muito de infraestructuras publicas (escolas, bibliotecas, museus, hospitais, tribunais, estacoes policiais, bombeiros, cadeias, estradas, pontes...) que o Presidente deu ordens specificas que o dinheiro do errario publico nao podia ser usado para a contrucao de infraestructuras publicas nos distritos! A mediad foi tomada pelo Presidente, nao ouve deabte publico sobre a medida, o parlamento do pais nao passou nenhuma lei para ratificar esta medida. E neste pais que esta decisao escandalosa foi tomada e ninguem, incluindo a oposicao politica, reclamou! Quanto dinheiro do errario publico se perdeu neste exercicio de experimentacao politica, que no meu ponto de vista, so tinha o objectivo de garantir a re-eleicao do partido no poder. Nao admira que na primeira reuniao do Conselho de Ministros logo apos as ultimas eleicoes tentaram tomar medidas para rectificar os erros cometidos na applicao desta medida politica de desvio de fundos do errario publico para sustentar fins privados e comprar simpatias politicas! Mas nao sera que e tarde demais? E quando dinheiro se gastou neste exercicio?

E neste pais que o governo prefere dar subsidios de gasolina aos transportadores privados do que investir na construcao de infraestructuras de transporte publico. Nao se fala, por exemplo, na necessidade de construir uma rede de comboio rapido e leve na orla da cidade cpaital, como forma de providenciar accesso ao transporte publico ao cidadao, mas o dinheiro do errario publico esta a ser usado para subsidiar empresas privadas!

Enfim, a destruicao do cinema Aguia em Quelimane e o sinonimo daquilo que Mocambique, como pais, se tornou nos ultimos tempos. Um pais em que os Mocambicanos nao sonham em fazer coisas melhores e maiores, em preservar o seu passado e construir o futuro, mas um pais onde os Mocambicanos ficam sentados indignados e morrendo silenciosamente.

Um abraco,

Aliamisse

No comments: