Wednesday 20 January 2010

DE VOLTA A LONDRES e uns recados ao Mano Soares Nhaca!!

Depois de quase tres meses regresso a minha segunda cidade (favorita), claro depois da de Quelimane! Sai de Londres a 12 de Outubro para Maputo e pouco depois sai para os EUA. Regressei a Maputo, para depois seguir as Ilhas Mauricias que visitava pela primeira vez! Passei todo o mes de Dezembro 2009 e parte de Janeiro entre Maputo e Quelimane de onde regressei a escassos dias para rumar de volta a Londres! Minto, em Dezembro fui a Cimeira de Copenhaga! De facto o ano passado foi meio duro para mim! A agenda academica, as agendas parlamentares, nacionais, provinciais, regionais e locais se degladiavam incessantemente! E o meu franzinho corpo e que pagaram o preco! dai as merecidas ferias nas tepidas aguas da praia de Zalala!

Confesso que apesar de ter adorado Zalala, morri de saudades de Londres! o frio, esse amigo inseparavel e inspirador academico fazia ja falta! Sai de Quelimane com a temperatura avaliada em 35 graus. A mesma que a de Maputo! Alias ontem tres cidades competiam: Tete, Quelimane e Maputo cidade! Todas com 35 graus centrigrados! e com 35 graus nao ha cerveja que resista e nao ha academia que se faca! E como companhia nao falta, a minha produtividade esta sempre muito perto do zero!

Em contraste Londres, continua fresquinha, apetitiva e inspiradora com os seus quatro graus! E como sempre as conferencias academicas nao ficam para tras. Por exemplo, amanha comeca uma conferencia na Universidade de Manchester, sobre O Impacto da Crise Mundial na Europa, Asia, Africa, com oradores de craveira que nao da para perder.

Confesso que tive saudades da chuva intermitente Londrinha, que deve fazer inveja a minha mae, que nao se farta de bradar aos ceus, pois este ano nao esta a chover em Quelimane, e nao so! Ao longo da estrada nacional numero um, constatei que o fenomeno seca e uma constante pelo menos desde Quelimane ate a Maputo!

O arroz semeado nao germina e se germina seca a olhos vistos! Os mal falantes dizem que Deus nao esta feliz com a Guebuzocracia por isso nao manda a chuva! Que mentira grossa!

Ao fazer o trajecto Domela-Ceramica-Musselo, lembrei-me do meu amigo Muteia e das varias promessas feitas por varios ministros da agricultura. Promessas essas que garantiam que ja havia dinheiro para a reabilitacao do regadio de musselo! So que nem agua vai e nem agua vem! Os camponeses esses miseros residentes continuam cavando a terra com enxadas de cabo curto, e esperam que Deus lhes de a chuva!

Quando esta nao cai, vao se degolando e como diz o Juiz Langa tenho uma serie de processos ligados a linchamentos por causa da chuva! Infelizmente para uns e felizmente para outros parece que o nosso codico penal (me desculpem se estiver a meter a minha foice em seara alheia, e me corrijam por favor) nao preve essa tipologia de crime! Ou preve? Linchamento por suspeita de travar a chuva!

Dizia eu que as nossas autoridades como sempre no lugar de resolverem o probla entretem-se com os sintomas! Quando matam alguem por suspeita de parar a cuva a resposta mais comum e o envio de uma unidade policial para prender o 'malfeitor'! nao da para perceber que o problema se resolve com a instalacao de um ou mais regadios? Que por mais belos discursos que o presidente da republica faca sobre revolucao verde, nada se esverdeara com enxadas de cabo curto, sem mecanizacao agricola, sem investigacao e melhoria de sementes, sem extensionistas agricolas e sem acesso a agua para irrigacao? Presisamos de ter PhD's para descobrir essa formula basica?

Tera o mano Nhaca a energia necessaria para levar a cabo esta revolucao? Conseguira travar o exodo de quadros que se seguiu a sangria Muteiana no Ministerio da Agricultura? E antes que me esqueca mano Nhaca por favor nao se esqueca dos camponeses do ex-regadio do Musselo!

e ja para terminar, porque nao desabafar e dizer a verdade? Eu preferia ver o mano Nhaca como governador da Zambezia! Mas como o dono do gado decidiu, ca estamos para ver e crer!

E mais nao disse,

MA

No comments: