Thursday 28 January 2010

Cólera na província da Zambézia já fez cerca de 177 casos cumulativos e 4 óbitos

António de Almeida

O distrito do Gurué na província da Zambézia no posto administrativo de Lioma, está sendo abalado pelo surto de cólera desde do dia 28 de dezembro de 2009, e já fez mais de 177 casos cumulativos e registados 4 óbitos.

Estes são dados oficiais adquiridos pelos serviços distritais da saúde, naquele ponto da província da Zambézia, mas que alguns órgãos de comunicação têm dito que a doença já causou mais de 60 mortos.

Para a veracidade dos factos, a nossa reportagem fez vários contactos com pessoas posicionadas no terreno, que revelaram que até então não existem outros dados porque a população do posto administrativo de Lioma, revoltou-se contra os agentes e profissionais da saúde alegadamente que a doença está sendo causada por um pó lançado pelas autoridades de saúde.

Esta revolta no posto administrativo de Lioma no distrito de Gurué, levou ao espancamento de um cidadão, onde chegaram mesmo a sacar-lhe a vista.

Outra camada que viu a população a agir foi a polícia da república de Moçambique (PRM), que na altura foi escorraçada do local.

Neste momento, encontra-se no Gurué uma equipa do Instituto de Comunicação Social, uma instituição do estado, mas que também foi proibida de chegar ao posto administrativo de Lioma com ameaças de que a viatura em que se fazem transportar fosse queimada pelas populações, facto que fez que nesta manhã as autoridades no distrito de Gurué se reunissem de emergência, por forma a encontrar uma plataforma de resolução.

Este tipo de situações tem sido cíclicas, principalmente na província da Zambézia, em que a população parte com ignorância para resolver os seus problemas e dificilmente acredita nos feitos dos agentes da saúde. Um outro problema que faz com que as pessoas não acreditem nos serviços de saúde, são as crenças tradicionais e culturais que têm dentro das comunidades um impacto muito forte.

Entretanto, sabe-se porem, que Zambézia é conhecida também como terra dos boatos, facto que faz com que as autoridades acreditem que alguém de má-fé tenha perpetrado tal boato de que a cólera é causada por um pó lançado pelas autoridades, para desacreditar os serviços de saúde.

A cólera na província da Zambézia tem sempre acontecido nas épocas chuvosa e na maior parte dos casos, tem sido controlada pelos serviços da saúde.

Todavia, só em algumas zonas se faz sentir a chuva, porem outras estão a beira de uma seca que pode a vir a comprometer várias produções. Neste momento algumas pessoas temem a chegada das chuvas, com medo de eclosão de doenças diarreicas de que muitos estão aquém de responder com prontidão os problemas.

Refira-se que cerca de 70% da população na Zambézia vive em estado completamente precário.

No comments: