Thursday 10 December 2009

A Opiniao de António de Almeida

OJM ou OJF

António de Almeida

Neste momento em que começo a escrever este artigo, acabei de assistir na TVM, a televisão pública do meu belo e triste Moçambique que a Organização da Juventude Moçambicana (OJM), um órgão do partido Frelimo completa 32 anos da sua existência e deu-me a entender que a reportagem apenas faz menção que só são jovens moçambicanos os da Frelimo. Que triste, porque mesmo sem aceitar os desmandos, o povo assiste na sua paciência a imprudência dos políticos medíocres que mesmo sabendo que o que estão a fazer é incompatível a uma sociedade moderna; mas só perceberá o conceito de uma sociedade moderna quem de facto é moderno e não um ortodoxo apegado pelos feitos desfeitos do passado.

Na minha singela opinião, acho que se algum partido quer criar órgãos partidários, deve usar o nome da sua formação politica e não usar o nome dos moçambicanos numa organização que defende interesses obscenos de um punhado de gabarcingues.

Se a OJM é considerada uma organização de jovens moçambicanos então que enquadrem toda a juventude independentemente da sua cor partidária. Se alguém quer ter um órgão juvenil dentro do seu partido que dei-a o nome do partido, nesse caso OJF (Organização da juventude Frelimista).

Em nenhum momento se pode confundir todo um povo com uma minoria de ideais descabidos para uma sociedade que se preze saudável.

Mas parece-me que os senhores do poder deste país andam completamente perdidos no tempo, ainda tem o subconsciente banhado pelos ideais marxistas, onde tudo se confunde com o poder.

Nós jovens atentos pretendemos dês partidarizar os órgãos juvenis, como forma de fazer que todos os jovens se integrem nesses mesmos órgãos.

O que mais me fere é ver jovens sem uma visão social ao ponto de não enxergar que o partido no poder está a usa-los de uma maneira selvagem e sem pelo menos o mínimo de consideração e nem recompensa.

Jovens, é momento de deixar que a vossa vocação tenha a real inclinação e não andar nas bundas de uma política doentia e moribunda que se encontra numa situação estacionária, como forma de querer singrar na vida em detrimento de outros jovens que também são moçambicanos.

Compatriotas, vamos dês partidarizar a OJM, se quisermos ter na realidade uma organização da juventude moçambicana, porque caso contrario, continuaremos a ser usados por barbas azuis e homens do saco que só tem uma causa, satisfazer os seus anseios desnorteados a causa de uma nação.

Hoje em dia vemos homens jovens medricas e se expressam ocultamente temendo represálias, outros até usam o cartão vermelho como se fossem adeptos do Sport Lisboa e Benfica só para não perder um emprego ou não ser conotado pelos ideais podres trazidos da luta armada.

É para isso que libertaram o meu humilde povo?

Para humilharem, matarem, escraviza-los de forma selvagem e desumana?

Se essa foi a vossa causa, meus senhores um dia esse povo acorda e ninguém conseguirá controlar a pressão vinda dos ventos da força de um sofrimento que se preze sem tréguas.

Todos nós pensamos que os senhores eram os melhores para este povo e depositamos um voto de confiança em vós, mas parece que os senhores têm um grande problema de respeitar o povo que vos deu o poder.

Não se esqueçam que quem tem o poder de dar pode também tirar quando achar que assim o deve fazer.

“um gato escaldado tem medo de água fria” diz o velho adágio popular, um dia o povo irá contornar tudo o que tem passado e zás.

A bomba rebentou...



António de Almeida

Eu volto brevemente

No comments: