Thursday 10 December 2009

A Opiniao de António de Almeida

Município de Quelimane engana os munícipes de asfaltar as estradas e contrata uma empreitada vocacionada em estradas terraplenadas.


A empresa contratada tem o nome de NCC e está vocacionada em estradas terraplenada ou dizer apenas em estradas terciárias.

Este cenário de reabilitação de estradas na cidade de Quelimane capital da província da Zambézia tem sido sempre anunciado nas vésperas de qualquer uma das eleições e esse comportamento já não é bem visto no seio dos munícipes que dizem estar cansados das ladainhas dos dirigentes.

A nossa reportagem soube de um dos funcionários da NCC, que declinou ser identificado por temer represálias, que a empresa neste momento está apenas a reabilitar as passadeiras para os peões e consequentemente entulhar as ruas com saibro também conhecido por areia vermelha.

A fonte revelou-nos que depois do trabalho levado a cabo pela empreitada, a mesma terá férias coletivas neste mês de dezembro, tempo que começarão a cair as chuvas, alias, que já começaram a cair deixando a cidade de Quelimane completamente alagada, pela inoperância dos esgotos.

Esta situação está a acontecer sobre o olhar pacato das autoridades municipais que tem a consciência de que esse tipo de trabalho tira não só o prestígio da cidade, mas prova uma vez mais que a negligência dos dirigentes é cada vez mais bicuda.

Para provar que a NCC nada fez, as chuvas que se fizeram sentir em Quelimane, deixaram as duas principais avenidas da cidade completamente alagadas, refiro-me as avenidas Eduardo Mondlane e a Heróis de Libertação Nacional, onde viam-se os famosos táxis de bicicletas a naufragarem em planilhas de esgotos deixadas abertas sem qualquer indicação.

Com a situação criada pelas chuvas e pela desordem dos donos da obra, era notórios conflitos de interesses, porque toda a gente queria passar no melhor lugar até esperar que a saída do sol ponha ordem na desordem dos empreiteiros.

Para os citadinos de Quelimane, isso significa que ninguém se preocupa com o bem-estar do povo, porque ainda segundo eles, estas chuvas transportam um monte de doenças tais como a malária e a cólera e toda a gente sabe que a cidade de Quelimane tem sido vulnerável a essas epidemias.

Porem a nossa reportagem tentou ouvir das autoridades municipais sobre o filme da reabilitação das estradas e ninguém quis prestar depoimento sobre a situação.

No contexto social, quem cala consente e uma vez mais estamos perante uma situação sem precedentes e nem explicações.

No comments: