Thursday 10 December 2009

C O M U N I C A D O D E I M P R E N S A

Celebrando 25 Anos de Parceria e Progresso entre os EUA e Moçambique


A Embaixada dos Estados Unidos da América tem o prazer de informar que vai decorrer uma Exposição Fotográfica no Museu Nacional de Etnologia de Nampula, de 11 a 13 de Dezembro corrente, para assinalar os 25 anos de parceria e progresso entre os EUA e Moçambique. A Exposição, retratando os diversos programas financiados pelos Estados Unidos da América que contribuem para uma vida melhor em Moçambique, estará aberta ao público em geral com o seguinte horário:

11 - 13 de Dezembro – 10:00 às 17:00 horas


De recordar que nos últimos 25 anos, os Estados Unidos da América têm cooperado com Moçambique em diversas áreas humanitárias, tais como a saúde, desminagem, desastres naturais e saneamento do meio, bem como em áreas de agricultura, capacitação institucional, educação, defesa, democracia, direitos humanos e boa governação, comércio e investimento, infra-estruturas, transportes, culturais, entre outras.


A Embaixada anuncia ainda o lançamento de dois programas SCIP (Fortalecendo Comunidades através da Programação Integrada) nas províncias da Zambézia e de Nampula. Estes programas proporcionam serviços integrados de saúde, HIV/ SIDA, empresas rurais, saneamento do meio e higiene e outros serviços para as comunidades através da parceria entre vários beneficiários de concessões do Governo dos EUA. Estes dois programas SCIP representam um investimento de 50 milhões de Dólares Norte- Americanos ao longo de 5 anos em cada província. No dia 8 de Dezembro foi lançado o projecto SCIP na província da Zambézia, no qual, um consórcio de parceiros é liderado pela Visão Mundial. No dia 9 de Dezembro, o Governador da província de Nampula irá iniciar oficialmente o programa SCIP para aquela região, sendo que o evento contará com a presença do Sr. Todd Amani, Director da USAID em Moçambique. O evento terá lugar no Hotel Lúrio das 14 às 16 horas. Os parceiros participantes estarão presentes ao evento, incluindo a Pathfinder, o principal parceiro do programa na província, bem como a PSI, CARE, CLUSA e a World Relief.



Maputo, 8 de Dezembro de 2009.




EMBAIXADA DOS E.U.A. - SECÇÃO DE IMPRENSA E CULTURA - Av. Mao Tsé Tung, 542 - Maputo, Moçambique

Tel: 258 (21) 49 19 16 - Fax: 258 (21) 49 19 18 - E-mail: Maputoirc@state.gov - Homepage: maputo.usembassy.gov

No comments: