Sunday 13 December 2009

Ngoenha lanca livro!

O filósofo moçambicano Severino Elias Ngoenha lança no dia 16 deste mês o seu livro “Machel – Ícone da 1ª República”, vista como constituindo um convite para um debate sobre a figura e a obra de Samora Machel, primeiro presidente de Moçambique independente.



Nela, Ngoenha questiona, por exemplo: “Será Samora Machel o homem representativo da primeira república? Podemos falar da primeira república como a época de Machel? Será Machel o ícone absoluto da primeira república?”.



O filósofo indaga-se ainda “o que é que Samora Machel, marxista da 1ª República, tem para dizer a nós democratas e liberais da 3ª República de hoje?”.



Estas e mais questões são levantadas nesta obra e recorrendo ao depoimento do próprio Machel perante Maat, juiz da mitologia egípcia.



Uma das passagens do livro, Machel refere, em discurso, que “…Se eu sou julgado pela minha acção para com o meu povo, peço que esse mesmo povo seja instaurado juiz da minha causa.



Por isso, aceito o juízo do Maat, mas eu não porei nenhuma das minhas acções na balança, meterei em vez disso as minhas acções nas mãos dos moçambicanos, passados, presentes e futuros e, cada um deles, cada um dos que morreram nas duas guerras, cada pessoa que sofreu nas operações produções, cada mãe que perdeu um filho, cada homem que alcançou a liberdade, cada um que foi sacrificado nas escolas, no trabalho, no amor; cada uma daquelas vidas futuras que a minha acção continuará a condicionar decidirá quais as acções que deve meter na esquerda e quais as que deve meter na direita da balança de Maat...”.



Bacharel em Teologia pela Universidade Urbaniana de Roma e Doutor em Filosofia da História pela Universidade Gregoriana de Roma, desde 1990, Severino Ngoenha nasceu em Maputo.

Em Moçambique é Professor na Universidade Pedagógica e na Universidade Eduardo Mondlane. No estrangeiro é Professor Convidado pelas Universidades italianas de Bolonha e de Roma III.



É ainda Professor convidado pela Universidade Estadual de Bahia, no Brasil. Foi Professor Associado pela Universidade de Lausanne, na Suíça.





Fonte: Rádio Moçambique, 12/12/2009

http://www.rm. co.mz/

3 comments:

Anonymous said...

Severino Ngwenha e um dos nossos academicos que mais admiro e cujas obras sao de um valor inquestionavel pelo que aguardo com inusitado prazer o lancamento dessa obra que tem o condao de se debrucar sobre um dos melhores filhos desta patria. Aquele abraco!!!
Zainadine Jamaldine

Unknown said...

Na verdade Ngoenha é um dos professores que eu admiro muito.

Unknown said...

Na verdade Ngoenha é um dos professores que eu admiro muito.