O presidente Robert Mugabe criticou fortemente os membros do seu próprio partido, a Zanu-FP por enfraquecerem o seu poder no país.
A Zanu-PF viu-se forçado a partilhar o poder com o Movimento para uma Mudança Democrática, MDC, depois de eleições contestadas no ano passado.
"O partido está a devorar-se internamente. Quanto mais intensa é a luta interna, maior é a oportunidade que damos à oposição para avançar", disse Mugabe.
Jornalistas dizem que o partido tem sido assolado por guerras intestinas sobre quem deve suceder ao seu actual líder, de 85 anos.
"A razão porque fomos derrotados o ano passado foi devido a facções em muitas províncias. Isto foi como o partido saiu danificado", citação de Mugabe publicada pela agência Reuters, quando falava perante milhares de delegados do congresso da Zanu-FP, na capital, Harare.
Último tabu
Esta é a primeira grande reunião do partido desde que foi formado o Governo de Unidade Nacional, GUN, na qual vai ser eleito um novo vice-presidente, depois da morte de Joseph Msika, em Agosto.
Mas tem havido queixas de alguns delegados sobre a falta de democracia interna, levando à recente resignação de um membro senior do partido.
Alguns apelaram para uma votação secreta quando forem realizadas eleições para posições dentro do partido.
No entanto, espera-se que Mugabe seja reeleito este sábado como líder da Zanu-FP por mais cinco anos.
A correspodente da BBC, Karen Allen, que está no Congresso, diz que os membros leais ao partido, muitos dos quais foram transportados das zonas rurais para participarem no congresso, consideram ainda o presidente como o seu herói da libertação.
Mas adianta que a Zanu-FP está claramente debaixo de fogo, tentando colocar as coisas no seu lugar, quando muitos contemplam aquilo que pode ser o último tabu - um partido sem Robert Mugabe como seu dirigente.
Mugabe é presidente do Zimbabwe desde a sua independência em 1980.
BBC – 11.12.2009
Grief and anger in Magdeburg after Christmas market attack
-
Outside the market hit by a speeding car, Germans complain about security
and their politicians.
41 minutes ago
No comments:
Post a Comment