Tuesday 8 December 2009

Cerimónia de Afectação do Novo Grupo de Voluntários do Corpo da Paz dos EUA

COMUNICADO DE IMPRENSA


Um novo grupo de 67 Voluntários do Corpo da Paz dos Estados Unidos (US Peace Corps) vai prestar juramento numa cerimónia que terá lugar na Terca-feira, dia 8 de Dezembro próximo, às 10:00 horas, na Residência do Encarregado de Negócios da Embaixada dos EUA, sita na Rua Friedrich Engels N°. 929, em Maputo. Presentes ao evento, estarão o Encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos da América para Moçambique, Senhor Todd C. Chapman, o Director do Corpo da Paz / Moçambique, Senhor Ruben O. Hernandez, bem como oficiais do Ministério da Educação e Cultura de Moçambique, do Conselho Nacional de Combate ao SIDA, oficiais administrativos do distrito de Namaacha, onde decorreu o curso de formação, e representantes de várias organizações convidados para este evento.

De salientar que fazem parte destes novos voluntários, 40 professores (20 de Ciência, 16 de Inglês, 4 formadores de professores primários), que serão colocados em escolas secundárias, profissionais e técnicas em todo o país, e 27 promotores de saúde na área de HIV/SIDA, que irão trabalhar com ONGs nacionais e internacionais em projectos de saúde.

Até à data e desde 1998, cerca de 415 voluntários do Corpo da Paz já serviram em Moçambique. Com a entrada deste novo grupo o total eleva-se para 482, estando presentemente 140 voluntários a trabalhar no país.

Na área da educação, os professores voluntários estão envolvidos no ensino de Inglês, Biologia, Química e Formação de Professores, para além de assistir noutras disciplinas, incluindo informática e a criação de bibliotecas. Na área da saúde, os promotores de saúde trabalham na capacitação do pessoal de Saúde e ONGs que lidam com o HIV/SIDA e apoiam na planificação e implementação de projectos comunitários com ênfase na educação e prevenção do HIV/SIDA; apoio a pessoas vivendo com SIDA; apoio a órfãos e crianças vulneráveis; apoio em programas de testagem e aconselhamento.

Todos os Voluntários do Corpo da Paz, participam na dessiminação de informação sobre a pandemia do SIDA através do seu envolvimento na criação de grupos de jovens que realizam actividades tais como: feiras de ciências, peças de teatro em Inglês, fotojornalismo, pinturas de quadros, dança, etc.

O Corpo da Paz dos Estados Unidos foi estabelecido pelo Presidente John F. Kennedy em 1961 como uma agência independente do Governo dos Estados Unidos. Trabalha em Moçambique sob um acordo específico com o Governo de Moçambique e um memorando de entendimento separado com o Ministério da Educação e Cultura (MEC) e o Conselho Nacional de Combate ao SIDA (CNCS). Através dela, Americanos oferecem-se para trabalhar voluntariamente por dois anos, em vários países do Mundo com o objectivo principal de promover a paz e a amizade. Esta agência, que opera em Moçambique desde 1998, conta actualmente com cerca de 8000 voluntários a trabalhar em 79 países no mundo, nas áreas de educação, saúde, agricultura, meio ambiente, pequenos negócios e desenvolvimento comunitário.

A Embaixada dos EUA tem o prazer de convidar os jornalistas interessados em cobrir a cerimónia, a deslocarem-se à Av. Friedrich Engels, Nº 929 ou a contactar-nos pelos números 21 - 49 19 16 / 84 328 64 10 (Ângelo), para ter acesso ao local.



Maputo, 7 de Dezembro de 2009.

EMBAIXADA DOS EUA - SERVIÇOS DE IMPRENSA - Av. Mao Tsé Tung,

No comments: