Monday, 23 November 2009

Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais

Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais
Av. Patrice Lumumba, n.º 1154, Caixa Postal 1092, telefone N.º + 258 21 301522, E-mail:cemode@teledata.mz, Maputo-Moçambique



Resumo de Noticias, 23 de Novembro de 2009 – Português



DEMOCRACIA, GOVERNAÇÃO E CORRUPÇÃO

Afonso Dhlakama com problemas de saúde

Problemas de saúde forçaram último Sábado, na cidade de Nampula, a ausência do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, na cerimónia de encerramento de uma reunião da Comissão Política desta formação politica na oposição em Moçambique. Fontes não oficiais avançaram que problemas cardíacos teriam ditado que Dhlakama não tomasse parte no encerramento daquela importante reunião partidária que, entre outros assuntos, discutiu o futuro desta formação politica, tendo como base os resultados das eleições gerais de 28 de Outubro passado. (http://www.mozclick.com/rm/noticias/anmviewer.asp?a=1422&z=103).



Segundo o Ministro Oldemiro Balói, as Moçambique e EUA Relações reflectem vontade dos países

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, diz que as relações de cooperação existentes entre Moçambique e Estados Unidos da América (EUA) constituem reflexo da vontade política existente entre os dois países. Balói falava quinta-feira, em Maputo, numa cerimónia alusiva à passagem dos 25 anos após o estabelecimento formal das relações de cooperação bilateral entre os dois países. A data foi marcada por uma exposição fotográfica na Fortaleza de Maputo, retratando os diversos programas financiados pelos EUA desde 1984, ano do início da parceria, providenciando ajuda alimentar de emergência às pessoas afectadas pela guerra civil e pelas calamidades naturais. (Noticias, 23 de Novembro de 2009 - http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/922341)



Renamo reitera ameaças de realizar manifestações

A Comissão Política da Renamo reiterou sábado passado, em Nampula, a sua pretensão de promover manifestações em protesto contra alegadas fraudes nos resultados das eleições gerais e provinciais realizadas a 28 de Outubro passado no País. Segundo o porta-voz do encontro, José Manteigas, não foi indicada uma data para o início dos protestos. Porém, explicou que as manifestações serão à escala nacional e decorrerão de forma pacífica e ordeira. Sobre o futuro do partido em resultado da copiosa derrota eleitoral sofrida no último pleito eleitoral, a fonte assegurou que a Renamo sempre constituirá a alternativa política do país, não obstante a hegemonia da Frelimo na futura Assembleia da República. (Noticias, 23 de Novembro de 2009 - http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/922342)



OIT vem inteirar-se da política de emprego

Uma missão da Organização Internacional do Trabalho (OIT), encabeçada pelo Vice-Director Regional Adjunto, Jurgen Shwettmann, virá brevemente a Moçambique. Para além de verificar outros programas visando o seu financiamento, a missão vem se inteirar da experiência e como são implementadas as políticas nacionais no sector do emprego, bem como para relançar projectos em curso sob a égide do Governo, parceiros nacionais e internacionais, assim como deste organismo da ONU especializado em assuntos laborais. (Noticias, 23 de Novembro de 2009 - http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/922291)





Mudanças climáticas podem comprometer revolução verde - alerta Ministro Cuereneia

As mudanças climáticas podem comprometer a estratégia da revolução verde no País, que tem como objectivo a curto prazo a redução da dependência da importação de alguns cereais e outros produtos alimentares. Este facto foi ontem defendido pelo Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, no lançamento do Relatório da População Mundial 2009, este ano dedicado ao tema “Mulher, população e clima”. Indicou que o Governo moçambicano encara a problemática das mudanças climáticas como prioridade nacional, na medida em que 70.1 por cento da população vive nas zonas rurais e depende da agricultura e exploração dos recursos naturais para a sua subsistência. (Noticias, 23 de Novembro de 2009 - http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/921504/20091121)













ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO

Telecomunicações de Moçambique e sociedade Wiocc lançam projecto de fibra óptica

A sociedade WIOCC e a empresa Pública Telecomunicações de Moçambique (TDM) lançaram ultima Sexta-feira, em Maputo, o projecto da construção do sistema de cabo submarino na costa oriental de Africa, ligando este continente e a Europa numa extensão de dez mil quilómetros.Trata-se do “Projecto EASSy (Sistema de Submarino da Africa Oriental)”, orçado em 260 milhões de dólares e que é o maior cabo submarino da Africa, incorporando as mais recentes tecnologias de fibra óptica submarina. (http://www.mozclick.com/rm/noticias/anmviewer.asp?a=1416&z=100)



Moçambique é o maior beneficiário do PROÁFRICA

Moçambique é o maior beneficiário do Programa ProAfrica, iniciativa de investigação do Governo brasileiro que envolve pesquisadores de diversos países africanos. Com efeito, 36% dos projectos deste programa multilateral envolvem pesquisadores moçambicanos. De realçar que um dos grandes progressos registados pelos dois países ao nível da cooperação científica é a recente decisão da empresa brasileira Vale de passar a custear as passagens dos investigadores moçambicanos que se deslocam ao Brasil para frequentar cursos de mestrado e de doutoramento. (http://www.mozclick.com/rm/noticias/anmviewer.asp?a=1405&z=98)



Mais de 1,5 mil pessoas tratadas contra elefantíase

Cerca de 1.600 mil pessoas foram abrangidas com o tratamento massivo da Filaríase Linfática e Oncocercose cuja campanha decorreu de 11 a 20 de Setembro último em 18 distritos das províncias de Cabo Delgado, Niassa, Nampula e Zambézia tidas como as mais endémicas do País. Dados das autoridades sanitárias dão conta de que o número dos abrangidos nesta primeira fase da campanha corresponde a 80 por cento do que havia sido planificado, ou seja, dois milhões de pessoas. Em Moçambique estima-se que cerca de 16 milhões de pessoas estejam em risco ou estão infectadas por está doença. (Noticias, 23 de Novembro de 2009 - http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/922252)



Três batelões vão operar nos rios Zambeze e Rovuma

A travessia dos rios Zambeze e Rovuma, vai melhorar significativamente até ao primeiro semestre do próximo ano, com o lançamento de três batelões para o transporte de pessoas e bens. Ttrata-se das embarcações baptizadas com capacidade de mais de 90 toneladas. Para a concretização desta intenção está em fase conclusiva um estudo para a criação de condições técnicas necessárias que se espera esteja finalizado até ao final do mês em curso. (Noticias, 21 de Novembro de 2009 - http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/921495/20091121)



DIREITOS HUMANOS, JUSTIÇA E LEGALIDADE

Graça Machel vence prémio sobre direitos da criança

Graça Machel e o seu esposo Nelson Mandela, foram designados sexta-feira em Estocolmo vencedores do prémio do Direito da Criança. Mandela e Graça foram seleccionados entre 13 ex-vencedores do prémio do mundo infantil. Do prémio total, no valor de 1,1 milhão de coroas suecas (aproximadamente 4,3 milhões de meticais), Mandela e Machel receberão 500 mil coroas e os restantes 12 candidatos partilharão o remanescente. (Notcias, 23 de Novembro de 2009 - http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/922290).




--
EQUIPA TÉCNICA
Constâncio Nguja – Tradução para Inglês
Delfina Dança e Constâncio Nguja– Democracia, Governação e Corrupção
Delfina Dança - Direitos Humanos, Justiça e Legalidade
Saite Júnior – Economia e Desenvolvimento
Saite Júnior e Delfina Dança - Edição
Raul Chambote – Director Executivo do CEMO

No comments: