Usando as TICs para cobrir as eleições moçambicanas de 2009 –
Comunicado de Imprensa
Para divulgação Imediata
Maputo, 28 de Outubro de 2009
No momento em que os moçambicanos vão às urnas hoje, quarta-feira 28 de Outubro para eleger o Presidente da República, os deputados da Assembleia da República e provinciais, o Projecto de Eleições Africanas(AEP) está cobrindo essas eleições, através do seu webite principal: www.africanelections.org/mozambique, através do Twitter em http://twitter .com/ mozambiquevotos, fornecendo o serviço de SMS fornecido por repórteres posicionados no terreno bem como na assistência e monitoramento do processo eleitoral em si. A Cobertura eleitoral em Moçambique vem após a cobertura ben-sucedida das décimas eleições legislativas e presidenciais de Botswana que tiveram lugar a 16 de outubro de 2009 passado. Na África Austral, o AEP também está preparando para cobrir as eleições de Namíbia www.africanelections.org/ Namíbia de 28 a 29 de Novembro próximo. O Open Society Initiative for Southern Africa www.osisa.org é a entidade responsável pelo financiamento do projecto em todos os países em que o projecto corre.
O Partido no poder, a Frente de Libertação de Moçambique FRELIMO e seu candidato Presidente Armando Guebuza estão concorrendo para a sua recondução e existem a probabilidade de vencer. Em relação aos partidos de oposição, o líder da oposição, Afonso Dhlakama, da Resistência Nacional de Moçambique (RENAMO) Resistência, é um forte concorrente nesta corrida. O terceiro maior partido de oposição, o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) também está concorrendo com Davis Simango como candidato presidencial.
Antes da cobertura de eleições, o AEP em conjunto com seus parceiros, o Instituto de Mídia da África Austral (MISA) www.misa.org Moçambique realizou um workshop de dois dias que visava dotar os jornalistas de conhecimentos e técnicas no uso de novas tecnologias de comunicação e informação na cobertura de eleições. A formação teve lugar em Maputo, entre os dias , 6-8 Outubro de 2009.
O AEP foi criado em 2008 para com o objectivo de capacitar os jornalistas para cobrir as eleições usando as TICs em todo o continente. Depois de levar a cabo de forma bem-sucedida em Gana, Cote d 'Ivoire, Moçambique, Malawi e Guiné, o AEP também lançou o szeu projecto me Namíbia, em Windhoek, no dia 13 de Outubro de 2009.
O Projecto Aficano de Eleições é coordenado pelo Instituto Internacional de Jornalismo com recuso as TIC de Gana (www.penplusbytes.org) trabalhando lado a lado com os principais parceiros.
Egidio Vaz Raposo
egidiovaz@gmail.com
823060763
Editor Associado
Poland warns against restarting Russia gas supplies
-
Andrzej Duda says even if a peace deal with Ukraine is struck, pipelines to
Europe should stay shut.
1 hour ago
No comments:
Post a Comment