Wednesday 12 August 2009

Resposta as inquietacoes do Silvio

Recebi um comentario no meu blog do Silvio. Dentre outras o Silvio perguntava se a minha ida a Londres era definitiva, e se me candidatava a um segundo mandato como deputado na AR. Em jeito de resposta respondi.


Prezado Silvio, Agradeco as suas inquietacoes! Sao inquietacoes de um amigo, de um irmao, de um compatriota! Sao perguntas simples mas dificeis de responder! Vamos a elas!

1. Irmao, no mundo da globalizacao ja nao ha residencia fixa! As vezes riu/me quando a nossa lei exige atestado de residencia para os candidatos a AR, ou registo criminal, num pais onde o registo criminal se compra e nem sequer esta computarizado!!! Gostaria de saber como e que o nosso Notario Mor, residente em Maputo, pode certificar que um cidadao residente em Nhanguluwe, ou na Maganja da Costa ou em Inharrime e porque nao em Lago cometeu ou nao um crime! Ou seja nas condicoes actuais faz sentido exigir um atestado de residencia ou um atestado de registo criminal? Sera que aceitamos que o registo criminal que temos em mao e real? ou trata/se de mais um faz de contas como o que acontece com a Lei de terras, que reza que a terra nao se vende, quando vemos todos os dias terras a serem vendidas ate com publicidade inserida em jornais publicos, sem que alguem de direito mova uma palha?

caro silvio, para dizer a verdade, Eu nao sei se resido na Maganja da Costa, Quelimane, Maputo, Londres ou Washington! Sei que passo uma temporada em cada um desses lugares ao longo do ano! O que e residencia na era da globalizacao? E onde eu tenho uma residencia, uma cama, um carro, um quarto, uma loja, uma propriedade? E se tiver isso tudo em cada um desses pontos qual sera a minha residencia? Irmao Silvio na Era da globalizacao eu recuso/me a ser globalizado! Eu sou e luto para ser globalizante, para fazer parte dos que globalizam!

2.Em cada fase da minha vida decido a forma como quero contribuir par o desenvolvimento do meu pais. Nos anos 1980 decidi contribuir construindo e militando no movimento associativo juvenil e estudantil. Fundei e dirigi varias agremiacoes estudantis e juvenis dentre elas a AERIM, o CNJ, a AJUDE, a JODESE etc. Nos anos 1990decidi melhorar os meus conhecimentos no exterior, estudando. Estudei no Zimbabwe e no Reino Unido. Nos Nos anos 2000, decidi contribuir ganhando experiencia no exterior, trabalhando em organizacoes internacionais, nomeadamente na Amnistia Internacional, ACORD, SOAS etc. No ano 2004 decidi contribuir militando na oposicao. De 2004 a 2009 estive no parlamento.

Normalmente, depois de cumprida uma fase tomo um tempo para reflexao, sobre o que fiz, como fiz e sobre a melhor forma de continuar a contribuir para o desenvolvimento do meu pais! Neste momento de repouso e reflexao te posso apenas dizer uma coisa! O emprestimo a politica parlamentar expirou, ou seja nao me candidato por vontade propria a deputado nem pela RENAMO, nem pelo MDM, nem pela Frelimo nem por qualquer outro partido politico! Vou contribuir para o desenvolvimento do meu pais de uma forma diferente, forma essa que anunciarei na devida altura, caso seja do seu interesse!

Espero ter respondido as tuas inquietacoes. E mais sei que nao eram so tuas! Tenho recebido varias chamadas, smss, emails etc com as mesmas perguntas!

Desejo um grande sucesso a todos os que me ajudaram nesta fase critica, dura mas reconfortante da minha vida! Pois nao e todos os dias que se tem o privilegio de servir a patria amada, de representar o povo!

Oxala tenha ajudado a abrir as portas para a participacao da juventude, dos academicos e intelectuais na vida parlamentar!

Mas como diz a sabedoria popular tudo em excesso faz mal a saude! E antes que exceda ou que me apegue aos privilegios parlamentares permitam/me que passe o testemunho aos mais novos! Esta ai a bola jovens! Boa sorte!

Um abraco patriotico,
Londres, 12.09.2009
MA

2 comments:

Celso Gusse said...

Boa sorte! Que Deus te dé muita sabedoria para seguir com sucesso os seus ideais. A frente é o caminho! Abraco!

Celso Gusse said...

Boa sorte! Que Deus te dé muita sabedoria para seguir com sucesso os seus ideais. A frente é o caminho! Abraco!