Sunday 2 August 2009

PONTE SOBRE O ZAMBEZE


Prezados compatriotas!

Foi emocionante fazer a ultima travessia de batelao de Chimuara para Caia! Um momento emocionante e historico que nao se repetira! Fi-lo convicto de que milhares de mocambicanos gostariam de faze-lo e nao puderam por varias razoes! Senti que fi-lo em nome deles! Recordo-me vivamente que meu motorista, 24 horas antes desta ultima travessia teve que pagar 300mil meticais a um funcionario do batelao, para poder atravessar com o camiao que vinha de Maputo!! O ultimo acto de corrupcao de um funcionario zeloso do seu bolso!

Foi emocionante ver cidadaos pacatos de Chimura, Caia e de outros cantos desta perola do indico a celebrarem a inauguracao da ponte sobre o Zambeze! Valeu a pena ter feito mais de 20 horas do trajecto Londres-Chimuara para presentear o momento historico em que o meu pais 'se unia' de facto!

Foi emocionante fazer a ultima travessia de batelao e a primeira travessia Caia-Chimuara na ponte, minutos depois da inauguracao! Uma sensacao que nao cabe nestas linhas e que ficara eternamente registado no meu coracao! Quando o meu neto daqui a 50 anos me perguntar onde estive no dia 1 de Agosto de 2009, que dize-lo com orgulho que estive em Caia, na inauguracao da ponte!

Foi emocionante ver dignatarios de varios cantos do mundo testemunharem este momento historico na epopeia da libertacao do nosso povo! Emocionante foi ouvir a emocao do povo! Apertar a mao ao ze ninguem, ao sem voz e sentir o alto sentido patriotico de milhares de mocambicanos!

historico e emocionante foi ouvir os discursos de varias sensibilidades do nosso mosaico cultural! O representante da populacao de Chimuara, na sua mensagem soube descrever o que ia naquele momento na alma do povo!

Ouvir do podio, o vice-ministro dos negocios estrangeiros da Italia chamar a ponte, nao de AEG, mas sim Ponte Chimuara-Caia foi extraordinario! Ouvir este dignatario partilhar connosco o momento em que ele e Chissano discutiram o sonho da ponte, em Roma foi fenomenal! E ter a oportunidade de dizer em viva voz a este amigo de Mocambique e ao Embaixador deste pais que soube criar condicoes para que a paz voltasse a esta patria que 'seu discurso' tinha sido o mais inclusivo de todos, foi um prazer redobrado!

Foi uma sensacao inigualavel! Uma sensacao que so se pode comparar com aquela que me invadiu a alma no 'Times Square' em Nova Iorque, quando Obama venceu as eleicoes americanas de Novembro de 2009!


Foi emocionante viver estas emocoes ao lado de amigos de longa data e principalemte ao lado do meu pai, pessoa a quem respeito e agradeco pelos ensinamentos que me providenciou!

O unico senao, a unica mancha foi a tentativa de partidarizacao do evento, num pais que se pretende democratico!! E diga-se de passagem que a ausencia do lider da oposicao, independentemente das razoes que o tenham motivado foi uma nota negativa! Nao se faz oposicao ausentando-se, ou auto-excluindo-se!!

Como nacionalista e patriota, senti vergonha quando um grupo chamado AGUEBAS, vindo de Nampula por sinal fundado e gerido por um grande amigo meu, 'infiltrou-se' no programa oficial para cantar e dancar 'Guebuzadas'! Aquele gesto neopatrimonialista tirou a estatura 'Estatal' da ocasiao! Nao esperava! Caiu mal! E vindo de um amigo, nao so caiu mal como cheirou mal! Felizmente pude expressar a minha opiniao ao visado, pessoalmente! Parea subir nao e preciso baixar tanto!

Alguem do protocolo de estado deve fazer um curso sobre praticas diplomaticas! Se nao tiverem quadros para tal, que pecam ao meu ex-docente de praticas diplomaticas Juliao Cuambe para dar uma reciclagem!

Tirando essa pequena mancha, deixo aqui registado para a posteridade e para a historia estas linhas.

Nao tenho conhecimento sobre as regras que ditam o estabelecimento de portagens, mas fiquei a pensar na racionalidade da existencia de apenas uma portagem do lado de Caia! Pude verificar ontem uma longa bicha em ambas direccoes, oxala tenha sido um incidente apenas do dia D!

Um abraco patriotico de Chimuara ao Prof. Dr. Carlos Castelo Branco pela coragem e frontalidade! Ao pseudo 'jornalista da corte' fica o meu singelo e patriotico desprezo! Que se reduza a propria insignificancia!


Senti a falta do Abdul Carimo Issa, um dos ultimos anonimos e incansaveis lutadores para a construcao da ponte!!



Manuel de Araujo

5 comments:

Reflectindo said...

Parabéns por teres estado nesse momento histórico.

Ao teu amigo escovador tenho muita pena dele. Até furar o protocolo para ir escovar?!?! Puxa!

Viriato Dias said...

Notícia boa para o país, sem dúvida. Sobre o AGUEBAS, uma associação que eu pessoalmente dei poucas vidas em Nampula, porquanto aqueles bajuladores que conheço não teram muita graxa para escovar. Que pena.

Um abraço

Anonymous said...

Triste que momentos em que se deveria pautar por uma postura patriotica, nacionalista, de uniao nacional, etc... existam "nódoas indeléveis" como as que se reportam aquí! O lambe-botismo tornou-se uma funcao no Aparelho do Estado e em privados também, todos virados ao "culto a personalidade" deste cidadao que nao adicionou nenhum valor ao país. Que país temos???

Feliciano Augusto

Anonymous said...

Na tua velhice teras muitas histórias para contar aos teus netos...
Tenho uma inveja positiva...

Parabens por teres estado onde muitos queriamos estar!

Shirangano said...

Lambe-botismo, o pao nosso de cada dia,
Amen!