Friday 7 August 2009

Hélder Muteia lança novo livro de poesia

Press- release

Hélder Muteia, lança livro de poesia intitulado “Sonhos ao Avesso”, no dia 25 de Agosto, em Maputo, com a chancela da editora Marimbique. Este é o seu terceiro livro e o segundo no género poesia. O primeiro, “Verdades dos Mitos”, foi dado à estampa em 1988. Em 1996 publicou o livro de contos e crónicas “Nhambaro”.

Hélder Muteia também publicou, em parceria com Eduardo White, o livro “Vozes de Sangue”, em 1988, uma reportagem sobre crianças afectadas pela guerra em Moçambique, iniciativa que foi patrocinada pela UNICEF.

Hélder Muteia prefaciou obras de vários autores, foi coordenador da página literária do jornal Domingo e publicou ensaios sobre literatura e textos de análise sociopolítica e económica. Consta, por outro lado, em várias antologias de autores de língua portuguesa. Tem obras traduzidas em inglês, francês, espanhol, italiano, russo e sueco.

Muteia é um dos fundadores do movimento literário CHARRUA, cuja revista foi lançada justamente há 25 anos. O autor também esteve na fundação do Núcleo Literário da Universidade Eduardo Mondlane ECO. Entre 1992 e 1995 foi Secretário-Geral da AEMO.

Hélder Muteia tem ainda um percurso no dominio social e político assinalável: foi membro da Assembleia da República (1994-1998), Vice-Ministro da Agricultura e Pescas (1998-2000), Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural (2000-2004). Desempenha actualmente as funções de Representante da FAO na Nigéria.
 
Hélder Muteia nasceu em Quelimane, a 21 de Setembro de 1960. Formou-se em veterinária pela Universidade Eduardo Mondlane em 1990.

1 comment:

Viriato Dias said...

Nhambaro é o máximo.

Abraços