O PROCURADOR do Tribunal Penal Internacional (TPI), Luís Moreno Ocampo, está à procura de 48 pessoas implicadas em crimes na RDCongo, segundo fontes bem informadas em Kinshasa, citadas pela agência PANA. As fontes indicaram que estas personalidades integram o primeiro círculo de Jean-Pierre Bemba no tempo da rebelião do seu Movimento de Libertação do Congo (MLC).Maputo, Sexta-Feira, 28 de Agosto de 2009:: Notícias
Numa primeira fase, o procurador tinha instado as autoridades congolesas a resolver este assunto, mas a constatação de "problemas evidentes" em Kinshasa levou Luís Moreno Ocampo a sugerir que o TPI se ocupasse directamente da questão.
As fontes disseram à PANA que os mandados de captura do TPI visariam também dirigentes de diversas rebeliões da Coligação Congolesa para a Democracia (RCD) dos anos de Makobola e Kasika, bem como as da Província Oriental ou do Grande Norte.
Entretanto, o Exército norte-americano vai enviar esta semana peritos para o leste da RDCongo assolado por um conflito armado, numa nova tentativa para pôr termo ao ciclo de violência vivida desde meados dos anos 90.
O Comando Militar dos EUA para África (AFRICOM), enviará um "pequeno grupo de peritos" para examinar a possibilidade de um maior papel da Casa Branca numa das regiões mais sinistradas de África, segundo declarações do porta-voz da instituição, M. Ke Fidler.
Trump and Xi Jinping’s ‘rollercoaster’ relationship has soured - can they
rebuild it?
-
What their dynamic means for the future of US-China relations
57 minutes ago
No comments:
Post a Comment