Thursday 13 August 2009

Bingu wa Mutarika cancela visita a Beira

clubofmozambiqueO presidente do Malawi, Bingu Wa Mutharika, já terminou a sua visita a Moçambique embora não tenha cumprido com dois pontos previamente agendados.

Mutharika, que já deveria ter abandonado o país esta manhã mas não o fez devido a avaria do avião que o devia levar de volta ao Malawi, cancelou a sua visita a Estacão Agrícola de Umbeluzi, em Boane, na província de Maputo, que estava agendada para esta manhã, segundo reportou a Rádio Moçambique no noticiário do meio dia.

Este cancelamento, cujas causas ainda não conhecemos, segue-se ao cancelamento, ontem, da visita ao Porto da Beira, na província de Sofala, onde o governador local já havia preparado uma recepção calorosa para o dirigente.

O cancelamento da visita ao Porto da Beira foi justificado pela Ministra dos Negócios Estrangeiros do Malawi, Etta Banda, por razoes de "conveniência" da parte malawiana, segundo a AIM.

Na segunda-feira, dia da chegada do presidente do Malawi em Moçambique, o Presidente da República, Armando Guebuza, ofereceu ao seu homólogo um jantar no qual conversaram sobre vários assuntos de cooperação com destaque para o projecto Chinde-Nsanje.

Sobre este projecto ficou acordada a assinatura, até final deste mês, de um memorando de entendimento para a realização do estudo do impacto ambiental do projecto.

Este projecto, segundo a imprensa, de interesse comum e regional, visa a criação de um corredor marítimo Chinde-Nsanje que permitiria ao Malawi o acesso ao Oceano Indico. Com o projecto implementado, o Malawi não seria o único beneficiário. Outros países da região poderiam reduzir significativamente os custos de transporte de mercadorias.

No comments: