Thursday, 2 July 2009

Suécia preside desde ontem o Conselho da União Europeia




Quanto à cooperação com Moçambique o embaixador Sueco. Torvald Akesson, disse que “os Estados Membros e a Comissão Europeia – tem sido e ainda é o parceiro principal de Moçambique, com uma assistência financeira representando mais do que 60% da ajuda total a Moçambique” sendo ainda “um parceiro de comércio importante” e também o espaço de onde tem origem “uma grande parte dos investimentos internacionais” que aqui se estabelecem

Maputo (Canal de Moçambique) – O Reino da Suécia assumiu ontem pela segunda vez a presidência rotativa da União Europeia (UE). Falando ontem de manhã em Maputo, o embaixador daquele país em Moçambique e na Swazilândia, citando o Primeiro-ministro do seu País disse que “a União Europeia enfrenta um período crucial” da sua existência em que “é necessário tratar em conjunto a crise económica e o desemprego, mas também unir o mundo para encarar a mudança climática” concluindo que “a presidência sueca está preparada para estes desafios”. Torvald Akesson salientou entretanto que “estas palavras resumem as prioridades mais importantes da presidência sueca.
Na sua apresentação das prioridades ao Parlamento na semana passada, referiu o embaixador que o PM sueco, Fredrik Reinfeldt disse que “ a Cooperação Europeia raramente foi mais importante do que hoje” em que “vivemos numa altura em que o mundo está a mudar rapidamente e em que desafios comuns têm de ser tratados ao nível global e regional”.
Continuando a citar o PM Reinfeldt, Akesson frisou que “é necessário trabalharmos juntos para que uma Europa que assuma a responsabilidade da economia, do bem-estar, do ambiente, da segurança e da paz” e desenvolver a cooperação “ nas áreas em que possamos fornecer valores adicionais”.
A Suécia vai presidir ao Conselho da União Europeia durante os próximos seis meses.
O embaixador Torvald Akesson lembrou a dado passo do seu discurso na conferência de imprensa assistida por embaixadores de países da UE em Maputo que “as condições para a cooperação vão ser alteradas, se ou quando o Tratado de Lisboa entrar em vigor”.
Quanto à cooperação com Moçambique o embaixador do país que preside desde ontem à 31 de Dezembro ao Conselho da União Europeia disse que “os Estados Membros e a Comissão Europeia – tem sido e ainda é o parceiro principal de Moçambique, com uma assistência financeira representando mais do que 60% da ajuda total a Moçambique” sendo ainda “um parceiro de comércio importante” e também o espaço de onde é originário “uma grande parte dos investimentos internacionais” que aportam ao nosso país.

(Redacção)

No comments: