Friday 24 July 2009

Renamo contra selo «Made in Mozambique»

Maputo (CanalMoz) - A Renamo está, não contra a promoção de produtos nacionais, mas sim contra a designação atribuída ao selo que identifica produtos nacionais, isto é contra «Made In Mozambique». O chefe da Bancada Parlamentar da Renamo-União Eleitoral, Viana Magalhães, diz não entender a razão de promover produtos nacionais usando uma língua estrangeira, que não se ensina em todas escolas nacionais. Diz que se fosse a Renamo no poder, isso não aconteceria.
Magalhães considera até ser contra a constituição promover produtos nacionais usando uma língua que a maioria dos moçambicanos não entendem, e nem são obrigados a entendê-la, e nem sequer é a língua oficial.
“Na República de Moçambique a língua portuguesa é a língua oficial” – art. 10 da Constituição da República de Moçambique. É com base neste artigo que o parlamentar da oposição questiona: “quais são os pressupostos legais em que o Governo se baseou para definir o selo de promoção de produtos nacionais como Made In Mozambique?”. Magalhães fez estes pronunciamentos no encerramento da décima sessão ordinária da Assembleia da República.

(Borges Nhamirre)

No comments: