Tuesday 21 July 2009

Recenseados na Tanzania mais de 1100 eleitores

O SECRETARIADO Técnico de Administração Eleitoral (STAE) projecta inscrever um total de sete mil moçambicanos eleitores na República da Tanzania. Para o efeito, foram instalados onze postos de recenseamento que até semana finda procederam a inscrição de 1162 eleitores.


Dos sete mil eleitores a serem inscritos naquele país vizinho, 5500 são residentes no continente e os restantes 2500 vivem na parte insular de Zanzibar.

Tal como noutras partes do mundo, o processo de recenseamento eleitoral na Tanzania arrancou no passado dia 10 de Julho com a abertura, em simultâneo, dos onze postos localizados nas zonas de Dar Es Salaam (Ilala, Kinondoni e Temeke); Pwani (Mkuranga e Mkiu); Tanga ( Magaoni e Pongwe); Mtwana ( Magomeni e Naliandele) e de Zanzibar, na sede da Comunidade Moçambicana em Dunga.

Enquanto isso, subiu para 260 o número de eleitores recenseados em sete dias em Portugal, no âmbito do segundo registo eleitoral de raiz de moçambicanos na diáspora para o pleito eleitoral de 28 de Outubro próximo em Moçambique, apurou a AIM em Lisboa.

Os 260 eleitores foram recenseados até esta sexta-feira em três brigadas fixas a funcionar na Embaixada de Moçambique em Lisboa, no Consulado no Porto e em Coimbra, bem como na brigada móvel estabelecida provisoriamente em Faro, no sul de Portugal. A brigada móvel esteve em Faro até sábado, tendo no domingo se movimentado para Portimão, também no sul do país.

Com efeito, a brigada de Lisboa, no centro, continua a liderar o número de registos, tendo recenseado mais 20 eleitores só esta sexta-feira, dia 17 de Julho, totalizando 167 em uma semana. Porto, no norte, registou mais três eleitores, perfazendo 44 em sete dias.

Por seu turno, Coimbra, também no centro, registou sexta-feira passada mais seis eleitores, somando 27 em uma semana. A brigada móvel em Faro recenseou ontem mais nove eleitores, totalizando 22 em uma semana.

O segundo recenseamento eleitoral de raiz de moçambicanos na diáspora arrancou no dia 10 de Julho em nove países, nomeadamente África do Sul, Suazilândia, Malawi, Quénia, Zâmbia, Tanzania e Zimbabwe (África), Portugal e Alemanha (Europa), e termina no dia 29 do mesmo mês, segundo o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE). O primeiro decorreu em 2004, com vista ao pleito eleitoral nesse ano.

Os moçambicanos vão às urnas no dia 28 de Outubro para escolher o Presidente da República e deputados da Assembleia da República (AR), processo que decorrerá em simultâneo com a escolha de representantes das assembleias provinciais.


Maputo, Terça-Feira, 21 de Julho de 2009:: Notícias

No comments: