Tuesday 21 July 2009

Círculo eleitoral da Europa : Partido no poder ainda sem candidato à AR


O PARTIDO Frelimo ainda não tem candidato Assembleia da República (AR) em representação do círculo eleitoral da Europa (Portugal e Alemanha), no âmbito do pleito eleitoral de 28 de Outubro próximo em Moçambique.
Maputo, Terça-Feira, 21 de Julho de 2009:: Notícias


Tudo porque a Conferência regional da Europa para o apuramento do candidato , realizada este fim-de-semana em Lisboa, a capital portuguesa, foi inconclusiva, por empate técnico dos respectivos concorrentes.

Concorrem ao posto dois fortes candidatos, sendo um o actual deputado Raimundo Mapanzene, que concorre pela sua sucessão e eleito pelas bases do partido em Portugal, e Rui Sixpence Conzane, pela renovação, que representa as bases na Alemanha. Mapanzene foi eleito deputado nas eleições gerais de 2004.

O processo de eleição interna foi bastante renhido tendo forçado a Brigada Central da Frelimo vinda de Maputo e encabeçada por Teodoro Waty, da Comissão Política, a recorrer a quatro fases de votação, mas continuou o empate. Os delegados encarregues de confirmar o candidato, três em representação das bases na Alemanha e outros três de Portugal, mantiveram-se insensíveis na defesa do seu candidato.

Esta situação, que ocorre pela primeira vez desde que a diáspora começou a participar em processos eleitorais em Moçambique (em 2004), forçou a Brigada Central da Frelimo a ter que remeter a decisão final à Comissão Política do partido no poder.

Falando no final do processo, Teodoro Waty sublinhou que, não tendo sido possível eleger o candidato na Conferência regional, a “Brigada vai apresentar o relatório sobre o evento ao Comité Central, que, por sua vez, o encaminhará para a Comissão Política”.

Teodoro Waty fazia-se acompanhar de vários quadros do partido, incluindo a secretária do Comité Central para os Assuntos Parlamentares e Autárquicos, Carmelita Namachilua, e Alcindo Gimo Cumba. Carmelita Namachilua é igualmente Vice-Ministra da Administração Estatal.

Antes da Conferência regional, realizada este domingo, decorreu, no sábado, o processo de apuramento do candidato a candidato à AR por Portugal. Esta fase contou com dois candidatos, um pela Célula da Frelimo em Lisboa, no centro, e o outro pela do Porto, no norte de Portugal.

No final do apuramento de asábado, saiu vencedor o candidato de Lisboa, António da Cruz Pascoal André Nhapulo, que derrotou Felizardo Bouene, do Porto.

No início da Conferência regional este domingo, António Nhapulo decidiu declarar o seu apoio ao candidato automático, neste caso Raimundo Mapanzene, o que permitiu que o actual deputado disputasse o lugar com o representante do Comité de Círculo da Alemanha.

Uma vez apurados 248 candidatos à AR pelo partido Frelimo a nível do país, falta neste momento escolher os dois candidatos em representação da diáspora, que inclui África (África do Sul, Suazilândia, Malawi, Quénia, Zâmbia, Tanzania e Zimbabwe) e Europa (Portugal e Alemanha).

A Assembleia da República tem 250 assentos.

Os moçambicanos vão às urnas no dia 28 de Outubro para escolher o Presidente da República e deputados da AR, processo que decorrerá em simultâneo com a escolha de representantes das assembleia-provinciais.

* AIM

1 comment:

Anonymous said...

O despertar selvagem da ambição pelo poder, a perda de vergonha e e despreso pelo próximo e ainda mais, pelo camarada, que é assim com milatarmente se tratam, caracterizam a corrida para eleição do deputado do circulo europeu, na Assembleia da República.Processo nada transparente e encoberto pelo acto de dezorganizar para melhor reinar.