Wednesday 22 July 2009

Prepara-se inauguração da ponte sobre o Zambeze

INICIARAM esta semana os preparativos para a inauguração da ponte sobre o Rio Zambeze, baptizada pelo nome de Armando Emílio Guebuza, ligando as margens das regiões de Caia, em Sofala, e Chimuara, na Zambézia, marcada para o dia 1 de Agosto próximo.

Com efeito, a província de Sofala vai marcar presença neste acto, a ser orientado pelo patrono, o Chefe de Estado, com mais de cinquenta mil pessoas, devendo ainda contar com a presença de cidadãos provenientes de todo o país incluindo parceiros de cooperação, sobretudo dos governos da Suécia, Itália e Japão, que financiaram a empreitada com cerca de oitenta milhões de euros.

Para garantir a presença massiva dos habitantes de Sofala, o Primeiro Secretário da Frelimo, em Sofala, Herinques Bongece, está a efectuar uma digressão por alguns distritos da região que fazem parte do Vale do Zambeze, nomeadamente Gorongosa, Marromeu e Cheringoma.

Segundo as previsões, cada distrito de Sofala será representado por uma média de duas mil pessoas, sendo que as condições logísticas foram confiadas às respectivas autoridades administrativas.

Basicamente, pretende-se que o acto seja coroado de êxitos. Onde foram acauteladas todas as condições de segurança e os governos da Zambézia e Sofala reúnem-se nesta sexta-feira para acertar os últimos detalhes da cerimónia.

Trata-se, segundo Bongece, de um dos melhores programas implementados pelo Governo da Frelimo neste mandato que decorreu num momento recorde de trinta e seis meses previstos no projecto sem que se registasse qualquer constrangimento de grande monta.

Esta obra foi erguida na base de uma tecnologia de ponta, a nível da África. A ponte sobre o Zambeze é a segunda maior infra-estrutura hidráulica a nível do país depois da de Ilha de Moçambique, tem uma extensão de 4900 metros, sendo 710 no leito, 1666 no viaduto e os restantes de acesso. Conta também com duas faixas de rodagem e está já iluminada, decorrendo os últimos preparativos da construção de duas básculas nas margens de Chimuara e Caia.

* Horácio João

No comments: