Wednesday 22 July 2009

LAM aumenta frequência de voos


Painel que anunciou a aquisição de dois novos aviões pela LAM


O NÚMERO de voos domésticos e internacionais efectuados pelas Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) vai subir a partir do próximo mês no quadro da aquisição de dois aviões (E-Jet) “Embraer 190” com capacidade para 93 passageiros.
Maputo, Quarta-Feira, 22 de Julho de 2009:: Notícias


Os dois aviões vêm reforçar a frota da empresa composta por três 737-200, dois Q400 Bombardier e dois Embraeres, estes últimos que operam desde Abril último.

O anúncio público deste reforço foi feito pela empresa ontem à Imprensa, na cidade de Maputo, numa cerimónia que contou com a presença dos funcionários da Embraer, empresa brasileira que fabrica aquelas aeronaves.

De acordo com o Director Comercial da LAM, Adérito Macaba o primeiro E-Jet chega no dia 8 de Agosto, será apresentado ao público no dia 10 devendo operar a partir do dia 15 do mesmo mês.

A segunda aeronave é esperada na primeira quinzena de Setembro devendo iniciar com a actividade no mesmo intervalo de tempo, o que irá elevar a presença da empresa no mercado.

Com os dois aviões a empresa LAM espera responder às exigências dos clientes, nomeadamente no que diz respeito ao número de voos diários aos vários destinos. Tudo porque estes aviões têm menos lugares relativamente aos Boing 737-200, o que constitui uma mais valia na medida em que não há o risco de fazerem voos sem a lotação completa.

Por outro lado, os E-Jet foram comprados no quadro de um financiamento que a empresa obteve na banca e irão reduzir os custos operacionais porque consomem até 30 por cento menos em combustível comparativamente aos 737-200.

A título de exemplo, Macaba disse que a empresa gasta seis mil dólares norte-americanos por cada hora de voo, cifra que vai baixar pois os aviões estão em óptimo estado de conservação além de que a manutenção vai exigir menos pessoal.

Um avião com aquelas características custa cerca de 35 milhões de dólares norte-americanos e a empresa possui 100 milhões de dólares para investir com vista à prestação de melhores serviços.

No comments: