Wednesday 1 July 2009

Município não paga as facturas de consumo




Águas de Moçambique cortam água ao Jardim Tunduro

Maputo (Canal de Moçambique) - Devido à divida contraída pelo Município de Maputo com a empresa «Águas de Moçambique» a empresa cortou o fornecimento ao Jardim Tunduro. A solução encontrada pela Direcção dos Jardins e Parques é obrigar os trabalhadores daquele recinto a efectuar a rega da relva e plantas com base em regadores de mão.
A nossa reportagem tomou conhecimento da situação, e foi ao Jardim para testemunhar o que nos havia sido informado. “Depois das denúncias que efectuamos sobre as condições de trabalho deplorantes neste recinto que caracterizam pela falta de meios de trabalho, agora o nosso director foi comprar bidões para irrigarmos as plantas na parte seca do Jardim”, disse-nos um do jardineiro do Tunduro que pediu anonimato.
A mesma fonte contou que o Director de Parques e Jardins no Município não gostou de os trabalhadores terem contactado a imprensa para abordarem os problemas daquele recinto.
“Somos oito trabalhadores que devemos fazer isto desde a principal rua do jardim até ao portão em frente da Rádio Moçambique. Temos que molhar, com regadores, todo este espaço caracterizado por terra seca. São cerca de cinco hectares”, disse a fonte. O mesmo jardineiro revelou-nos ainda que os trabalhadores tornaram-se autênticos escravos dado que António Rodrigues dos Santos Júnior, director, tem regularmente fiscalizado a irrigação das plantas naquelas condições.
A reportagem do «Canal» visitou locais visados por este tipo de rega manual que é uma autêntica escravatura para além de se duvidar da sua eficiência para a manutenção do histórico jardim da capital moçambicana. Não haverá alguém que possa por termo ao que ali se passa e possa simultaneamente salvar o jardim Tunduro?

(Alexandre Luís)



2009-07-01 05:30:00

No comments: