Wednesday 15 July 2009

Jerzy Buzek novo presidente do Parlamento Europeu



Terça, 14 Julho 2009 14:51 lusa
Jerzy Buzek, Presidente do Parlamento Europeu
Jerzy Buzek tornou-se esta terça-feira o presidente do Parlamento Europeu.

O antigo primeiro-ministro polaco Jerzy Buzek, candidato do Partido Popular Europeu (PPE, conservador) também apoiado pelos socialistas e pelos liberais, tornou-se esta terça-feira o primeiro presidente do Parlamento Europeu originário de um país da Europa Central.

Uma das primeiras ambições deste político liberal de 69 anos é acabar com a divisão entre os antigos e os novos membros da União Europeia (UE).

"Antigamente, uma cortina de ferro separava os antigos e os novos. Hoje é menos visível, mas ainda existe esta divisão entre os novos (que aderiram depois de 2004) e os que estão há mais tempo na UE", declarou numa entrevista à imprensa polaca divulgada no dia da eleição para a chefia do Parlamento Europeu.

"Desejavamos que esta divisão desaparecesse. E ela desaparecerá", assegurou.

Jerzy Buzek "agrada muito aos alemães que apreciam o seu sentido do compromisso, às vezes exagerado", considerou Boguslaw Sonik, um eurodeputado polaco do PPE.

Quando Jerzy Buzek, um universitário pouco conhecido do grande público, se tornou primeiro-ministro em 1997 após a vitória eleitoral do Solidariedade muitos encararam-no como uma marioneta nas mãos da direcção do sindicato.

Mas revelou-se capaz de conciliar as facções rivais do Solidariedade e manteve-se quatro anos no posto. Uma proeza que nenhum chefe de governo na Polónia tinha conseguido antes dele e desde a queda do comunismo em 1989.

Nas eleições europeias de 07 de Junho, foi Jerzy Buzek que bateu o recorde de popularidade entre os candidatos na Polónia.

Foi eleito eurodeputado nas listas da Plataforma Cívica (PO, centro-direita) do primeiro-ministro Donald Tusk, graças ao apoio recorde de 393.117 eleitores.

Nascido em 1940 em Smilowice, uma pequena aldeia situada actualmente na República Checa, este protestante tem a reputação de ser um viciado em trabalho.

"Buzek é sempre o último a sair do seu gabinete. Raramente antes da meia-noite. Ele está entre os eurodeputados mais activos", contou Sonik.

Depois da guerra, a sua família instalou-se em Chorzow na Silésia (sul da Polónia) onde estudou química na Escola Politécnica de Gliwice. Ficará ligado a esta região onde trabalhará como investigador e professor.

Entre 1970 e 1971, fez um estágio universitário em Cambridge, no Reino Unido, que lhe dá um bom conhecimento da língua inglesa. Também fala bem alemão e russo.

Após a criação em 1980 do sindicato de Lech Walesa, Jerzy Buzek foi co-fundador de uma secção do Solidariedade no Instituto de Engenharia Química da Silésia.

Depois entrou nas estruturas regionais e nacionais do sindicato. Os seus talentos políticos foram visíveis durante o primeiro Congresso Nacional do Solidariedade em 1981, ao qual presidiu com grande habilidade.

Com a proclamação da lei marcial pelo general Wojciech Jaruzelski a 13 de Dezembro de 1981, organizou as estruturas clandestinas do Solidariedade na Silésia, sob o pseudónimo de "Karol".

Buzek gosta de ténis e de descidas em caiaque, costumando passar as férias em Mazurie, a região dos lagos no norte da Polónia.

No comments: