Friday 24 July 2009

Honduras: Arias joga nova cartada

O PRESIDENTE da Costa Rica, Oscar Arias, apresentou, quarta-feira, um derradeiro plano para superar a crise nas Honduras, prevendo o regresso do Presidente deposto a Tegucigalpa e a constituição de um Governo de reconciliação nacional.

No chamado “Acordo de São José”, elaborado por Oscar Arias em onze pontos, o regresso de Manuel Zelaya, a constituição de um Governo de reconciliação e uma amnistia generalizada constam como os tópicos mais salientes.

Arias advertiu que se este plano for rejeitado, as partes desavindas das Honduras deverão dirigir-se à Organização dos Estados Americanos e solicitar a indicação de outro mediador.

O Presidente costa-riquenho considera que cumpriu o seu trabalho, embora se tenha mostrado aberto a ouvir novas ideias, tendo a esperança que as delegações que representam Manuel Zelaya e Roberto Micheletti - o presidente instalado pelo golpe militar, não reconhecido por qualquer país ou organização - assinem o documento.

A não acontecer o acordo e a manter-se o “Governo de facto” nas Honduras, Arias receia que o país venha a transformar-se “numa Albânia ou numa Coreia do Norte da América Central”, ficando isolado, sem apoio internacional, nem cooperação.

Entretanto, Zelaya informou ontem que viajará ao norte da Nicarágua nesta quinta-feira e que estará hoje na fronteira com o seu país, mas não disse se entrará em território hondurenho.

Numa breve conferência de Imprensa concedida na embaixada das Honduras em Manágua, Zelaya disse que tinha começado a conversar com os presidentes da América Central sobre a crise no seu país, mas não quis revelar o resultado dos primeiros contactos com os líderes da região.

O chefe de Estado deposto limitou-se a dizer que sugeriu a convocação do Sistema de Integração Centro-Americana (SICA), da Organização dos Estados Americanos (OEA) e das Nações Unidas.
Maputo, Sexta-Feira, 24 de Julho de 2009:: Notícias

1 comment:

Anonymous said...

Nao me recordo de ter posto o meu nome nesta lista. Favor retira lo.Zainadine Jamaldine