UM seminário sobre o papel da Igreja Católica na Luta de Libertação Nacional do colonialismo português em homenagem ao Monsenhor Domingos Ferrão teve lugar no fim-de-semana nas instalações da Delegação da Universidade Católica de Moçambique, em Tete.
O encontro, orientado pelo Bispo Dom Mandlate, que marcou igualmente a sua despedida com o público de Tete para a sua reforma, contou com a presença dos membros da Comissão Política da Frelimo, Eduardo Mulémbwè, Mariano Matsinhe e alguns deputados da Assembleia da República.
Na ocasião, Mulémbwè falou sobre o papel que a Igreja Católica desempenha no protagonismo para a liberdade de pessoas no país e a sua contribuição junto ao Governo moçambicano, para a valorização do tecido social humano.
Por seu turno, Dom Paulo Mandlate afirmou que o Padre Domingos Ferrão, vulgarmente conhecido por «baba» pelas comunidades da cidade de Tete, notabilizou-se pela luta anti-fascista colonial, tendo denunciado a nível internacional os massacres de Wiriamu e Joawu, perpetrados pelo regime colonial em 1972.
«Antes o padre Domingos Ferrão havia sido preso pela PIDE-DGS, tendo permanecido na cadeia política de Tete e da Machava em Maputo. Ainda nos calabouços, o Padre Ferrão enviou muitos jovens para a Frente de Libertação de Moçambique, FRELIMO. Em suma, o padre Domingos Ferrão sempre se manteve fiel ao sacerdócio» - palavras do Dom Paulo Mandlate, bispo católico aposentado em Tete.
Maputo, Terça-Feira, 7 de Julho de 2009. Notícias
Watch: Trump's inauguration day so far... in 52 seconds
-
Donald Trump will soon be sworn in as the 47th President of the United
States.
23 minutes ago
No comments:
Post a Comment