O PROCESSO de eleições dos 250 candidatos da Frelimo a deputados da Assembleia da República, terminou à escala nacional, com excepção do círculo eleitoral de Sofala onde o processo ocorrerá no final de semana.
Maputo, Terça-Feira, 7 de Julho de 2009:: Notícias
Em Gaza, o actual deputado e secretário para aérea de Mobilização e Propaganda, Edson Macuácua, foi o concorrente que arrecadou mais votos nas eleições internas ocorridas domingo passado, na cidade do Xai-Xai.
A surpresa foi a não revalidação do mandato como efectivo de Francisco Brás Mulhanga, até então cabeça de lista por aquele círculo eleitoral.
Na lista da continuidade não foram reconduzidos nesta votação Adelina Rosa, e o jovem empresário Manuel Vuma.
Sabina Nhaca, presidente da Associação dos Médicos Tradicionais de Gaza (AMETRAMO) , regressa ao Parlamento, depois de ter feito parte deste órgão na primeira legislatura em 2004, enquanto que Juvenália Muthemba, irmã de Josina Machel, conseguiu entrar como candidata à Assembleia da República, ao concorrer pela lista feminina de antigas combatentes da luta de libertação nacional.
MANUEL TOMÉ E TAIPO NA CONTINUIDADE EM NAMPULA
Maputo, Terça-Feira, 7 de Julho de 2009:: Notícias
Enquanto isso o escrutínio interno da Frelimo, em Nampula, foi descrito como tendo sido renhido, num processo que se arrastou desde domingo até a madrugada de segunda-feira, e em que se recorreu a uma segunda volta para o apuramento de quatro das 36 concorrentes na lista de renovação pelas mulheres.
Na lista geral pela continuidade com um total de 29 concorrentes “passaram” na corrida para assentos na AR 19 candidatos, sendo de destacar figuras como Manuel Tomé, Alfredo Gamito, Eduardo Nihia, Abdul Razak, Luciano de Castro, Lucinda Malema e Helena Taipo.
A fase mais interessante do processo verificou-se na lista de renovação de mulheres com um total de 36 candidatas a deputadas, das quais foram eleitas quatro. Foram necessárias duas voltas para o apuramento definitivo.
O membro da Comissão Política do partido no poder, Manuel Tomé, apelou aos seus pares para continuarem a trabalhar para elevar a imagem do partido e a mobilizarem os eleitores a afluírem às urnas em 28 de Outubro.
ELISEU MACHAVA RETIRA-SE E PAJUME FICOU DE FORA
Maputo, Terça-Feira, 7 de Julho de 2009:: Notícias
O processo de eleições internas da Frelimo em Cabo Delgado trouxe algumas novidades e surpresas. O governador provincial, Eliseu Machava e o primeiro-secretário do partido, Virgilio Mateus, não concorreram para a eleição de candidatos a deputados, por terem, à última hora, retirado as suas candidaturas.
Outrossim, Catarina Pajume, actual vice-ministra da Agricultura ficou de fora na lista de renovação-mulheres, tendo obtido apenas três votos dos 84 membros do Comité Provincial, enquanto que José Mateus Kathupa, porta-voz da Comissão Permanente da AR e chefe do grupo parlamentar da Frelimo, pelo círculo de Cabo Delgado, posicionou-se no décimo quinto lugar de uma lista de 21 candidatos.
Por outro lado, o porta-voz da bancada da Frelimo na Assembleia da República, Feliciano Mata, que concorria para a renovação viu o seu nome a ser preterido por 23 votantes, o equivalente a 27.71 por cento. Assim, Mata foi remetido para a sexta posição da lista dos suplentes, onde figuram também os nomes dos deputados Lúcia Namashulua, Kapwepwe Chai e Aiuba Megama.
Deste modo, a lista da Frelimo comporta, por ordem de posicionamento pontual, Severina Banze, David Machambuco, Miguel Anlaue, Valéria Mitelela, Filomena Nachaque, Alberto Nankuta, Alberto Chimulate, Afonso Bombeni, Ernesto Cassimuca Lipapa, Julieta Chaúme, Maria Bachir, Muanassa Abubacar, Tiago Horácio Simba, Sefo Sende,
José Mateus Kathupa, Alafo Abdala, Julião Caixote, Eugénio Âmido, Lurdes Daniel Montanha, Muanarera Abdala e Bendita Ntchumali.
Como suplentes estão Leopoldina Gabriel, Lúcia Namashulua, Ramulate Mamudo Iragi, Kapwepwe Chai, Mónica Patricio, Feliciano Mata, Mapewa Amaral, Atanásio Rashid, André Chiquilele, Aiúba Megama, Laura Amadeu e Fernando Natal.
“E o nosso grande objectivo imediato resume-se na ocupação de todos os 23 assentos reservados à província de Cabo Delgado, na presença do maior número possível dos nossos camaradas nos assentos da Assembleia Provincial, mas mais do que tudo isso, em fazer com que o camarada Armando Emílio Guebuza continue à frente dos destinos do povo moçambicano” sublinhou, para depois louvar a atitude daqueles que retiraram as suas candidaturas em nome da coesão no seio do partido e como sinal que qualificou de maturidade e responsabilidade políticas.
SÉRGIO VIEIRA E MUANATATA CAÍRAM FORA DA “CORRIDA”
Maputo, Terça-Feira, 7 de Julho de 2009:: Notícias
Algumas das surpresas ocorridas nas eleições internas da Frelimo em Tete, com 19 mandatos em disputa, são o facto do governador provincial, Idelfonso Muanatata e o coronel na reserva, Sérgio Vieira, não conseguiram arrecadar votos suficientes para prosseguirem a “corrida” a deputados do Parlamento.Enquanto isso, Açucena Duarte figura como o segundo nome da lista dos suplentes, enquanto que Tomás Mandlate, ex-governador provincial de Tete, conseguiu angariar a simpatia dos votantes e passou na lista da renovação.
Na lista das mulheres – continuidade, destacam-se os nomes de Joana Vasco, Marta Salinda, Ana Dimitre, Micaela Rodolfo e Ana Maria Rafael, enquanto que Castro Qualquer Temanssaca e Azevedo Mocobora figuram na lista da continuidade homens.
'Lucky' escape as fighter jet part lands in field
-
One Haisthorpe resident described hearing a loud "thud" as the part hit the
ground.
31 minutes ago
No comments:
Post a Comment